Vox, Christina Dalcher

Uma distopia atual, próxima dos dias de hoje, sobre empoderamento e luta feminina.
O SILÊNCIO PODE SER ENSURDECEDOR #100PALAVRAS
O governo decreta que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. A Dra. Jean McClellan está em negação. Ela não acredita que isso esteja acontecendo de verdade.
Esse é só o começo...
Em pouco tempo, as mulheres também são impedidas de trabalhar e os professores não ensinam mais as meninas a ler e escrever. Antes, cada pessoa falava em média 16 mil palavras por dia, mas agora as mulheres só têm 100 palavras para se fazer ouvir.
...mas não é o fim.
Lutando por si mesma, sua filha e todas as mulheres silenciadas, Jean vai reivindicar sua voz.
Vox
Vox #1
Ano: 2018 
Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Arqueiro


Já pensou como seria sua vida se lhe tirassem o direito de falar? Um país controlado por homens loucos e arcaicos? Essa é a realidade de Jean McClellan, uma ex-doutora em neurolinguística, que teve sua profissão e sua pesquisa interrompidas por um governo opressor.

Quando Sam Myers assumiu a presidência, eram de se esperar as catástrofes que surgiriam. Apoiado por um reverendo famoso e que tinha como base dos seus discursos a formação da “família tradicional”, os Estados Unidos se viram novamente em 1800.

Todas as mulheres perderam seus trabalhos, seus documentos lhe foram tomados e o pior de todos os castigos: suas palavras foram limitadas a cem por dia. Ultrapassado esse limite (registrado por um tipo de relógio de pulso) as mulheres recebiam cargas elétricas perigosas, então, a única alternativa era se calar.

Jean só possui uma preocupação: como a sua filha Sonia, de apenas cinco anos, consegue encarar todo esse silêncio e como será o seu futuro se as coisas continuarem desse jeito. Só existem dois futuros para as mulheres: a completa submissão ao seu marido ou o ramo da prostituição para homens solteiros e perversos, e nenhuma dessas duas opções parecem propor uma vida melhor.


Mas algo está acontecendo. Uma organização secreta está agindo nas sombras e Jean vê a oportunidade de usar isso ao seu favor quando o irmão do presidente sofre um acidente e Jean, junto com seus antigos parceiros de equipe científica, Lorenzo e Lin, são os únicos capazes de salvá-lo. Sua pesquisa sobre a afasia de Wernicke finalmente se completará, mas antes ela precisa salvar a todas as mulheres.

Não há dúvidas que essa história tem tudo para ser incrível. Um cenário político tão atual, a discriminação contra a figura feminina, o preconceito contra as feministas, todos esses pontos são muito bem colocados na história. Nós vemos uma enorme semelhança ao nosso governo, a utilização da fé religiosa para manipulação de votos é bem evidente e a intolerância às minorias é gritante.

A autora nos deu um pacote completo para refletir sobre nossos pensamentos e ações, perceber que as mulheres possuem uma influência e importância muito grande na nossa sociedade e tirar o seu direito de voz não torna os homens melhores que ninguém.

Alguns momentos do livro me deixaram tão boquiaberto que a vontade de aplaudir a autora era enorme, porém, algumas cenas me davam nos nervos. Um exemplo enorme e que todos que leram perceberam é a construção dos momentos finais do livro, faltando apenas 50 páginas para acabar, o desfecho acontece tão rápido e sem sentido que tive que reler para ter certeza do que estava acontecendo. Resultado: decepção.

Isso não tira o fato de que Vox é uma leitura muito importante, principalmente para nós, eleitores. Saber em quem votar e ter noção das consequências é de extrema importância e não se levar por assuntos que fujam da politica interfiram na sua decisão é mais importante ainda, então, leitores, não sejam alienados!



2 comentários

  1. Sempre vejo comentários desse livro e esse mesmo ponto do desfecho é falado, uma pena que a autora correu com algo que daria o toque essencial para a história :/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, este livro será uma das minhas próximas leituras(só estou esperando chegar meu exemplar)
    Vox foi com certeza uma das grandes surpresas neste ano que terminou. Trouxe não só este lado da mulher sendo podada, mas também trouxe personagens muito bem fundamentadas e com isso, um roteiro único!
    Lerei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!