A torre do Amor, Eloisa James

Quando Gowan, o magnĂ­fico duque de Kinross, decide se casar, seu plano Ă© escolher uma jovem adequada e negociar o noivado com o pai dela. Ao conhecer Edie no baile de apresentaĂ§Ă£o dela Ă  sociedade, ele acredita que, alĂ©m de linda, ela tambĂ©m seja a dama serena que ele procura e imediatamente pede sua mĂ£o.
Na verdade, o temperamento de Edie Ă© o oposto da serenidade. No baile, ela estava com uma febre tĂ£o alta que mal falou e nĂ£o conseguiu prestar atenĂ§Ă£o em nada, nem mesmo no famoso duque de Kinross. Ao saber que seu pai aceitou o pedido do duque, ela entra em pĂ¢nico. E quando a noite de nĂºpcias nĂ£o Ă© tudo o que podia ser...
Mas a incapacidade de Edie de continuar escondendo seus sentimentos faz com que o casamento deles se desintegre e com que ela se recolha Ă  torre do castelo, trancando Gowan do lado de fora.
Agora o poderoso duque estĂ¡ diante do maior desafio de sua vida. Nem a ordem nem a razĂ£o funcionam com sua geniosa esposa. Como ele conseguirĂ¡ convencĂª-la a lhe entregar as chaves nĂ£o sĂ³ da torre, mas tambĂ©m do prĂ³prio coraĂ§Ă£o?
A Torre do Amor
Contos de Fadas #4
Ano: 2018 
PĂ¡ginas: 352
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Arqueiro

“ Foi o tipo de momento que separa o passado do presente e que transforma o futuro para sempre.”

Gowan estĂ¡ decidido, por diversos motivos, a se casar e precisa da esposa ideal para seus objetivos. Ao encontrar a doce e etĂ©rea Edie num baile, ele pensa ter encontrado um verdadeiro tesouro. A garota transpira suavidade e dança como se flutuasse. É ela, a esposa para ele, sem sombra de dĂºvida.

“Gowan nĂ£o era tolo. Reconhecia que a vida lhe entregara um fato consumado. Tudo em Edith era requintado: o silĂªncio tranquilo, a serenidade, o rosto encantador, o jeito de dançar com se os pĂ©s mal tocassem o chĂ£o.”


Edie nĂ£o estĂ¡ muito consciente do que fez na noite do baile em que conheceu o duque de Kinross, sĂ³ sabe que agora estĂ¡ prometida a ele. Ela Ă© uma violoncelista de talento e estĂ¡ preocupada com as expectativas do futuro marido, principalmente em relaĂ§Ă£o a aceitar seus ensaios e resolve escrever-lhe uma carta onde esclarece quais sĂ£o seus anseios.

Ele recebe a carta e se diverte com as solicitações, respondendo prontamente Ă  noiva relatando o que ela deseja saber. Edie mostra a carta a sua madrasta Layla que traduz algumas simbologias para a garota gerando, em minha opiniĂ£o, diĂ¡logos hilĂ¡rios entre ambas. JĂ¡ o pai de Layla nĂ£o gosta muito da imagem que começa a montar do duque e começa a questionar sua escolha para genro.

Edie e Gowan estĂ£o ansiosos pelo reencontro que ocorrerĂ¡ num casamento para o qual ambos foram convidados depois da troca de cartas. Aqui, nĂ³s, leitores e fĂ£s de romance de Ă©poca, nos deparamos com o enlace de um casal de Julia Quinn, Honoria e Marcus Holroyd, do livro Simplesmente o ParaĂ­so.


No momento em que seus olhares se encontram, eles sabem que fizeram a escolha certa. Edie fica encantada mais ainda ao ver o escocĂªs, pois, apesar de jĂ¡ ter dançado com ele, lembra vagamente de seu rosto e ver um homem musculoso e de porte austero vestido de kilt vir em sua direĂ§Ă£o de forma decidida acelera as batidas de seu coraĂ§Ă£o.

“ Era o rosto de um guerreiro, com um queixo marcante, de traços rudes, nada delicado. Por outro lado, os olhos eram impressionantes. NĂ£o havia emoĂ§Ă£o educada neles: apenas possessividade ardente.”

É aqui que senhorinhas inocentes como eu encontramos uma verdadeira explosĂ£o de sensualidade e romantismo com referĂªncias a Romeu e Julieta em cenas recheadas de delicadeza, seduĂ§Ă£o e paixĂ£o. 

Pausa estratĂ©gica para dizer que uma certa cena deste encontro... Oh senhor! Que foi aquilo, minha nossa senhora das mulheres apaixonadas??? Foi uma cenas mais gostosas de ler e reconstruir na mente... Arrepios, Myl. HĂ¡ tempos nĂ£o lia nada assim, uma mistura de erudito com simplicidade. 

PorĂ©m nem tudo Ă© fogo e paixĂ£o, o casal depois do casamento nĂ£o consegue se entrosar na cama e isso deixa Edie extremamente preocupada com seus encontros amorosos com o duque acabando por esconder seus temores e nĂ£o dialogar com o marido.


Narrado em terceira pessoa, a histĂ³ria trouxe a voga uma questĂ£o muito pouco colocada em livros de romance de Ă©poca: a virgindade de ambos os personagens e suas descobertas em relaĂ§Ă£o ao prĂ³prio corpo. O que, diga-se de passagem, Eloisa James fez com maestria e cuidado. Amei o fato dele nĂ£o ser mais um mulherengo cafajeste e que eles precisaram perceber o que provocava sensações e prazer.

Mas a escritora inovou nĂ£o sĂ³ neste quesito como tambĂ©m criou uma conexĂ£o com outro casal da trama: Layla e o conde de Gilchrist, pai de Edie. 

Layla gosta muito de Edie e a trata como a filha que nĂ£o teve, porĂ©m Ă© uma mulher infeliz no casamento e acaba flertando com vĂ¡rios homens que lhe dĂ£o a atenĂ§Ă£o que o marido nĂ£o dĂ¡. O pai de Edie, por sua vez, ajuda no comportamento da mulher com sua excessiva frieza e racionalidade. O que deixa Edie preocupada em ter um casamento igual.


EntĂ£o acabei me vendo envolvida e torcendo por dois casais com problemas aparentemente diferentes mas que, a meu ver, envolviam a transparĂªncia e o diĂ¡logo aberto na intimidade do relacionamento.

NĂ£o posso esquecer de falar da irmĂ£ de Gowan, Susannah que rouba a cena sempre que aparece.


Amei muito a trama que, desta vez, nĂ£o se perdeu na resoluĂ§Ă£o final, sĂ³ cometendo duas pequenas falhas: uma com o pai de Edie, que fez o sujo reclamando do mal lavado e outra de uma atitude extremamente ingrata do mordomo de Gowan jĂ¡ perto do final do livro, bem desnecessĂ¡riaaaa mesmo.

A capa acompanha o padrĂ£o lindo da sĂ©rie e conversou mais com a histĂ³ria do livro do que as anteriores. Eloisa James manteve sua escrita forte e carregada de estereĂ³tipos trazendo elementos de Shakespeare e da Rapunzel alĂ©m de uma boa dose de humor. 

Como sempre as observações finais trazem novas cores Ă  histĂ³ria enriquecendo o enredo e a releitura. Sem falar nas mĂºsicas escolhidas que prontamente coloquei para ouvir enquanto lia e viajei para as terras escocesas com este casal fofo.

Beijos, Myl


16 comentĂ¡rios

  1. Eloisa tem sido muito feliz em recriar os contos de fadas assim, com leveza e doçura!
    A cada novo trabalho lançado, fico boba com a beleza das capas e com o enredo, sempre inovador!
    Adorei saber sobre esse quesito virgindade, ainda mais quando traz ambos os personagens e estas descobertas sendo descobertas juntos.
    E mais uma vez, a autora conseguiu incluir todos os personagens dentro da histĂ³ria, mostrando mais uma vez que vem muita coisa boa ainda!!!
    Com certeza, espero ler!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Mylena,
    TĂ¡ todo mundo comentando sobre esse livro! SOS E todo mundo sĂ³ elogia ele. JĂ¡ quero comprar toda essa sĂ©rie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de romance de Ă©poca com pitada de histĂ³rico vai amar a sĂ©rie.

      Excluir
  3. Oi My, que resenha linda, adquiri hoje essa belezinha e tĂ´ com boas expectativas pra essa leitura. Eu conheço e gosto muito da escrita da Eloisa e amei saber que ela fez uma cena com participaĂ§Ă£o de personagens de outra autora que amo, a JĂºlia. Essa uniĂ£o deve ser maravilhosa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa....Adorei saber que comprou ele...Leia correndo para me contar se gostou.

      Excluir
  4. Uma dĂºvida: Ă© possĂ­vel ler os livros independentemente? Porque nĂ£o tenho vontade de ler os anteriores, mas fiquei toda derretida com esse.
    Amei sua resenha e a forma divertida que retratou esse livro que parece ser lindoooo. JĂ¡ fiquei caidinha pelo Gowan <3 (no momento estou pensando nele sendo Sam Heughan - ator que faz Jamie Fraser em Outlander).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha....pensei nesse ator tb...Pode ler sĂ³ ele sim, os livros da sĂ©rie sĂ£o totalmente independentes....

      Excluir
  5. NĂ£o conhecia ainda essa autora, mas quando vi os outros livros deduzi logo que eram baseados nos contos de fadas... Nunca tinha visto nada parecido. Bem interessante!
    Adorei a resenha, beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Mylena,
    Desde que o primeiro livro da sĂ©rie foi lançado, eu me encantei, e agora, posso dizer que essa foi a histĂ³ria que mais me conquistou, sĂ©rio, adorei a mocinha rebelde na torre kkkk
    Sem dĂºvidas o duque desperta um pouco de raiva pela atitude, mesmo sendo criado assim, que bom que Edie vai conseguir amolecer o coraĂ§Ă£o dele.
    Quero comprar todos, sempre amei contos de fadas, e essas releituras estĂ£o lindas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, VitĂ³ria...Da sĂ©rie esse Ă© meu preferido, o casal conquista a gente desde as primeiras pĂ¡ginas....beijinhos

      Excluir
  7. MY!
    Adoro releituras de contos de fadas e achei bem interessante esse ser da Rapunzel.
    Como nĂ£o li nenhum dos livros da sĂ©rie ainda, nem posso comparar, mas se ficou no vĂ¡cuo no anterior e esse foi o mais amor, Ă© porque Ă© bom, nĂ©?
    Que inocĂªncia das criaturas em relaĂ§Ă£o ao sexo...
    Boa semaninha!
    “Felizes sĂ£o os que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudarĂ¡ quando estiverem em dificuldades.” (BĂ­blia)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi My.
    Li apenas um livro da autora, Um beijo Ă  meia-noite, e nĂ£o gostei muito. NĂ£o gostei dos personagens. Simplesmente nĂ£o me cativaram.
    Desde entĂ£o, nĂ£o li mais nada da autora. AtĂ© fiquei curiosa para saber mais sobre esse compromisso acordado por cartas. Achei fofo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que essa escritora as vezes se perde na resoluĂ§Ă£o, mas nesse ela nĂ£o falhou em nada...se arrisque!

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!