O livro ilustrado dos maus argumentos, Ali Almossawi


 “NĂ£o consigo pensar numa forma melhor de aprender essas noções fundamentais de discurso lĂ³gico. Um livro encantador.” — Aaron Koblin, diretor criativo do Google Data Arts Team
Diante das discussões cada vez mais absurdas nas redes sociais, Ali Almossawi resolveu resgatar uma dose – necessĂ¡ria e urgente – de lĂ³gica para a era da internet. O resultado Ă© este livro acessĂ­vel, que explica, com divertidas ilustrações, as 19 principais falĂ¡cias que tornam insustentĂ¡veis tantos argumentos e debates.

VocĂª aprenderĂ¡ a reconhecer frequentes abusos da razĂ£o, como a falĂ¡cia do espantalho (em que se deturpa o argumento do outro para poder atacĂ¡-lo com mais facilidade), o apelo a uma autoridade irrelevante e a bola de neve (em que uma proposiĂ§Ă£o Ă© desacreditada sob a alegaĂ§Ă£o de que levarĂ¡ inevitavelmente a uma sequĂªncia de eventos indesejĂ¡veis).

Os desenhos mostram animais cometendo erros de argumentaĂ§Ă£o. O coelho acha que uma estranha luz no cĂ©u sĂ³ pode ser um disco voador porque ninguĂ©m consegue provar o contrĂ¡rio (apelo Ă  ignorĂ¢ncia). O leĂ£o nĂ£o acredita que a emissĂ£o de gases do gado prejudica o planeta porque, se isso fosse mesmo verdade e tivĂ©ssemos que eliminar as vacas, ele teria que comer grama, um resultado altamente indesejĂ¡vel (argumento a partir das consequĂªncias).

Assim, ficarĂ¡ mais fĂ¡cil escapar das armadilhas da lĂ³gica que se espalham por todos os lugares, dos debates no Congresso aos comentĂ¡rios no Facebook. IndispensĂ¡vel para qualquer pessoa que cultive o hĂ¡bito de ter uma opiniĂ£o, este livro Ă© um antĂ­doto contra raciocĂ­nios fracos
O livro Ilustrado dos Maus Argumentos
Ali Almossawi
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 64
Idioma: portuguĂªs
Editora: Sextante


VocĂª jĂ¡ pensou nos argumentos que utiliza durante uma discussĂ£o? JĂ¡ estudou sobre o assunto ou jĂ¡ se posicionou quanto a utilizaĂ§Ă£o de argumentaĂ§Ă£o vĂ¡lida? Ali Almossawi jĂ¡ e por isso ele desenvolveu “O livro ilustrado dos maus argumentos”, um livro rĂ¡pido e fĂ¡cil que ensina sobre entender o que dizemos e como agimos diante de discussões que nos sĂ£o impostas, alĂ©m de ensinar a melhorar os seus argumentos.

“Colorido e vigoroso, tucano posou para dois artistas. Um deles o descaracterizou completamente e, mais tarde, ao mostrar sua pintura, criticou o modelo por sua falta de graça e vivacidade.”

Ao olhar para esse livro, nĂ£o considerei que ele fosse me envolver tanto enquanto leitora e estudante, mas aqui estamos e eu preciso informar que esse livro deve ser de leitura obrigatĂ³ria para todos aqueles que querem fazer sua voz ser ouvida de forma clara e correta. 
Com uma narrativa fluida e bem trabalhada, o autor discorre em torno de cada tipo de mau argumento e nos ensina a entende-lo com clareza, de uma forma que possamos fugir de conversas sem futuro e discussões sem sentido, aquelas conversas com pessoas que nĂ£o nos leva a lugar algum e muito menos acrescenta algo as nossas vidas. 

“Toda noite, um pouco antes do amanhecer, o castor caminha atĂ© o topo da montanha e pede ao sol que apareça. E nĂ£o Ă© que o sol sempre nasce?”

É um livro sobre posicionamentos falhos que, ao longo dos anos, se tornaram marca registrada de todos aqueles que ao se ver diante de um assunto que nĂ£o lhe Ă© interessante, procura mudar todo o enredo se colocando no lugar de vitima ou entendedor, sem procurar aprender o que estĂ¡ sendo dito ou atĂ© mesmo sem ensinar o que aprendeu ao longo dos anos. 

Como disse antes, recomendo esse livro para todos aqueles que estĂ£o cansados de discutir com quem nĂ£o quer ouvir e para todos aqueles que desejam aprender a identificar uma conversa sem futuro ou fundamnnento. Se vocĂª jĂ¡ conhece esse livro, conta aqui o que achou e vamos papear. Por enquanto Ă© iusso, forte abraço e atĂ© mais. 



Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!