Não era você que eu esperava, Fabien Toulme

 

Como lidar com uma filha com deficiência? Nesta graphic novel autobiográfica, Fabien Toulmé fala com emoção, humor e humildade sobre um encontro inesperado de um pai com sua filha que possui Síndrome de Down. O casal enfrenta o nascimento de uma criança especial. É como uma tempestade inesperada, um furacão. Quando a menina nasce com a síndrome, até então não diagnosticada, a vida de Fabien desmorona. Indo da fúria à rejeição, da aceitação ao amor, o autor fala sobre a descoberta de como é ser diferente.

Não era você que eu esperava
Ano: 2017 
Páginas: 256
Idioma: português
Editora: Nemo

Quem lê HQ já sabe do poder que elas tem de falar sobre temas delicados com maior leveza graças aos seus traços e cores. E acredito que tenha sido por isso que Fabien Toulmé escolheu esse estilo de escrita para trazer à público a experiência totalmente inusitada de ser pai de Júlia, portadora de Síndrome de Down, e falar sobre o turbilhão de sentimentos que ele viveu desde o anúncio da gravidez de sua esposa até a convivência com Júlia e com o preconceito e a ignorância das pessoas.

Durante a gestação de Patrícia, apesar de inúmeros exames serem realizados, nenhuma alteração é constatada, mas Fabien sente que tem algo diferente em sua menininha ainda na maternidade, mesmo que médicos e enfermeiras lhe digam ao contrário.

A partir daí, Fabien oscila como em uma montanha russa indo desde a não aceitação de sua filha a ponto de evitar visitá-la no berçário do hospital, até se tornar o orgulhoso pai de Júlia que vibra a cada nova conquista. 

Fabien mostra através dos seus traços o caminho de coragem que ele aceitou trilhar para criar sua filha especial, fala como a falta de informação pode ser a culpada por determinados sentimentos e atitudes, e sobre como o preconceito é cruel e mesquinho. Mas também mostra como o amor é capaz de nos abastecer de coragem e determinação para lutar por quem a gente ama.

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!