• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Leitura da Drica: Soldier Leal até o fim, Sam Angus @novoconceito

    Título: Soldier - leal até o fim

    Autora: Sam Angus

    Tradução: Julio de Andrade Filho

    Gênero: Ficção Inglesa

    Título Original: Soldier Dog

    Páginas: 248

    Sinopse:
    Quando Tom Ryder é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos. Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa. Mentindo a idade, consegue se alistar no exército britânico. Somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha. Uma prova de que a inocência e a sensibilidade podem ser mais poderosas do que a guerra. SOLDIER: Leal até o fim é um livro emocionante e intenso, recomendado para leitores de todas as idades, especialmente para os apaixonados por cães.


    Dez segundos depois de ter solicitado esse livro para a Novo Conceito já tinha certeza de que me arrependeria... Pensei 'Choro em todas as histórias de cachorro, pq vou ler mais uma?????' Mas arranjei coragem e enfrentei.

    O livro conta a história de Stanley, garoto adolescente de 14 anos que perdeu a mãe e mora sozinho com Da, seu pai, que já estava deprimido com a morte da esposa e teve esse quadro agravado com a partido de seu filho Tom, de 17 anos que vai lutar na Primeira Guerra Mundial. 

    Vivendo em Lancashire, praticamente isolado do mundo, Stanley tem apenas o seu amor por Rocket Brown, uma deerhound vencedora de várias competições de corrida, como conforto para as horas de solidão, saudade e como refúgio nos momentos de explosão de mau humor do pai que parece não notar a sua existência.

    "... e o calor no olhar da cadela parecia a luz do sol para Stanley."

    Encontramos Stanley em completo desespero pois Rocket está no cio e fugiu por um descuido seu. Rocket volta após ter cruzado com cães mestiços e o sofrimento de Stanley só piora. Da decide não alimentar mais Rocket e a despreza. Lara, sua professora de Biologia e noiva do irmão, é quem o ajuda. Chega o dia em que Rocket terá os seus filhotes, Stanley acredita estar sozinho, mas Da aparece no momento crucial e ajuda no nascimento dos filhotes mas promete que os afogará pois não quer cães mestiços em sua casa.

    Acreditando que foi isso que o pai fez com o Soldier, único macho da ninhada de Rocket e seu escolhido, Stanley decide mentir sua idade e se alistar para ser enviado para o campo de batalha na esperança de encontrar o irmão.

    Mas a guerra não é fácil, e Stanley viverá os seus horrores. Ele será designado para o trabalho com cães mensageiros, cerca de 7 mil cães que estiveram em uma guerra que não era sua mas, devido a sua lealdade, perderam suas vidas para salvar as vidas dos soldados que amava e dos que tinham começado a guerra e estavam confortavelmente protegidos em suas casas. 

    "... Bones assumiu a sua coragem, seu senso de honra como sendo dele próprio. ele sempre será verdadeiro, leal e corajoso; até a última batida do seu coração ele dará - e disso não tenha dúvida - a própria vida por você."

    O livro é narrado em terceira pessoa e dividido em três partes que narram o antes, o durante e a saída de Stanley do campo de batalha. Um história ficcional que usa fatos históricos para dar credibilidade. 

    Soldier - leal até o fim usa a guerra como pano de fundo para falar da amizade e lealdade dos cães, mas também para falar como os horrores da guerra podem deixar marcas profundas nas pessoas e para falar de família e o quanto os seus laços são importantes para todos os seus membros.



    0 comentários :

    Postar um comentário

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!