A guerra que me ensinou a viver, Kimberly Brubaker Bradley


A Guerra Que Salvou a Minha Vida ganhou um lugar especial no coraĂ§Ă£o dos leitores brasileiros. A histĂ³ria da pequena Ada — que, com seu irmĂ£o caçula, deixou para trĂ¡s sua casa em Londres para escapar dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial — arrancou lĂ¡grimas, sorrisos e suspiros na mesma medida. Com o coraĂ§Ă£o repleto de esperança e afeto, a DarkSide® Books orgulhosamente apresenta A Guerra Que Me Ensinou a Viver, a emocionante continuaĂ§Ă£o do livro de Kimberly Brubaker Bradley.
ApĂ³s uma infĂ¢ncia de maus-tratos, Ada finalmente recebe o cuidado que merece ao ter seu pĂ© operado. Enquanto tenta se ajustar Ă  sua nova realidade e superar os traumas do passado, ela se muda com Jamie, lady Thorton e Susan — agora sua guardiĂ£ legal — para um chalĂ© em busca de um recomeço. Com a guerra se intensificando lĂ¡ fora, as adversidades batem Ă  porta: o racionamento de alimentos Ă© uma preocupante realidade, e os sacrifĂ­cios que todos devem fazer em nome do confronto partem corações e deixam cicatrizes. Outra questĂ£o Ă© a chegada de Ruth, uma garota judia e alemĂ£, que gera uma comoĂ§Ă£o no chalĂ©. Seria ela uma espiĂ£ disfarçada? Ou uma aliada em meio Ă  calamidade? Mais uma vez, Kimberly Brubaker Bradley conquista com sua narrativa carregada de sensibilidade. Seu registro historicamente preciso revela o conflito armado pela perspectiva de uma criança, alĂ©m de lançar luz sobre a atual crise de refugiados, a maior desde a guerra de Hitler, que jĂ¡ obrigou milhões de pessoas a deixarem seus lares em busca de paz. Discutindo assuntos delicados com ternura, a autora guia o leitor por uma jornada que mostra a beleza dos pequenos gestos. E, ao revelar as camadas de seus personagens, apresenta uma histĂ³ria sobre amadurecimento e aceitaĂ§Ă£o — principalmente para Ada, que precisa aprender a acreditar. Acreditar em sua famĂ­lia e em si mesma. Na resiliĂªncia que vem da dor. Na superaĂ§Ă£o que vem do medo. Na empatia, que reacende a humanidade. E no amor, Ă© claro. Em sua forma mais pura e sincera.
A Guerra Que Me Ensinou a Viver
A Guerra Que Salvou a Minha Vida #2
Kimberly Brubaker Bradley
Ano: 2018
PĂ¡ginas: 280
Idioma: portuguĂªs
Editora: DarkSide Books


“É possĂ­vel saber um monte de coisas e mesmo assim nĂ£o acreditar em nenhuma delas.”

Quem leu a minha resenha de A guerra que salvou minha vida sabe da paixĂ£o que tenho pela Ada. Sendo assim, nĂ£o teria como resistir Ă  leitura de A guerra que me ensinou a viver.

Se vocĂª ainda nĂ£o conhece Ada, vou te apresentar a ela: Ada Ă© uma garotinha que viveu em Londres na Ă©poca da Segunda Guerra, ela e o irmĂ£o foram evacuados para uma cidade do interior para fugir dos bombardeios. Sempre negligenciada pela mĂ£e por ter um ‘pĂ© torto’, ela nĂ£o se acha merecedora do amor de ninguĂ©m mas Ă© uma garotinha de fibra.


A guerra que me ensinou a viver se inicia exatamente do ponto em que A guerra que salvou a minha vida termina. Mas fique tranquilo, vocĂª conseguirĂ¡ acompanhar a histĂ³ria sem ter lido o primeiro livro. SĂ³ acho que vocĂª deveria devorar os dois em sequĂªncia para ter o prazer se emocionar duplamente com essa linda histĂ³ria.

Enfim Ada vai fazer a cirurgia que permitirĂ¡ que ela passe a andar normalmente. Mas esse nĂ£o Ă© o Ăºnico problema de Ada, ela ainda nĂ£o sabe lidar com o amor das pessoas, ainda desconfia de toda demonstraĂ§Ă£o de carinho e nĂ£o entende o porquĂª de sempre ter sido rejeita pela mĂ£e.

“Quando eu fui evacuada, eu queria ser feito a garota do pĂ´nei, correndo com o trem. Agora eu era. Certas partes de mim ainda eram confusas – mas talvez, aquela garota tambĂ©m fosse confusa. Eu sĂ³ a havia visto por fora.”

Enquanto isso, Jamie, seu irmĂ£o, estĂ¡ totalmente integrado ao novo lar, Ă  sua nova realidade e, principalmente, Ă  nova mĂ£e, Susan, a pessoa responsĂ¡vel por eles desde que foram evacuados.

O livro consegue nos mostrar, atravĂ©s dos nossos personagens, o quanto a guerra Ă© capaz de modificar a vida, nĂ£o sĂ³ dos que estĂ£o lutando na guerra, mas, principalmente dos que ficam para trĂ¡s e precisam adaptar Ă s suas rotinas a essa nova realidade.

“Sempre que eu me sentia sobrecarregada, minha cabeça dava uma escapulida. O problema era que a tristeza insistia em me pegar de surpresa. Eu estava lavando a louça do cafĂ©, sem pensar em nada, e de repente meu estomago dava um nĂ³ e eu sentia vontade de chorar, e tudo o que era possĂ­vel fazer era desligar a cabeça. Eu nĂ£o sabia ao certo se tinha o direito de estar tĂ£o triste.”


A ameaça de espiões infiltrados, o racionamento devido Ă  escassez de alimentos, a necessidade dos blackouts Ă  noite, os treinamentos para o momento dos ataques, a eterna ameaça de bombardeios sĂ£o relatados de maneira totalmente crĂ­vel pela autora, que teve a felicidade de narrar uma histĂ³ria sobre a guerra e, ainda assim, mostrar que se pode encontrar alegria nas pequenas coisas, como quando Ada vai galopar o Manteiga, quando eles consegue fazer um bolo para comemorar a chegada de alguĂ©m especial.

Destaque especial para o relacionamento de Ada com o Manteiga, Ă© fantĂ¡stico como ele age como terapeuta nos seus piores momentos, mostrando o quanto os animais sĂ£o seres iluminados. Ah, e nĂ£o posso esquecer tambĂ©m do gatinho do Jamie, que Ă© parte da famĂ­lia.

Acredito que o grande tema do livro Ă© a tolerĂ¢ncia. A autora nos mostra o quanto esse sentimento Ă© necessĂ¡rio em momentos de privaĂ§Ă£o com durante uma guerra, o quanto Ă© necessĂ¡rio olhar para o outro e enxergĂ¡-lo sem rĂ³tulos.


Com personagens que vĂ£o arrancar suspiros e fazer aquela lĂ¡grima teimosa rolar no cantinho do seu olho, a DarkSide arrasa com mais uma ediĂ§Ă£o impecĂ¡vel, que vale Ă  pena ter na sua estante.


Um comentĂ¡rio

  1. Ah; amo a histĂ³ria da Ada!
    É de uma inocĂªncia que toca meu coraĂ§Ă£o.
    Muito bem construĂ­da.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!