• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Resenha da Drica: A casa da poeira e dos sonhos, Brenda Reid - Lafonte

    Título: A Casa da Poeira e dos Sonhos

    Autora: Brenda Reid

    Tradução: Patricia Rasmussen Chaves

    Editora: Lafonte

    Nº de pág.: 352

    Preço: R$ R$ 39,90


    Sinopse:

    Uma casa em ruínas, o mundo em guerra... num pequeno vilarejo, tudo o que ela realmente precisava para viver. Um jovem diplomata inglês e sua esposa são transferidos para Atenas. Hugh adora o estilo de vida glamoroso da embaixada, mas sua esposa começa a ficar cansada da rotina de festas intermináveis e eventos sociais. Quando ele é enviado a Creta para resolver uma questão política, o casal muda para uma casa decadente, de propriedade da família dele. Evadne logo se apaixona pela ilha e pelos moradores locais e decide continuar lá mesmo depois que o marido retorna a Atenas. Enquanto tenta reformar a casa que está caindo aos pedaços, ela inicia uma sólida amizade com Anthi, uma moça do povoado, e com Christo, um jovem empreiteiro que se torna um parceiro na tarefa de recuperar a casa. Mas as nuvens escuras da guerra estão se aproximando, e a pacífica ilha vai se tornar palco de violência nos dias que virão. Sem nada a perder, todos acabam tomando novas atitudes em relação ao amor e à amizade como se aquela fosse a última oportunidade da vida deles.

    Diferenciais/Comentários. Leitura fácil e envolvente, porém sem deixar de abordar temas mais complexos, como a violência da guerra e o relacionamento entre personagens de diferentes classes sociais. A leitura faz com que o leitor também faça uma viagem pelas ilhas gregas.


    Quando pedi para os parceiros da Larousse que me enviasse o livro "A Casa da Poeira e dos Sonhos", fui movida pela curiosidade em relação aos nomes dos personagens Anthi e Christo, imaginei eu que haveria alguma conotação religiosa nisso. Ainda bem que estava errada. 

    O segundo ponto que me chamou a atenção foi o título, que mesmo depois da leitura me remete e me confirma uma história de amores e sonhos. Mas não é apenas isso. “A casa da poeira e dos sonhos” conta uma história de vidas diferentes, com diferentes origens, que se entrelaçam e que influenciam e são influenciadas pelos acontecimentos da época.

    A autora te leva para a Grécia, mais precisamente na Ilha de Creta, no ano de 1936. Logo de início somos apresentados a Evadne, uma inglesa que acabou de chegar a um vilarejo da ilha, com seu marido Hugh, um diplomata britânico. Os dois estão indo para o que seria uma lua de mel, frustrada ao se depararem com a casa em que ficarão, herança da família dele, e que está em ruínas. Evadne, cansada do luxo e da futilidade da vida que levava, se apaixona pelo lugar. Já Hugh não se anima nem um pouco, prefere a vida agitada em Atenas. Com o passar do tempo, Evadne passa a ser chamada de Divina pelos vizinhos, talvez por causa da dificuldade de pronunciar o seu nome ou pela origem do nome Evadne, que era o nome da filha de Poseidon, deus grego.

    Logo Divina faz uma grande amiga: Anthi. Mulher de personalidade forte, vive um casamento sem amor com um marido muito mais velho do que ela, mãe de duas filhas, conhecedora e seguidora dos costumes locais, literalmente ‘pé no chão e cabeça nas nuvens’.

    A história é contada alternadamente pelo ponto de vista de Divina e de Anthi, cada capítulo é pontuado pelas características pessoais de cada mulher sendo impossível não detectar de imediato a fala de cada uma delas através do seu modo particular de vivenciar as experiências da vida.

    As vidas pessoais de Anthi e Divina e o dia a dia delas é usado para nos contar os acontecimentos do mundo. A partir da narração de Anthi conhecemos os costumes da ilha, a sua comida, os cheiros, as tradições e preconceitos arraigados. Com a narração de Divina apreciamos as paisagens e o estranhamento para alguém que tem tudo aquilo como inusitado. Através da narração das duas vemos também os horrores da guerra que, mesmo longe, provoca horrores na antes pacífica ilha.

    21 comentários :

    1. Estou chocada de não haver conotação religiosa nos nomes :O Realmente, isso foi a primeira coisa que me chamou atenção na sinopse.
      Sou louca com a Grécia! Principalmente a antiga. Então, o livro ganhou pontos comigo hahaha

      Beijo
      Mariana | Sem querer me intrometer
      Sorteio O Guia do Mochileiro das Galáxias (5 livros!)

      ResponderExcluir
    2. Oie Adriana.
      Não conhecia esse livro e fiquei morrendo de vontade de ler.
      Vai pra minha lista.
      Amo histórias onde os acontecimentos de uma época é contado através da visão dos personagens.
      Bjks.

      ResponderExcluir
    3. Que capa linda!
      Não conhecia o livro, mas fiquei com vontade de ler!
      Beijinhos
      Rizia - Livroterapias
      Livroterapias

      ResponderExcluir
    4. Que capa linda!! Já quero ler!
      Beijo,
      Vinícius - Livros e Rabiscos

      ResponderExcluir
    5. A capa é linda e achei bem interessante, principalmente porque gosto bastante dos gregos <3, o único receio é sobre a visão da guerra que não gosto muito de ler. :/

      ResponderExcluir
    6. Não conhecia o livro... a estoria é bem interessante e este toque grego me deixou bem curiosa.

      ResponderExcluir
    7. Oi Drica,
      adorei essa capa, muito linda e dá uma ar sonhador. A Grécia é encantadora, agora não deve ter sido muito para o marido da mocinha, acostumado com o luxo, ele vai deixar ela só no vilarejo e vai ficar em Atenas? Que abuso.
      Sorte que aparece uma amiga, assim os dias passam mais rápido.
      Deve ser deslumbrante, em especial pela mudança de clima, ela devia ter costume com o frio, a Grécia quentinha.
      Adorei a dica. =)

      ResponderExcluir
    8. Realmente os nomes Anthi e Christo deixam qualquer leitor be curioso, eu também fiquei.
      Você diz que o título te chamou a atenção, pois eu já gostei muuito desta capa, nossa, ela é muito misteriosa.
      Acho que nunca li nada que se passe na Grécia.

      Vanessa - Blog do Balaio

      ResponderExcluir
    9. Eu ainda não conhecia esse livro mas o que me chamou mais atenção a princccípio foi o título, tão poético e que remete também a segredos do passado. Parece muito bonita a história e acho que eu apreciaria a leitura.

      ResponderExcluir
    10. Oi
      Não conhecia esse livro e fiquei morrendo de vontade de ler.
      Vai pra minha lista.

      ResponderExcluir
    11. Na maioria das vezes sempre vou pelo titulo, e esse gostei muito, aí vi a resenha... apaixonei auhsuahsuh já na mega lista de livros para ler kkk

      ResponderExcluir
    12. A capa ja me ganhou de imediato, é tão linda, e lendo sua resenha percebo que a historia também é bem bonita, falando das diferenças no modo de vida de duas mulheres no começo do século passado! E sabendo-se que no livro se faz menção a guerra me empolguei mais ainda pra le-lo, pois gosto muito de ler livros que relatam sobre o assunto! Parabéns pela resenha, me deixou muito afim de ler esse livro! Bjão!

      ResponderExcluir
    13. Que livro maravilhoso, não conhecia.
      Primeiro achei a capa linda e amei a resenha.
      Bem curioso os nomes mesmos, eu teria o mesmo pensamento que vc teve antes de ler. Gostei da história, de se passar durante a guerra e também por ter de pano de fundo a Grécia.
      Parece ser apaixonante, esse vou ler com certeza.

      ResponderExcluir
    14. Adoro livros que mostram sobre a guerra e o melhor, sobre mudanças de personagens enquanto a história se desenrola. O livro é atual e trata um tema antigo, achei ótima a resenha e a sinopse do livro. Além da capa der linda demais!!!!!!

      ResponderExcluir
    15. Adorei a capa e o enredo é muito bom.Sua resenha me esclareceu alguns pontos e me deixou com vontade de ler mais sobre o livro.
      Eu esperaria encontrar muita natureza,estrelas e céu límpio.

      ResponderExcluir
    16. Muito legal saber que por trás de uma linda capa , também tem uma estoria bacana com personagens com personalidade e não apenas sentimentos. Está na minha lista já !

      ResponderExcluir
    17. Confesso que não conhecia o livro, mas me apaixonei depois que li sua resenha. Gostei bastante da capa, é realmente muito bonita. Através da sinopse o livro me pareceu ser bastante interessante.

      E em relação a pergunta, não sei muito bem o que encontraria.. acho que um amor de perder o fôlego kkk

      Um beijo.

      ResponderExcluir
    18. Eu pensaria o mesmo que você sobre os nomes Anti e Christo, não sou muito de livros com conotações religiosas, mas bom saber que ele caminha para outro lado! :)
      No mais, bom saber também que a história é contada alterando o ponto de vista de Divina e Anthi, gosto de livros assim, dá uma mexida a mais na história e uma perspectiva melhor dos sentimentos de cada um!
      Bjs!

      ResponderExcluir
    19. já tinha ficado interessada nesse livro quando vi em alguma CDC em que mostravam o livro. O titulo e a capa são, realmente muito bonitos, uma pena que a capa não condiz com a história.
      Fiquei muito curiosa com sua resenha. Pensa que vale a pena comprar? Acho que vou comecar por dar uma olhada online (http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Poeira-e-dos-Sonhos), e depois ver como vai.

      beijos

      ResponderExcluir
    20. Não conhecia este livro, logo o título me chamou muito a atenção, é bem diferente.
      Gostei do enredo, fiquei curiosa para conhecer melhor a vida e os pontos de vista de cada uma destas personagens, parecem ser bem distintas e muito cativantes. Nunca li um livro ambientado na Grécia, fiquei com vontade de acompanhar a estória e saber mais sobre os costumes de lá.
      beijos!

      ResponderExcluir
    21. Oi. Livro ambientados na Grécia deve ser lindo, pois o lugar é lindo demais. Espero que seja assim rs.
      O enredo do livro me pareceu muito gostoso e com certeza vou amar ler. A personagem deve ser ótima e nos deixar fascinados né?

      ResponderExcluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!