Semana do autor: William Burroughs


William Seward Burroughs nasceu em St. Louis, Missouri (EUA), em cinco de fevereiro de 1914. Vindo de uma famĂ­lia com condições financeiras boas para a Ă©poca, Burroughs era o que chamamos hoje de desconstruĂ­do. 

Foi viciado em drogas durante boa parte de sua vida, e era homossexual, o que em sua Ă©poca era algo sujo e pecaminoso, mas esses preconceitos nĂ£o o derrubaram e desde sua ascensĂ£o na literatura ele Ă© considerado o “fora da lei”.

Em muitas de suas obras nĂ³s podemos perceber uma escrita avassaladora e que cutuca nossa zona de conforto. Ler seus livros requer uma mente aberta e receptiva, pois o que pode vir a frente vai lhe surpreender!
A inspiraĂ§Ă£o para as suas obras veio da sua rotina, das suas viagens e do ritmo que sua vida levava. Seu personagem mais famoso, o Willian Lee Ă© o alter-ego do prĂ³prio autor, e quem se surpreende com as situações em que Lee se encontra, fica surpreso ao descobrir que o autor, provavelmente, passou pelas mesmas experiĂªncias.

AlĂ©m desse estilo de vida perturbador, William tambĂ©m passou por situações complicadas. Em 1951, acidentalmente ele matou a sua mulher, tentando recriar a cena de um filme. Depois desse acontecimento fatĂ­dico, nasceu “Almoço nu” obra que chegou a ser proibido nos EUA por ser considerado um livro obsceno, mas depois de um tempo ele acabou sendo reconhecido como uma importante obra literĂ¡ria.

Para muitos, Burroughs nĂ£o passava de um viciado sem pudor, mas sua influĂªncia na literatura Ă© tĂ£o significativa que inspira jovens autores atĂ© hoje. Sem dĂºvidas, William Burroughs Ă© uma lenda!


12 comentĂ¡rios

  1. Eu nĂ£o conhecia esse William Burroughs, vou dar uma pesquisada sobre as obras desse homem
    Devem ser legais os livros dele

    ResponderExcluir
  2. Eu sĂ³ tinha visto o nome deste Ă­cone uma vez em um blog de literatura e olha que isso faz sĂ©culos!
    Que bacana trazer um nome assim, tĂ£o grande e ao mesmo tempo, atĂ© desconhecido da maioria de nĂ³s.
    Adorei!!!
    E pela polĂªmica vida, com certeza, seus trabalhos devem muito valer a pena.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. TambĂ©m nĂ£o conhecia esse autor, acredito que os livros dele nĂ£o fazem o meu gĂªnero.
    Mas me parece ser uma pessoa bem interessante de se conhecer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Minho!
    Confesso que nĂ£o conhecia o autor e foi bom poder ver que apesar de ser considerado um viciado e homossexual, coisa inaceitĂ¡vel para sua Ă©poca, teve papel relevante na literatura.
    Quero conhecer mais sobre os livros dele.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. NĂ£o o conhecia, fui atĂ© mais afundo para saber de sua histĂ³ria.
    É um negĂ³cio meio tenso mesmo kkk mas tenho muito interesse em conhecer as obras do autor agora.

    ResponderExcluir
  6. Burroughs Ă© um velho conhecido e a sua obra Ă© frenĂ©tica e impactante. Proibido e rechaçado, suas narrativas tem muito de sua prĂ³pria vida e de como ele encarava os "tabus" da Ă©poca. Que nĂ£o mudaram muito de lĂ¡ pra cĂ¡. Um escritor e tanto! ;)

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!