A melodia feroz, V. E. Schwab


Kate Harker e August Flynn vivem em lados opostos de uma cidade dividida entre Norte e Sul, onde a violĂªncia começou a gerar monstros de verdade. Eles sĂ£o filhos dos lĂ­deres desses territĂ³rios inimigos, e seus objetivos nĂ£o poderiam ser mais diferentes. Kate sonha em ser tĂ£o cruel e impiedosa quanto o pai, que deixa os monstros livres e vende proteĂ§Ă£o aos humanos. August tambĂ©m quer ser como seu pai: um homem bondoso que defende os inocentes. O problema Ă© que ele Ă© um dos monstros, capaz de roubar a alma das vĂ­timas com apenas uma nota musical. Quando Kate volta Ă  cidade depois de um longo perĂ­odo, August recebe a missĂ£o de ficar de olho nela, disfarçado de um garoto comum. NĂ£o vai ser fĂ¡cil para ele esconder sua verdadeira identidade, ainda mais quando uma revoluĂ§Ă£o entre os monstros estĂ¡ prestes a eclodir, obrigando os dois a se unirem para conseguir sobreviver.

A Melodia Feroz
Enfrente seus monstros
Monstros da ViolĂªncia #1
TĂ­tulo Original: This savage song
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 384
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Seguinte

E se toda a maldade humana se personificasse? Se cada ato de maldade ganhasse corpo, como seria esse mundo? A autora Victoria Schwab nos mostra em A melodia feroz como poderia ser.

“Quando alguĂ©m aperta um gatilho, dispara uma bomba, faz um Ă´nibus cheio de turistas cair da ponte, o resultado nĂ£o sĂ£o apenas escombros e cadĂ¡veres. Existe outra coisa. Algo mau. Uma consequĂªncia. Uma repercussĂ£o. Uma reaĂ§Ă£o a todo o Ă³dio, dor e morte.”

Vamos conhecer esse mundo através dos olhos de Kate Harker e de August Flynn.

Kate Ă© uma garota um tanto quanto rebelde, mas nĂ£o sem causa. Em cinco anos, jĂ¡ foi expulsa de seis escolas diferentes. Na Ăºltima em que estava, uma escola de freiras, colocou fogo na capela propositalmente para ser expulsa e voltar a morar com o pai. Seu pai Ă© Callum Harker, lĂ­der do lado Norte de Veracidade, mantĂ©m os monstros do seu lado com punho de ferro e vende sua proteĂ§Ă£o para os humanos. Sua mĂ£e morreu em um suspeito acidente de carro quando ainda era criança, enquanto ela fugia de seu pai por nĂ£o concordar com os seus mĂ©todos. Desde entĂ£o Kate tenta reconquistar o amor e a admiraĂ§Ă£o de seu pai tentando fazĂª-lo acreditar que ela Ă© como ele.


Exatamente do outro lado, na Cidade Sul, temos August Flynn, um sunai criado como filho por Henry Flynn, vencedor da guerra territorial que dividiu Veracidade em duas. August Ă© um monstro, acredita-se existirem apenas mais dois sunais alĂ©m dele: Leo e Ilsa, criados como seus irmĂ£os. Mas August Ă© um fofo! Tem uma super audiĂ§Ă£o, a pele resistente como uma pedra, adora ler e tocar seu violino, literalmente se alimenta de mĂºsica.

August Ă© enviado para a escola de Kate para ficar de olho nela, para usĂ¡-la como trunfo em uma possĂ­vel quebra da trĂ©gua entre as duas cidades. Tarefa fĂ¡cil? NĂ£o para August. Ele tem que criar uma nova identidade, se passar por humano e estar do lado inimigo da cidade.

Naturalmente os dois acabam se aproximando, e Kate fica fascinada pelo garoto misterioso. Até que as coisas começam a desandar.

“A cada noite, a morte rastejava Fenda adentro. Havia monstros demais e bons homens de menos.”

Um dos pontos mais interessantes da histĂ³ria Ă© como a autora trata a violĂªncia e suas consequĂªncias de maneira tĂ£o crĂ­vel, quase real. No mundo de Veracidade, a violĂªncia cria monstros. Os corsais, mais comuns, surgem de atos violentos sem morte, se alimentam de carne e ossos, estĂ£o sempre Ă  espreita. Os malchais surgem de homicĂ­dios, se alimentam de sangue e tem aparĂªncia humana. Os sunais surgem de crimes hediondos e que tiram vĂ¡rias vidas, se alimentam da força vital dos pecadores e sĂ£o indestrutĂ­veis.

Mas August nĂ£o parece ser um monstro... Ele Ă© sensato, nĂ£o acha que a violĂªncia seja a soluĂ§Ă£o para nada, acredita no diĂ¡logo, Ă© gentil, leal e meigo, cheio de medos e fragilidades. EntĂ£o, o que faz dele um monstro? Victoria Schwab vai mexer com os seus conceitos ao apresentar essa obra fantĂ¡stica, vai tirar vocĂª da sua zona de conforto e te fazer refletir sobre violĂªncia suas causas e consequĂªncias. 

"A mĂºsica era como uma lĂ¢mina cortando a escuridĂ£o."

Romance? Ainda nĂ£o. E a autora marcou mais um ponto comigo por nĂ£o empurrar para o leitor um casal sĂ³ para constar. Nada contra o romance, mas ainda nĂ£o era a hora. E, quem sabe, essa amizade entre criaturas tĂ£o opostas, mas com tanto em comum possa ser uma promessa de algo mais?

A capa Ă© linda e a ediĂ§Ă£o estĂ¡ impecĂ¡vel, Ă© a Editora Seguinte dando show!






Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!