Dia das crianças


Outubro é aquele mês que a maioria das pessoas lembra como o mês do terror, mas não podemos esquecer que também é o mês das crianças e que precisamos ensinar aos nossos baixinhos desde cedo a importância da leitura, do despertar da imaginação, da empatia, do amor ao próximo e o amor próprio. Então vamos as dicas para a criançada:

  • Sulwe – Lupita Nyong pela Editora Rocco, conta a história de uma garotinha negra e muito tímida que sofre por não se achar parecida com ninguém da sua família no que diz respeito à cor da pele. Ela tem a pele mais escura que seus familiares e colegas da escola, o que faz com que ela seja chamada de “escurinha” ou “noite” pelas outras crianças. Esse livro é um marco no empoderamento, além de nos ensinar sobre como o preconceito pode machucar, além de ser algo tão retrogrado e fora de questão. Para uma criança, aprender sobre isso é crescer se conhecendo e sabendo que ela, independente de sua cor é importante no mundo e vai fazer a diferença na história. 

  • O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry, é aquele livro que trata sobre empatia e ensina a criança o poder de cativar as pessoas, pois nos tornamos responsáveis por aquilo que cativamos. Um livro lindo e que já teve várias adaptações literárias que trazem aquele quentinho no coração, com sua história de conhecimento e amor. 

  • Extraordinário – R. J. Palacio pela Intrínseca. Desde novos precisamos entender que nem todos são iguais, que pessoas nascem com diferenças às vezes dolorosas, outras normais, mas que precisam ser respeitas. August Pullman é um garoto que nasceu com uma síndrome genética que lhe trouxe uma grave deformidade e em meio a uma sociedade hipócrita e julgadora, esse garoto precisa aprender a viver a vida da sua forma, mas não é só isso, ele também nos ensina muito sobre o amor ao próximo e sobre o perdão. Uma história linda que encanta crianças e adultos. 

  • Os últimos jovens da terra – Série de livros do Max Brellier e ilustrações do Douglas Holgate, lançado pela Faro Editorial e que ganhou uma série na Netflix, tem como objetivo encantar o leitor e divertir com a história de Jack Sullivan, o mais novo combatente zumbi de uma cidade tomada por coisas estranhas, mas não é só isso, Jack nos ensina também o valor de uma verdadeira amizade e o quanto devemos lutar por elas, mesmo já tendo apanhado muito da vida sendo tão novo. 

  • Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll, o lançamento da Faro Editorial, trás uma nova roupagem e as ilustrações originais que deram origem a essa história lúdica, de encantar não só o leitor mirim, mas aos adultos também. Alice é uma garotinha que após ter sua curiosidade aguçada por um coelho falante, cai em um outro mundo e passa por uma aventura maravilhosa e cheia de reviravoltas. Aquele conto de fadas que faz o coração se aquecer com cada nova virada de página. 

Foram cinco dicas de literatura para os jovens leitores, se você ainda não conhece nenhum deles esse é o momento, nunca é tarde para presentear um pequeno leitor ou para redescobrir nosso lado criança. Se já leu algum deles nos conta depois o que achou, eu vou ficando por aqui, feliz dia das crianças para você que me lê, muitos doces e até mais!



Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!