Ficha pessoal: Conde Drácula


NOME: Conde Drácula

IDADE: Sem registros exatos. As más-línguas dizem que ele nasceu no início dos tempos.

VIVE EM: Um grande castelo nos Montes Cárpatos, na Transilvânia.

SE NÃO MORASSE LÁ, ONDE VIVERIA? Em Londres, na Inglaterra.

GOSTA DE: Comer bem e conhecer gente nova, mulheres principalmente.

NÃO GOSTA DE: Alho, estacas e balas de revólver. 

SE CONSIDERA IRRESISTÍVEL QUANDO: Encontra a “mulher perfeita” e usa seu charme e poder de sedução.

QUALIDADES: Inteligência, presença marcante e força física.

DEFEITOS: A palidez e, na opinião de alguns, o mau-hálito.

HOBBY: Testar suas habilidades, principalmente a de transformação física e a de mudar o tempo (adora causar neblina).

TEM MEDO DE: Deitar hoje e não se levantar de novo amanhã.

EVITA: Olhar-se em espelhos, sair sob o sol, crucifixos. 

COMIDA PREFERIDA: Pescoço, desde que seja suculento e de boa qualidade.

DESAFIOS: Atravessar cursos de água corrente, mudar-se para Londres e receber mais convites para conhecer as casas das pessoas

APARÊNCIA FÍSICA: Descrição extraída do diário de Harker. “Seu rosto tinha um acentuado perfil aquilino, com um nariz magro e pronunciado e narinas curvadas de uma forma peculiar; sua testa era larga e arredondada, e o cabelo escasseava nas têmporas, mas era farto no resto da cabeça. Suas sobrancelhas eram muito densas e quase se encontravam acima do nariz, com pêlos cerrados que pareciam se enrolar, de tão profusos. A boca, até onde eu conseguia vê-la sob o bigode farto, era rígida e de aparência cruel, com dentes brancos e peculiarmente afiados. Os dentes superiores projetavam-se sobre os inferiores e apareciam entre os lábios, que eram notavelmente corados e revelavam uma surpreendente vitalidade num homem daquela idade. Quanto ao resto, suas orelhas eram pálidas, com extremidades bastante pontudas. O queixo era largo e forte, e as maçãs do rosto, firmes ainda que magras. O efeito geral era da mais extraordinária palidez”.

NA OPINIÃO DOS VIZINHOS: Esposa do dono do hotel, quando Harker ia pegar a carruagem em direção ao castelo: “É véspera do dia de São Jorge. O senhor não sabe que hoje, quando o relógio bater à meia-noite, todas as coisas malignas do mundo terão poder absoluto? O senhor sabe para onde está indo e o que vai encontrar lá?  [...]

A mulher pôs-se de joelhos e implorou-me que não fosse ou que pelo menos esperasse um dia ou dois antes de partir.

[...] Ela se pôs de pé, então, e enxugou os olhos; tirando um crucifixo do pescoço, entregou-o a mim. [...] colocou o rosário em torno do meu pescoço e disse: - Por sua mãe”.

Cocheiro da carruagem e pessoas próximas ao hotel: “Quando sentei na carruagem, o cocheiro ainda não tomara seu assento; vi-o conversando com a dona do hotel. [...] depois olharam para mim, com uma expressão de pena. Eu ouvia algumas palavras repetidas com demasiada freqüência, palavras esquisitas, pois havia várias naciona-lidades reunidas ali. Sem fazer alarde, tirei meu dicionário poliglota da valise e verifiquei seu significado. Devo dizer que não me alegrou muito, por entre elas estavam ordog – satã, pokol – inferno, stregoika – bruxa, vrolok e vlkoslak – palavras com o mesmo significado, uma sendo o termo eslovaco e outra o sérvio para uma espécie de lobisomem ou vampiro (nota: preciso perguntar ao Conde sobre essas superstições)”.

COMO ACABAR COM UM VAMPIRO

Não é nada fácil se ver livre de um deles! Para mantê-los longe de você, algumas flores brancas de alho ou um crucifixo podem funcionar. Colocar um molho de rosas selvagens no seu caixão ajuda a prendê-lo lá dentro. E, já que eles não conseguem atravessar cursos de água corrente, correr para a margem oposta de um rio pode ser uma boa saída. Mas para acabar de vez com a maldição, só com uma dessas opções:

* Fincar uma estaca no coração do vampiro

* Cortar fora sua cabeça e encher a boca dele com alho

* Dar um tiro no caixão em que dorme, atingindo o vampiro com uma bala consagrada com água benta.

Aparições em mídias e cultura popular


Literatura


  • Drácula, livro escrito por Bram Stoker

No cinema







Jogos


  • Dracula, vilão principal da série Castlevania.

  • Anti-herói do jogo Dracula: Origin.
  • Chefe Final do jogo Nosferatu para Super Nintendo (SNES)

Quadrinhos


  • Drácula teve seu próprio gibi pela Marvel Comics, intitulado Tomb of Dracula. Devido a isto, ele também se tornou antagonista de heróis da Marvel em algumas ocasiões. Isto incluiu os X-Men e o Homem-Aranha. Blade surgiu em Tomb of Dracula e tinha Drácula como arquinimigo nos quadrinhos dos anos 70.
  • No Brasil, Drácula foi personagem dum sem-número de quadrinhos de terror pela Bloch Editores.
  • Em 1987, o italiano Guido Crepax publicou uma adaptação do livro de Bram Stoker para os quadrinhos. Esta adaptação foi publicada no Brasil pela Livraria Martins Fontes Editora no ano de 1989.

Séries de TV

  • No seriado comédia The Munsters (Os Monstros), o personagem conhecido como "Vovô" identifica-se ao menos uma vez como tendo sido o verdadeiro Conde Drácula.
  • Dracula: The Series, uma série norte-americana de 1990 fraquíssima, teve apenas 21 episódios, e chegou a ser exibida no Brasil pela Rede Globo. Mostrava a trajetória dum garoto descendente de Van Helsing e seus amiguinhos, que caçavam Drácula.


Novelas


  • Drácula, uma História de Amor, telenovela brasileira.

·         Beijo do Vampiro, telenovela brasileira.

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!