Clube dos Contrários, Sílvia Zatz

"Por que a gente tem sempre que fazer as coisas do jeito que os adultos querem?
Como essa pergunta perseguia Juca para todo lado, ele um dia resolveu procurar a resposta na prática: faria tudo diferente, trocado, alterado ou invertido. Fundou até o Clube dos Contrários, onde só era chamado de Caju..."
O Clube dos Contrários
Sílvia Zatz
Ano: 1999 
Páginas: 82
Idioma: português
Editora: Companhia das Letrinhas 


" Quando a gente toma uma decisão é melhor começar logo, senão a gente sempre pode mudar de ideia."

Com ilustrações de Suppa, Silvía Zatz conta a divertida e invertida história de Juca. 

Juca é como toda criança: aproveita toda oportunidade para criar um mundo próprio de fantasia e alegria. Numa dessas farras infantis, ele acaba usando a cadeira da mãe de várias formas que não eram para sentar gerando a frase que inicia sua rebeldia.

" Pela última vez, filho. Cadeira é para sentar e pronto. Será que é tão difícil entender?."

Disposto a provar que os adultos são autoritários e arbitrários, Juca decide fazer tudo que os adultos impõem a ele ao contrário, então todas as regras da mãe acabam sendo feitas como ele bem entende ser o certo.

Ao chegar à escola, conta a novidade a seus amigos e acaba conseguindo adesões e novas ideias de coisas a serem feitas ao contrário do que ditavam os adultos. 
Aos poucos, mais crianças provam estar dispostas a fazer tudo ao contrário, seja usar roupa de baixo por cima da roupa, seja dormir no chão e não na cama, até chegar ao ponto de criarem uma linguagem própria toda ao contrário. O sucesso do grupo é tão grande que acabam adotando um nome: Clube dos Contrários. Qual não foi a surpresa deles ao descobrir que em outro local existia o Clube do Inversos onde encontraram mais desafios a serem ultrapassados.

Cada um dava uma ideia e cada semana tinha uma novidade mais ousada até que chegar num ponto limite que nem eles mais se entendiam e tudo ficou complicado e tedioso.

Sílvia Zatz desenrola esta história de forma suave e cria uma trama divertida e interessante para mostrar bem essa fase em que as crianças adoram desafiar o limite dos adultos e questionar sobre tudo.

Beijos, Myl.

14 comentários

  1. Adorei a foto e mais ainda o livro!!

    Parece ser bem legal, bem divertido
    Já quero ler

    ResponderExcluir
  2. My, que coisa boa ver livros infantis por aqui! Eu adoro! Leio muito por causa da profissão e porque gosto também. No livro infantil ilustrado as imagens muitas vezes são tão importantes quanto a história em si e eu amo as lustrações da Suppa. Além de listradora ela também é autora e a parceria dela com a Sílvia deu super certo. Amei, viu? Besitos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, il...Que bom ter você por aqui...Eu amo livro infantis demais principalmente a parte das ilustrações Hehehe.

      Excluir
  3. Gosto demais de enredos assim, rs que trazem crianças versus adultos! Sempre são enredos leves, descontraídos e por vezes, engraçados!
    A capa é uma fofura e se tiver oportunidade, quero sim, conferir!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Livros infantis são um encanto, né?
    Gosto das ilustrações e das mensagens.
    Esse livro parece ser muito legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não acreditooooo, sempre quis conversar com alguém sobre esse livro e ninguém nunca tinha ouvido falar aí vc me faz essa surpresa *----*
    Lembro que quando li, ainda não era fã de livros, li porque fiquei curiosa e era curto (preguiçosa) e adorei a leitura. Achei uma graça!! É muito fofo né?!

    ResponderExcluir
  6. My!
    Que fofura esse livro.
    Gosto quando uma autora infantil traz um livro que desperta a atenção dos pequenos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por livrinhos assim. Curtos, simples e nostálgicos!

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!