Mundo em Caos, Patrick Ness

Em um mundo pĂ³s-apocalĂ­ptico, uma infecĂ§Ă£o rara e perigosa causou o inimaginĂ¡vel: a morte de todas as mulheres. O mesmo germe fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audĂ­veis, e agora o caĂ³tico RuĂ­do estĂ¡ por toda parte. É impossĂ­vel guardar segredos no Novo Mundo.
Todd Hewitt Ă© o Ăºnico garoto entre os homens da cidade de Prentisstown, e mal pode esperar para se tornar um deles. No entanto, o lugar esconde algo grave, capaz de mudar o futuro de Todd e do Novo Mundo para sempre. A apenas um mĂªs de se tornar homem, um segredo impensĂ¡vel Ă© revelado, e ele se vĂª forçado a fugir antes que seja tarde demais. Acompanhado por seu fiel escudeiro, o cachorro Manchee, ele empreende uma jornada repleta de perigos e se depara com uma criatura estranha e silenciosa: uma garota. Mas quem Ă© ela? E por que nĂ£o foi morta pelo germe como todas as mulheres?
Publicado em mais de trinta paĂ­ses, Mundo em caos Ă© o primeiro volume de uma distopia perturbadora sobre os laços que forjamos em situações extremas e traz Ă  tona a infinita insensatez humana diante das diferenças. A adaptaĂ§Ă£o cinematogrĂ¡fica da obra terĂ¡ Tom Holland e Daisy Ridley como protagonistas. A IntrĂ­nseca relança em uma ediĂ§Ă£o especial, com traduĂ§Ă£o inĂ©dita e um conto extra, a sĂ©rie que consagrou Patrick Ness como um dos maiores nomes da literatura jovem.
Mundo em Caos
Mundo em Caos #1
Ano: 2019 
PĂ¡ginas: 480
Idioma: portuguĂªs 
Editora: IntrĂ­nseca


Oi, gente,

Mundo em Caos Ă© o primeiro livro da trilogia que leva o mesmo nome, e Ă© uma distopia. O que jĂ¡ Ă© garantia de ter a minha atenĂ§Ă£o. Mas Patrick Ness vai mais alĂ©m e cria uma trilogia distĂ³pica totalmente diferente de todas as distopias populares que nĂ³s conhecemos, e acredito que Ă© isso que a torna mais real e prĂ³xima da nossa histĂ³ria. DifĂ­cil nĂ£o se reconhecer em alguma situaĂ§Ă£o descrita no livro.

“InformaĂ§Ă£o demais se torna simplesmente RuĂ­do. E nunca, nunca para.”

Todd Ă© o nosso personagem principal, ele Ă© um garoto de 12 anos, por isso Ă© o Ăºnico onde vive que ainda nĂ£o Ă© um homem, o que acontecerĂ¡ em breve, quando ele fizer 13 anos. Seu melhor amigo Ă© Manchee, um cĂ£o fantĂ¡stico que serĂ¡ capaz atĂ© de dar a sua vida para salvar o seu dono, se for necessĂ¡rio. No mundo de Todd nĂ£o hĂ¡ mulheres, todas elas morreram, pelo menos Ă© o que ele acredita que aconteceu... Ele vive entĂ£o com mais 146 homens em uma pequena cidade isolada de tudo. E o mais estranho: todos ouvem os pensamentos dos uns dos outros, inclusive das plantas e dos animais! E essa Ă© a parte boa de se ter um cĂ£o como melhor amigo: quando vocĂª pode se comunicar com ele porque ambos ouvem os pensamentos um do outro! (Que invejinha de Todd...) Mas privacidade e segredos sĂ£o coisas quase impossĂ­veis de existir em Prentissburgo.

“A vida se resume a correr e talvez quando a gente parar de correr, saberĂ¡ que a vida finalmente terminou.”

Ele vive com Ben e Cillian, que sĂ£o como seus pais adotivos, em uma fazenda. Mesmo nĂ£o estudando, porque isso foi proibido pelo Prefeito, Todd Ă© bem inteligente e começa a perceber que estĂ£o escondendo alguma coisa dele, e Ă© ai que a sua vida vira ao avesso.
Todd terĂ¡ que amadurecer muito rĂ¡pido para enfrentar, sozinho, um mundo cruel e opressor que ele nem sabia que existia, um mundo cheio de mistĂ©rios onde ele terĂ¡ que ser perspicaz para descobrir quem Ă© bom e quem Ă© mau. Mas Manchee sempre estĂ¡ ao lado de Todd, fazendo com que a sua jornada seja mais leve e divertida.

Falou em cachorro, me ganha, nĂ©? E o Patrick criou uma personalidade linda para o Manchee. Acredito piamente que se pudĂ©ssemos escutar o que os cĂ£es falam, nĂ£o estaria muito longe dos pensamentos de Manchee.

O primeiro grande impacto que Todd sofre Ă© quando ele conhece Viola, a primeira menina que ele vĂª na vida e alguĂ©m que possui um Vazio, ou seja, ele nĂ£o consegue ouvir o seu RuĂ­do! Vinda de um outro mundo, Viola se encontra em uma posiĂ§Ă£o tĂ£o desesperadora quanto a de Todd e isso os unirĂ¡ em busca de um objetivo comum.

"A esperança pode ser esta coisa que te puxa pra frente, esta coisa que te faz seguir avançando, mas tambĂ©m Ă© perigosa, dolorosa e arriscada, e estĂ¡ desafiando o mundo e quando Ă© que o mundo alguma vez deixou a gente ganhar um desafio?"

Mundo em Caos Ă© um livro ora leve, ao falar das dĂºvidas da infĂ¢ncia de qualquer garota, da amizade que um garoto pode ter com o seu cĂ£o. Mas, ao mesmo tempo, bem denso. O autor cria um mundo onde tudo Ă© possĂ­vel, atĂ© o impensĂ¡vel, entĂ£o a crueldade tambĂ©m estĂ¡ presente. Ressalto a forma como o autor relata o medo constante de uma morte iminente, as dĂºvidas entre sobreviver e matar, o que esperar do que nĂ£o se conhece. O livro tem um ritmo rĂ¡pido que flui contando as aventuras de Todd, Manchee e Viola, narrados sempre em primeira pessoa.

Com milhões de sentimentos conflitantes, variando do amor ao Ă³dio, chegamos a um final surpreendente, que faz com que vocĂª anseie pela continuaĂ§Ă£o!!!!

Me proĂ­bo de falar mais ou contarei toda a histĂ³ria do livro!!!


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!