• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Resenha da Vic: Do outro lado do muro, Marisa Resende - Giostri

    Título: Do outro lado do Muro

     Autor (a): Marisa Resende

     Editora: Giostri

     Ano: 2013

     Páginas: 320

     Classificação: 4/5

     Sinopse:

     É possível ao amor humano transcender à esfera física, tornar-se etéreo e o tempo linear? De um lado, tem-se Alyna, menina humilde tocada pela genialidade musical que cria seu universo num piano imaginário; de outro, Chris, adolescente alemão igualmente sensível, porém, de família poderosa. Vidas que se cruzam indo além do previsível e criando através da própria história de amor outra de amizade incomum entre jovens de nacionalidades distintas numa casa de veraneio à beira mar. Anos 1980 na praia de Itaúna, tempo de férias e feriados inesquecíveis: sol, surf, cumplicidade, luaus, rock, namoro, sexo e romantismo. Então, a magia que os une experimenta o caos: revelações, proibições, tragédia. Experiências espirituais – ou devaneios? O que deveria ser para sempre tem um fim, mas não termina... A enigmática Alyna refugia-se em Londres e quando retorna ao Brasil é obrigada a enfrentar o passado; e, enquanto seus mistérios são desvendados, descortinam-se outros tantos que nem supunha existir. 

     Olá, galera! 

     Gostaria de dizer antes de tudo, que li este livro há mais de um mês e desde então, tento juntar os meus caquinhos para escrever algo entre a razão e emoção.

     Alyna é uma jornalista brasileira que vive em Londres. Bem sucedida, porém não é feliz. É um livro fechado, só vive para o trabalho e tem várias feridas do passado. Seus amigos querem muito conhecer o país onde Aly nasceu e, depois de relutar bastante, ela concorda em passar as férias no Brasil.

     Ela tinha motivos suficiente para não querer voltar ao seu país natal, porque quando chega lá, uma série de recordações da sua infância começam a vir em mente. Seus amigos, percebendo a mudança em seu comportamento, perguntam o que se passa em sua cabeça e, aos poucos, Alyna vai contando sobre a sua vida, desde os seus 9 anos até os dias de hoje, e principalmente o verão de 78, quando tudo começou a mudar.

     Tudo começou quando Alyna conheceu a dona Scarlet, cliente da sua mãe que era costureira. Encantada com a menina pela sua inteligência, mesmo vindo de uma familia com poucos recursos, como ela mesmo diz, Alyna rapidamente faz amizade com os filhos de Scarlet: Emma, Alecha, Chris e o primo deles, Mike. Ela logo entra no circulo familiar deles, mas sempre entendendo perfeitamente que existia uma linha, ou melhor, um muro, que os dividia por causa da grande diferença social.

    Ela cria laços fortíssimos de amizade com Emma e Alesha, e até mesmo com Mike. Porém, com o Chris é diferente. A conexão deles é muito forte e imediatamente nasce algo a mais: um amor lindo e puro. Os cincos, durante os seis anos narrado pela Alyna adulta, compartilham sonhos, descobertas, primeiro beijo e as descobertas na vida sexual.

    A Alyna do passado é uma personagem cativante, dotada de uma inteligência incrível, que várias vezes temos que lembrar que conhecemos ela ainda criança, mas as suas conversas e os seus questionamentos são de uma adulta.

    O Chris é extremamente encantador. Os momentos, as conversas entre eles são tão lindas. É incrível como desde o começo ele sabia que era ela. Mesmo ela sendo uma criança e ele um adolescente. Ele prometeu esperá-la porque a diferença de idade entre eles ficavam mais em evidência por Alyna ser mais nova. O relacionamento deles é cheio de conflitos, altos e baixos, descobertas, e medo... Ah! Esses dois sofrem, viu? O destino não está a favor da relação desses dois, e o desfecho disso sabemos logo no início. E isso não é spoiler, ok?

    A Marisa passou várias lições filosóficas que nos fazem pensar e repensar sobre a vida. A leitura é gradativa, e apesar de ter capítulos intercalados entre passado/presente, não fica cansativo. Porém, tenho que confessar, que dava vontade de pular os capítulos do presente, e só ler os do passado de tão curiosa que eu fiquei.

    A capa é linda. A imagem tem tudo a ver com o livro e o titulo também. Folhas amareladas, espaçamento normal, só achei as letras um pouco pequenas.

    Do outro lado do Muro é um romance triste e doloroso, não vou negar a vocês. Porém, vale muito a pena! Ele conseguiu me tirar sorrisos e lágrimas ao mesmo tempo, mesclando melancolia e amor.

    Recomendo, e muito!! E separem os lencinhos.


    " Ele é como uma música suave ou a brisa que me toca, mas não pertence ao meu mundo, está só de passagem para me encantar como em um conto de fadas."





    4 comentários :

    1. Oi linda,olha eu aqui de novo... eu li esse livro a alguns meses atrás e amei a história dos protagonistas, principalmente a raça de Alyna..a única coisa que me incomodou foi os flash que hora e meia tinha, voltava sempre ao passado para ela contar o que acontecia, sei que isso era preciso da história, mas me incomodou um pouco...no mais,o livro é lindo.


      bjs

      ateliedoslivros.blogspot.com.br (me visite, ficarei feliz com sua visita)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Simeia!
        O livro é realmente bom,porém alguns flash back pode deixar a leitura cansativa. É claro que se levamos em conta a escrita da Marisa, e o enredo maravilhoso, podemos deixar isso de lado rs.

        Muito Obrigada!!

        Beijos, Vic.

        P.s Seu blog é fofo!

        Excluir
    2. Oie, tudo bom?
      Eu já conhecia o livro, mas não sabia que se tratava de um romance tão emocionante. A história deixa aquela curiosidade porque na resenha cita esse passado da protagonista. Parece ser um romance para pensar em algumas questões.
      Beijos!
      http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Aline!
        Fiquei curiosa com o livro desde a sinopse. No decorrer dele descobrimos mais sobre esse tal passado, e como disse, é bastante emocionante.

        É uma ótima leitura!!
        Obrigada, beijos.

        Excluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!