Resenha da Vic: Playlist de Hayden, Michelle Falkoff - Editora Novo Conceito

TĂ­tulo: A Playlist de Hayden

Autor (a): Michelle Falkoff

Editora: Novo Conceito

Ano: 2015

PĂ¡ginas: 288

Sinopse: 

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que nĂ£o Ă© muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e nĂ£o consegue mudar o que sente.

Enquanto ouve mĂºsica por mĂºsica da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.

A PLAYLIST DE HAYDEN Ă© uma histĂ³ria inquietante sobre perda, raiva, superaĂ§Ă£o e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difĂ­cil.


Sam e Hayden sempre foram os garotos deslocados da escola. Nunca apareciam com namoradas, nem mesmo com outros amigos.... Um sĂ³ tinha o outro, e vice-versa. Uma amizade muito forte que tem um ponto marcante quando Hayden Ă© encontrado morto. Nada ajuda quando foi o prĂ³prio Sam que o encontrou. Deitado, ao lado de uma garrafa de bebida alcoĂ³lica e com um frasco de remĂ©dio vazio. Nada Ă© explicado, a Ăºnica coisa deixada por ele Ă© um bilhete com a seguinte frase: Para SAM. Ouça. VocĂª vai entender. Juntamente com um Pen drive contendo uma playlist que deveria desvendar todo o mistĂ©rio. Porque Hayden se matou?

Hayden sempre teve algumas complicações: De se relacionar, em casa e na escola. Ele era uma das vĂ­timas mais frequentes da turma do Bullyng, que tinha como componente principal o seu irmĂ£o, Ryan.  Todo os medos e inseguranças de Hayden jĂ¡ começava em casa, e por isso, Sam era o Ăºnico que ele tinha para desabafar e atĂ© mesmo fugir um pouco da sua realidade. Ou nĂ£o. Hayden era o Ăºnico amigo de Sam, mas Sam nĂ£o era o Ăºnico amigo de Hayden. É muito complicado descobrir isso quando seu amigo jĂ¡ estĂ¡ morto. Que vocĂª nĂ£o sabe tudo sobre ele, e que vocĂª nĂ£o Ă© a caixinha de segredos dele.

Tudo começa com a visita da mĂ£e de Hayden. Deixando alguns pertences do filho com Sam, ele acaba revivendo algumas memĂ³rias que viveu com o amigo. Um computador Ă© tudo aquilo que ele precisava para descobrir um pouco mais. Se ele quer mesmo desvendar o que aconteceu aquela noite, porque nĂ£o procurar ali? E Sam se sente no direito de descobrir mais sobre aquele dia, ainda mais para diminuir a culpa que ele sente, toda vez que ele lembra o que fez...  

O mistĂ©rio ainda aumenta quando Astrid aparece. Sam estĂ¡ muito interessada nela, como ele nunca esteve antes por uma garota. Mas ela conhecia Hayden, atĂ© sabia a senha do computador dele... ele nunca contou para Sam que existia uma garota. SerĂ¡ que ele estĂ¡ se apaixonando pela garota do amigo? E ainda tem o fato de que todos que faziam parte da turma do bullyng estĂ¡ sofrendo misteriosamente acidentes, cometidos por alguĂ©m que nĂ£o estĂ¡ afim de brincar. Se jĂ¡ nĂ£o bastasse, alguĂ©m estĂ¡ usando o codinome de Hayden (Arquimado_Ged) no chat que sĂ³ era compartilhado por eles dois. E por mais estranho e macabro que seja, essa pessoa estĂ¡ dando dicas de quem serĂ¡ a prĂ³xima vĂ­tima do grupo do bullyng. Quem estaria fazendo essa brincadeira com Sam? SerĂ¡ mais algum amigo do Hayden... ou o prĂ³prio Hayden?

VocĂª nunca conhece uma pessoa atĂ© ouvir o que ela gosta.

Demorei muito tempo para conseguir resenha-lo. Isso geralmente acontece quando eu gosto tanto do livro que nĂ£o consigo transformar o meu sentimento em palavras. SĂ³ conseguir sentir. Sentir a dor do Sam por ter perdido o melhor amigo, a raiva pelos culpados, o arrependimento da sua mĂ£e por ter percebido que falhou, o da sua amiga por nĂ£o ter conseguido, e a dor do Hayden, por ter chegado ao seu limite. Eu sentir tudo isso e mais um pouco. E usando a frase de um dos livros que eu mais amo nesse mundo, digo mentalmente:  ‘’...Inspire, expire... Contraia, expanda... Bate, bate, pausa... Bate, bate, pausa...’’  Maybe Someday — Colleen DIVA Hoover, tentei seguir os conselhos da mestra, porque cĂ¡ entre nĂ³s, esse livro nĂ£o Ă© para qualquer um nĂ£o.

No decorrer do livro, Sam acaba ouvindo a versĂ£o de cada um envolvido na morte de Hayden. Juntando todo o quebra cabeça, vocĂª acaba percebendo o quanto aquele dia foi cruel, e eu queria muito entrar no livro, voltar o tempo e dizer para ele: Amigo, Ă© sĂ³ um mal entendido, vocĂª vai superar. Mas nĂ£o superou. Hayden tirou a vida por todos os motivos fortes e intensos que alguĂ©m que estava no limite sentiria.

Minha Ăºnica decepĂ§Ă£o foi a Playlist. Ela nĂ£o revelou nada para mim, e muito menos para o Sam. Ela sĂ³ foi o plano de fundo para dar uma incrementada no livro. Ouvir ela durante a leitura foi maravilhoso, mas revelar algo? Isso nĂ£o aconteceu.

A Novo conceito estĂ¡ de parabĂ©ns. Capa, diagramaĂ§Ă£o, revisĂ£o, divisĂ£o de capĂ­tulos... detalhe, quando ele se inicia, tem o nome de uma mĂºsica e sua respectiva traduĂ§Ă£o.
A escrita da Michelle Ă© simples, rĂ¡pida e muito envolvente, que deixa o leitor Ă¡vido por virar cada pĂ¡gina. Um livro que fala sobre perda, dor, raiva e bullying.

Apesar de ter muitos livros que falam sobre o mesmo tema, quando falamos de tabus da sociedade, nunca Ă© demais. A forma de abordagem Ă© o seu diferencial, de uma forma delicada e sutil, passa uma mensagem bem agradĂ¡vel, tocando o coraĂ§Ă£o de muitos, assim como tocou o meu. Leitura que vale muito a pena!!

Ouça a Playlist de Hayden aqui.



4 comentĂ¡rios

  1. Eu quero muito ler esse livro, com certeza vou adicionar na minha wishlist de aniversĂ¡rio ^^
    Essa capa Ă© demais mesmo, jĂ¡ ganhou alguns pontinhos a mais por isso. Adorei sua resenha :))
    BeijĂ£o!

    Sorriso EspontĂ¢neo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, BetĂ¢nia!
      A capa Ă© mesmo uma fofura, e bem reveladora rs.
      Muito obrigada.

      Beijos,
      Vic.

      Excluir
  2. Eu esperava mais deste livro. AliĂ¡s, nem fiz a resenha dele ainda.
    Bjs,Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose!
      Opiniões diferentes Ă© uma coisa muito boa, e a sua inclusive Ă© muito importante.SĂ³ comecei a gostar do livro depois da pĂ¡gina 50 e olhe lĂ¡ rs...É assim mesmo.

      Beijos,
      Vic.

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!