Coragem, Raina Telgemeier


FenĂ´meno da literatura jovem atual, a cartunista Raina Telgemeier recria com sensibilidade e humor as ansiedades de sua infĂ¢ncia
A jovem Raina estĂ¡ com um probleminha. Ela acordou com uma dor estranha na barriga. Sua mĂ£e tambĂ©m, entĂ£o talvez seja sĂ³ uma virose. AtĂ© aĂ­ tudo bem, acontece. É sĂ³ descansar. No entanto, quando Raina volta para a escola, surgem mais problemas. A tal dor causa um enjoo que nĂ£o passa, e agora ela estĂ¡ cheia de preocupações: medo de comer, de perder as amigas, dos trabalhos da escola e de uma palavrinha em especial, um terror que começa com a letra “v”. Para completar, ela tem que lidar com a famĂ­lia caĂ³tica e com uma menina que vive implicando com ela, alĂ©m dos colegas de turma, que sĂ³ querem saber de nojeiras.
Cada dia traz um novo receio para Raina. Ela sĂ³ tem 10 anos, e talvez seja um pouco complicado lidar com tudo isso sozinha. Felizmente sua famĂ­lia percebe que hĂ¡ algo avassalador e paralisante tomando conta dela: a ansiedade. EntĂ£o, com a ajuda dos pais e da terapeuta, Raina vai descobrir que uma dorzinha pode esconder nossos maiores medos, e que Ă© preciso coragem para dominĂ¡-los.
Em Coragem, a premiada cartunista Raina Telgemeier traça, com base em suas experiĂªncias, os desafios de crescer. Em uma ediĂ§Ă£o belamente ilustrada e colorida, o livro explora todo o desconforto do amadurecimento e mostra como o medo e a ansiedade afetaram a infĂ¢ncia da autora.
Coragem
Ano: 2020 
PĂ¡ginas: 224
Idioma: portuguĂªs
Editora: IntrĂ­nseca


Claro que fiquei ansiosa para ler Coragem quando soube que o livro era uma autobiografia da autora e de seus perrengues acontecidos na infĂ¢ncia causados justamente pela ansiedade.

Sempre fui uma criança tĂ­mida e introvertida por natureza, some-se aĂ­ o fato de ser gorda, ser a amis alta da sala, usar Ă³culos e ainda ser a nerd que os professores amavam quando tudo o que eu queria era apenas passar despercebida.


Raina começa sentindo uma dor estranha na barriga que ela atribui possivelmente Ă  comida, no mĂ­nimo, esquisita, que a sua mĂ£e faz. Mas essa dor nĂ£o vai embora, alĂ©m de reaparecer nas horas mais inconvenientes, principalmente quando ela estĂ¡ na escola (pior lugar, impossĂ­vel!) e ao ouvir uma certa palavra...

O receio de sentir dor e de vomitar na frente de todos faz com que Raina tenha medo de comer. nĂ£o bastasse esse sofrimento, ela ainda tem que lidar com uma famĂ­lia nada estĂ¡vel, com uma colega de sala implicante e que vive fazendo bullying com ela, fora a partida de sua melhor amiga para outra cidade.


Como lidar com tantas emoções quando se tem apenas 10 anos? Confesso que nĂ£o Ă© fĂ¡cil nem pra mim, que jĂ¡ passei dos 10... A sorte de Raina Ă© que, diferente da muitas crianças e adolescentes que passam por situações parecidas, ela tem uma mĂ£e observadora, sensĂ­vel e que sabe o poder da terapia. Ela leva Raina a uma terapeuta e, aos poucos, Raina vai identificando seus problemas e se fortalecendo. Sabe aquela histĂ³ria de 'Vai. E se der medo, vai assim mesmo.'? É isso o que Raina faz. Com ajuda profissional, uma base familiar forte e amigas de verdade, ela começa a enfrentar seus medos e descobre o quanto isso pode ser libertador.


Coragem Ă© uma histĂ³rias para todas as pessoas que ainda se assustam com situações limite ou de extremo stress, mas que mostra o quanto isso Ă© normal, que pode acontecer com qualquer um e tem soluĂ§Ă£o. 

E vocĂª, tem algum medo que te paralisa? Sofre de ansiedade? JĂ¡ fez terapia? Vem conversar! Enquanto isso eu fico aqui desejando pais como os da Raina para todo mundo. 




Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!