A lebre com olhos de âmbar


Título: A Lebre com Olhos de Âmbar

Autor: Edmund de Waal

Editora Intrínseca

Páginas: 272

Edição 1

Ano: 2011

Tradução: Alexandre Barbosa

 
Edmund de Waal, um dos mais importantes ceramistas da atualidade, era fascinado pela coleção de 264 miniaturas japonesas entalhadas em madeira e marfim guardadas no apartamento do tio-avô, que vivia em Tóquio. Nenhuma daquelas peças era maior do que uma caixa de fósforos e, no entanto, seu valor revelou-se grandioso.
 
Mais tarde, quando herdou estes netsuquês, Edmund descobriu que, além da riqueza artística, eles carregavam uma história muito maior: revelavam o passado de sua família e eventos cruciais do século XX. A partir dessa delicada coleção, A lebre com olhos de âmbar, obra vencedora do Costa Book Award na categoria Biografia e finalista do South Bank Sky Arts Award na categoria Literatura, transporta o leitor desde um império em Odessa - passando pela Paris do fin-de-siècle e pela Viena ocupada pelos nazistas - até o Japão e a Inglaterra contemporâneos.

 
Críticas:

Sunday Times: "Você tem uma obra-prima em mãos."

Julian Barnes, The Guardian: "De maneira inesperada, combina a microarte das miniaturas com a macro-história, em um efeito grandioso."

Times Literary Supplement: "Não só o livro do ano, mas o livro da década. Fascinante, a ser guardado depois e relido por tantas gerações quantas as que descreve."


The New Yorker: "A mais encantadora lição de história que se pode imaginar."

 Antonia Fraser, Mail on Sunday: "É muito mais do que a história de uma família: é um quadro brilhantemente arquitetado de mundos desaparecidos."


Daily Telegraph: "Escritor de elegância e intuição formidáveis, De Waal conta sua história com estilo perfeito e erudição. Cativante."

The Independent: "Sutil, sucinto e elegante."


Sunday Telegraph: "Um livro notável. Com grande delicadeza, De Waal entretece várias vidas de uma glamorosa dinastia. Também atravessa cidades, continentes e gerações, constantemente atento ao poder que têm os lugares e objetos - dos monumentos nacionais às miniaturas japonesas - de revelar a história humana."

Vogue: "O livro perfeito, daqueles que nos fazem querer dá-lo de presente a todo mundo para compartilhar este tesouro."

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!