Queer, William Burroughs

"Embora tenha sido escrito em 1952, Queer sĂ³ veio a pĂºblico mais de trĂªs dĂ©cadas depois por conta de sua explĂ­cita temĂ¡tica homossexual. Ambientado na Cidade do MĂ©xico do inĂ­cio dos anos 1950, o romance acompanha William Lee — alter ego de William Burroughs e protagonista dos livros Junky e Almoço nu — durante uma crise de abstinĂªncia de drogas, que ele tenta superar com Ă¡lcool e com uma paixĂ£o obsessiva pelo ambĂ­guo e indiferente Eugene Allerton. Juntos, os dois partem para a AmĂ©rica Latina em busca da ayahuasca, a nova droga do momento. A atmosfera frenĂ©tica e o ritmo alucinado marcam a narrativa e os monĂ³logos do protagonista, antecipando o estilo visceral que estaria presente em toda a produĂ§Ă£o literĂ¡ria de Burroughs. Este volume ainda conta com a introduĂ§Ă£o do autor Ă  primeira ediĂ§Ă£o do livro, de 1985."
Queer
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 144
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Companhia das Letras


Esqueçam tudo que vocĂªs leram em Almoço nu, pois Willian Burroughs novamente nos dĂ¡ uma rasteira! Queer possui uma linguagem bem leve comparada ao livro anterior, e pareceu um banho de Ă¡gua gelada apĂ³s a fornalha Almoço nu.

Em Queer, nosso protagonista Willian Lee estĂ¡ sobrevivendo a uma abstinĂªncia de drogas, se jogando nos braços do Ă¡lcool (sai do pior para o menos pior). Sua vida se resume a pubs gays e admirar jovens que escondem a sua sexualidade, pois ser considerado “bicha” Ă© a maior das vergonhas, mas em suas privacidades, esses mesmos jovens levam seus prazeres ao extremo.

A chegada de Eugene Allerton no seu meio social vai gerar uma necessidade de ter a presença de Allerton. Lee o deseja mais que tudo e tentarĂ¡ mudar o comportamento fechado de Allerton para que eles tenham uma relaĂ§Ă£o recĂ­proca.
O livro trarĂ¡ o desafio de Lee em saber se Allerton realmente gosta do mesmo sexo e, ao mesmo tempo, tentar descobrir o que Allerton pensa sobre seu comportamento. NĂ³s podemos perceber uma relaĂ§Ă£o mĂºtua de interesse: Lee tentando obter uma noite com Allerton e Allerton aproveitando das ações de Lee para conseguir coisas com facilidade.

A aventura da histĂ³ria acontece quando Lee convida Allerton para uma viagem aos lados do Equador em busca de uma erva capaz de controlar o comportamento humano, droga que possivelmente era usada pela inteligĂªncia russa. Os dois viajarĂ£o pela AmĂ©rica Latina em busca da Ayahuasca e, ao mesmo tempo, buscando os limites da amizade entre eles.

Queer Ă© uma leitura bem envolvente e dramĂ¡tica, totalmente diferente do ritmo chocante de Almoço nu, e conhecer esse lado do Willian Lee foi uma surpresa e tanto. Lee continua nĂ£o tendo vergonha na cara e jĂ¡ o considero um dos meus personagens preferidos, pela sua sagacidade e seu jeito sacana de viver uma vida sem escrĂºpulos.

A ediĂ§Ă£o vem com uma capa sem muitos detalhes, mas com um rosa que chama a atenĂ§Ă£o de qualquer um. Gostei do nome do tĂ­tulo ser mantido em inglĂªs, pois a traduĂ§Ă£o nĂ£o iria conseguir ter tanto destaque quanto o original (VocĂª prefere “Queer” ou “bicha”?).


12 comentĂ¡rios

  1. Legal que o autor tenha essa capacidade de alternar entre algo pesado e leve; mas Ă© uma pena que tenha levado tanto tempo para ser publicado.
    Gosto muito de drama, entĂ£o essa histĂ³ria me chama mais atenĂ§Ă£o do que a anterior.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua caracterĂ­stica de alternar os niveis das suas histĂ³rias Ă© incrĂ­vel!

      Excluir
  2. Li a resenha de Almoço Nu hoje mesmo e se jĂ¡ tinha ficado super interessada em saber mais do autor, olha aĂ­ mais um super enredo!
    Essa "libertinagem" me agrada muito..rs e esse nĂ£o se esconder tambĂ©m.
    Acredito que o autor seja o tipo cru e eu? Amo muito tudo isso!
    Com certeza, quero poder conferir em mĂ£os os livros do autor!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Agora lendo a resenha desse livro fiquei com mais vontade de ler os livros
    Mas esse Queer me chamou muito mais a atenĂ§Ă£o, principalmente por ser um pouco mais dramĂ¡tico e mais leve

    ResponderExcluir
  4. Minho!
    Gosto quando um autor consegue diversificar a forma de escrever e nos apresenta obras diferenciadas.
    Prefiro o tĂ­tulo em inglĂªs.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito curiosa no autor desde saber um pouco sobre sua vida. Provavelmente eu começaria com Almoço Nu, pois adoro um choque na leitura kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro que comece por Junkie, vai gostar mais ainda!

      Excluir
  6. Burroughs dispensa apresentações e traz em sua escrita drama e crueza nas palavras. É um autor que tem muito a nos dizer e que bom que a sua obra esteja sendo resgatada e discutida. Amei!
    Ilmara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele Ă© incrĂ­vel, nĂ£o Ă©? Eu amo a sua escrita!

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!