Eu sei onde você está, Claire Kendal


Rafe está em todos os lugares. E Clarissa vai encontrá-lo, mesmo sendo a última coisa que gostaria que acontecesse. Vai encontrá-lo na universidade onde ambos trabalham, na estação de trem, no portão do prédio onde mora. As mensagens do homem lotam a secretária eletrônica de Clarissa, os presentes dele abarrotam sua caixa de correio. Desde a noite traumática que passaram juntos alguns meses antes, ela se vê em uma armadilha da qual não consegue escapar. E ele se recusa a aceitar um não como resposta. A única saída de Clarissa para esse pesadelo angustiante são as sete semanas que passará em um tribunal, onde foi escalada para compor um júri popular. A vítima em questão viveu experiências que revelam uma similaridade macabra com a vida da jurada. Conforme o julgamento se desenrola, Clarissa percebe que, para sobreviver às investidas obcecadas de Rafe, será necessário se arriscar. Começa então a reunir evidências da insanidade do perseguidor para usá-las contra ele e relata todo o terror psicológico e físico a que é submetida, o que a obriga a reviver cada momento doloroso que vem tentando desesperadamente esquecer. Escrito de forma primorosa, "Eu sei onde você está" explora a tênue fronteira entre amor e compulsão, fantasia e realidade. Um retrato perturbador de uma mulher perseguida, determinada a sobreviver.
Eu Sei Onde Você Está
Ano: 2017
Páginas: 304
Idioma: português
Editora: Intrínseca

Clarisse é uma mulher sozinha, que acabou um casamento a pouco tempo e que, apenas por ter ido ao lançamento do livro de Rafe e terminar a noite na cama dele, se arrependeria por muito tempo. 

Rafe alimenta um sentimento doentio e perseguidor por Clarisse após essa noite entendendo que esse assumiram um relacionamento. Ele a vigia em seu apartamento, revira sua lixeira para reconstruir o seu dia-a- dia, a chama de namorada, envia presentes, vai buscá-la em casa para levá-la ao trabalho, liga incessantemente para a sua casa e para o seu celular e se irrita com a indiferença dela em relação a ele.

Assustador??? Sim! E muito! mas por mais que eu detalhe para você as atitudes de Rafe, tenho certeza de que não chega nem perto da maneira aterrorizante como a autora o faz. Claire Kendal consegue transmitir fielmente ao leitor a alternância de sentimentos de Clarisse, que perpassam pelo medo de Rafa e de que ninguém acredite nela, raiva, negação, indiferença, até o completo desespero.

Enquanto isso, Clarisse é convocada para fazer parte do júri do caso de uma mulher vítima de um estrupo coletivo, onde ela precisa provar que não contribuiu para que o estupro acontecesse e nem participou de forma consensual. Clarisse se vê numa situação parecida, por achar que as pessoas não vão acreditar na sua versão da história, já que seria mais fácil acreditar que Rafe é apenas um homem muito apaixonado.

Eu sei onde você está é um thriller psicológico que ultrapassa as páginas. Afinal, qualquer mulher pode estar agora na mesma situação que Clarisse e você nem imagina. O seu relato é, em muitos momentos, sufocante, e leva o leitor a se questionar porque ela não denuncia Rafe. 

E esse é outro ponto alto da história. Claire mostra como as autoridades policiais não estão preparadas para lidar com esse tipo de caso, seja por machismo ou por pura falta de conhecimento e empatia com a vítima. 

Clarisse é uma protagonista incrível e é impossível não ter empatia, ela consegue mexer com o leitor e fazer com que a gente queira que tudo dê certo. 

Uma história intensa que merece ter toda a visibilidade possível para servir de alerta para mulheres que possam se tornar vítimas e para todos os amigos, vizinhos, colegas de trabalho e parentes que possam estar próximos a ela para saber como ajudar. Merece virar filme.

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!