Meu planeta, minha casa

Autora: Shirley Souza

IIustrações: Jan Limpens

Formato: 17 x 24 cm

NĂºmero de PĂ¡ginas: 136 pĂ¡ginas

Preço sugerido: R$ 48,60

A partir da relaĂ§Ă£o entre trĂªs amigos, Meu planeta, minha casa faz importantes considerações entre o desenvolvimento das pequenas cidades e o meio ambiente

As dĂºvidas sobre apoiar o desenvolvimento de uma pequena cidade, que Ă© um paraĂ­so ecolĂ³gico, surge com a instalaĂ§Ă£o de uma indĂºstria na comunidade. Coloca em debate as prioridades da comunidade, dividindo opiniões: o crescimento local ou a manutenĂ§Ă£o e preservaĂ§Ă£o do meio ambiente. No livro da Editora do Brasil, Meu planeta, minha casa, o adolescente Juba, personagem que tem dois melhores amigos em lados opostos, vive um grande dilema relacionado a essas questões.

Na obra de Shirley Souza, com a instalaĂ§Ă£o de uma empresa, vem um rĂ¡pido desenvolvimento, abrem-se vagas de empregos para a comunidade e uma nova possibilidade de infraestrutura, que nĂ£o existia anteriormente. Cadu, amigo de Juba desde a primeira infĂ¢ncia, apoia e valoriza esta novidade. Do lado oposto, BlĂ¡, tambĂ©m amiga de Juba, desde a sexta sĂ©rie, percebeu os pontos negativos desta instalaĂ§Ă£o com a falta de responsabilidade da empresa com o meio ambiente.

Dentro do cenĂ¡rio escolar, muitas manifestações de ambos os lados, juntamente com novas informações e discussões, que envolvem outros personagens da comunidade local, para avaliar o que Ă© melhor para o municĂ­pio. “O protagonismo Ă© colocado nas mĂ£os de adolescentes porque, sinceramente, acredito que, na adolescĂªncia, somos mais idealistas e intensos, ainda nĂ£o temos os filtros e os freios que a vida adulta nos traz”, informa a autora.

Na visĂ£o da autora, os adolescentes sĂ£o capazes de se dedicar totalmente ao que acreditam e podem, sim, fazer muito. Assim, o livro, alĂ©m de uma proposta Ă  reflexĂ£o, Ă© um convite Ă  aĂ§Ă£o: qual Ă© a realidade do lugar em que vocĂª vive? O que vocĂª pode fazer por ela? É possĂ­vel conciliar tudo isso?

O livro retrata, segundo Souza, uma questĂ£o importante da atualidade, a ambiental. “A vida das gerações futuras depende de nossa relaĂ§Ă£o com o planeta. Se matamos um rio, atirando esgoto nele, temos menos Ă¡gua. Pegue esse exemplo e pense na realidade do acesso Ă  Ă¡gua doce no mundo. A situaĂ§Ă£o Ă© sĂ©ria e sĂ³ tende a se agravar. E nĂ£o Ă© mais uma situaĂ§Ă£o do amanhĂ£ distante. EstĂ¡ acontecendo agora”, ressalta.

Nas ilustrações de Jan Limpens, alĂ©m de desenhos dos personagens a utilizaĂ§Ă£o de recursos grĂ¡ficos, mapa, reproduĂ§Ă£o de e-mails, infogrĂ¡ficos e manifestos.

Um comentĂ¡rio

  1. Amo ilustrações, ainda mais quando elas aparecem assim, em um livro simples, mas que parece ter um puxĂ£o de orelhas incrĂ­vel.
    Os jovens podem tudo, aliĂ¡s, todos nĂ³s podemos tudo, que seja cuidar, proteger ou defender.
    Como nĂ£o conhecia, vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!