Serafina e a Capa Preta, Robert Beatty

Serafina nunca teve motivos para desobedecer ao seu pai e se aventurar alĂ©m da MansĂ£o Biltmore. HĂ¡ espaço de sobra para ser explorado naquela casa imensa, embora ela precise tomar cuidado para jamais ser vista. Nenhum dos ricaços lĂ¡ de cima sabe da existĂªncia de Serafina; ela e o pai, o responsĂ¡vel pela manutenĂ§Ă£o das mĂ¡quinas, moram secretamente no porĂ£o desde que a garota se entende por gente. Mas quando as crianças da propriedade começam a desaparecer, somente Serafina sabe quem Ă© o culpado: um homem aterrorizante, vestido com uma capa preta, que espreita pelos corredores de Biltmore Ă  noite. ApĂ³s ela prĂ³pria ter conseguido – depois de uma incrĂ­vel disputa de habilidades – escapar do vilĂ£o, Serafina arriscarĂ¡ tudo ao unir forças com Braeden Vanderbilt, o jovem sobrinho dos donos de Biltmore. Braeden e Serafina deverĂ£o descobrir a verdadeira identidade do Homem da Capa Preta antes que todas as crianças... A busca de Serafina a levarĂ¡ ao interior da mesma floresta que tanto aprendeu a temer. LĂ¡, descobrirĂ¡ um esquecido legado de magia, que tem relaĂ§Ă£o com a sua prĂ³pria origem. Para salvar as crianças, Serafina deverĂ¡ procurar as respostas que solucionarĂ£o o quebra-cabeça do seu passado.
Serafina e a Capa Preta
Serafina #1
Robert Beatty
Ano: 2018
PĂ¡ginas: 240
Idioma: PortuguĂªs
Editora: Valentina
Nota 4,5

Eu estava com esse livro a tanto tempo, mas sempre que pensava em abri-lo, aparecia outro e assim fui deixando ele de lado. AliĂ¡s, eu o tenho em inglĂªs e portuguĂªs, para ser bem exata.

Enfim, eu o li no dia que estava a caminho de Asheville, e qual nĂ£o foi minha surpresa ao me deparar com esta imagem:
EntĂ£o, a partir desta coincidĂªncia eu tive que iniciar a leitura sem demora!

Serafina Ă© uma garotinha de doze anos que vive no porĂ£o da MansĂ£o Biltmore com seu pai. O pai dela Ă© mecĂ¢nico e cuida de toda a parte relacionada a isto na casa, inclusive os novĂ­ssimos elevadores, um grande avanço que poucos tinham direito em 1899, alĂ©m de precisar descobrir como lidar com "a coisa nova chamada eletricidade" e fazer um gerador iluminar toda a mansĂ£o, pois os Vanderbilts estavam recebendo muitos convidados.

Serafina Ă© uma garotinha mega esperta, trabalha como C.O.R (Caçadora Oficial de Ratos) e trabalha enquanto todos dormem. Sua aparĂªncia Ă© estranha aos olhos dos outros: olhos dourados, cabelo desgrenhado, magra demais, com apenas quatro dedos em cada pĂ©, com uma visĂ£o melhor do que a de ninguĂ©m. Sabe como andar sem ser vista ou ouvida e consegue reconhecer a pessoa por seus passos. E conhece a casa como ninguĂ©m.


Parte do jardim. Fonte Wikipedia

Numa noite, ela vĂª algo estranho. Uma figura de sapatos envernizados, toda de preto, que parecia carregar algo. Curiosa, ela o segue e descobre que se trata de uma garota. PorĂ©m, isto Ă© sĂ³ o começo, afinal ela Ă© a Ăºnica testemunha de que um fantasma ou algo do tipo fez uma garota sumir entre as dobras de uma capa preta de cetim. E na sua mente, Serafina imaginou que ela era amiga daquela garota e precisava ajudĂ¡-la, por mais que estivesse assustada. 

"NĂ£o queria dar nem mais um passo, mas era preciso ajudar os amigos.
NĂ£o sabia muito sobre a vida, mas disso ela sabia, com certeza absoluta, e nĂ£o ia se acovardar e fugir como um pobre esquilo apavorado quando alguĂ©m tanto precisava dela."

E com certeza essa garotinha corajosa me ganhou aqui: uma lealdade e vontade de ajudar uma desconhecida, mesmo colocando a prĂ³pria vida em risco. 

O problema Ă© que ela nĂ£o conseguiu vencer o vilĂ£o, precisava de ajuda, mas quem iria acreditar numa garota com aparĂªncia maltrapilha, usando uma camisa masculina como vestido, cabelos bagunçados e com uma histĂ³ria que se ela mesma nĂ£o tivesse presenciado, iria pensar ser mentira?

E o pior de tudo: seu pai a fez jurar que nunca deixaria ser vista. Embora ela nĂ£o saiba o motivo. E como ele nĂ£o acreditou em seu relato, mas ela queria muito ajudar a garota, seria arriscado tentar falar com os donos da casa?

"- SĂ³ porque alguma coisa Ă© diferente, nĂ£o quer dizer que vocĂª simplesmente tenha o direito de jogar fora."
Eis que ela encontra em Braeden Vanderbilt, o sobrinho dos patrões, um aliado. Este garotinho de doze anos, com uma sagacidade tal qual nossa mocinha, acompanha Serafina em sua busca, eles, juntos, tecem teorias de quem pode ser o Homem da Capa Preta. E algumas situações farĂ£o com que Serafina enfim sinta que nĂ£o estĂ¡ sĂ³, que tem um amigo.

"Nosso carĂ¡ter nĂ£o Ă© definido pelas batalhas que vencemos ou perdemos, mas sim pelas batalhas que ousamos lutar."

Em sua busca pelo vilĂ£o nossa jovem heroĂ­na irĂ¡ se meter em cada perigo! E como se isto nĂ£o bastasse, terĂ¡ de lidar com uma grande verdade.

MansĂ£o Biltmore em 1900. Fonte Wikipedia

Robert Beatty fez uma boa pesquisa e isso fica claro por cada descriĂ§Ă£o que ele faz da MansĂ£o Biltmore. Cada canto secreto, o passadiço, foi como estar dentro do livro e percorrer cada canto com a Serafina. Embora seja um livro infanto juvenil, ele vai ser capaz de arrepiar os pelinhos da sua nuca, te fazer prender a respiraĂ§Ă£o e ficar curioso sobre a parte de fantasia Ă© muito legal!

Estou ansiosa para ler o segundo livro e descobrir mais sobre a mitologia explorada pelo autor.

Uma pena que sĂ³ descobri que a MansĂ£o Biltmore realmente existe, apĂ³s estar longe.

MansĂ£o Biltmore, dias atuais. Fonte Wikipedia

Biltmore House Ă© parte do Biltmore Estate (a propriedade completa terras e afins). Uma mansĂ£o construĂ­da no topo das Montanhas Blue Ridge, com quatro andares e 250 cĂ´modos. Ela foi construĂ­da entre 1889 e 1895. George e Edith Vanderbilt foram os primeiros moradores, como citado no livro. George inaugurou a mansĂ£o na VĂ©spera do Natal de 1895 para seus parentes e amigos. Devido a Grande DepressĂ£o, em 1930, a Cidade de Asheville solicitou que Cornelia Vanderbilt (filha de George e Edith) abrisse as portas da MansĂ£o Biltmore ao pĂºblico numa tentativa de revitalizar o turismo na regiĂ£o. Ela Ă© um museu hoje em dia e seu ingresso custa entre 70 e 80 dĂ³lares. 

Trilogia Serafina:

Serafina e a Capa Preta 
Serafina and the Twisted Staff 
Serafina and the Splintered Heart 



4 comentĂ¡rios

  1. Coisas do Universo, hein.
    SĂ³ prova que cada leitura tem seu momento certo.
    Gosto de histĂ³rias narradas por crianças, mas esse nĂ£o Ă© um livro que me chata atenĂ§Ă£o de imediato.
    Espero que a sequĂªncia permaneça boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi uma grande coincidĂªncia e uma leitura da qual nĂ£o me arrependo!

      Excluir
  2. Que legal!! As poucas resenhas que li nĂ£o falavam tanto sobre a mansĂ£o e gostei de saber que o autor de baseou em um lugar real - e fez suas pesquisas. EstĂ¡ na minha lista faz um tempo, mas sempre deixo passar. Agora, nĂ£o mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana, eu gosto de pesquisar se os locais sĂ£o reais e o Robert Beatty ter feito um tour pela mansĂ£o deixou a trama mais realista.
      Espero que leia e goste tanto quanto eu!

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!