• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Estante da Tata: Os magos, Lev Grosman - Amarilys

    Livro: Os Magos
    Os magos # 1

    Autor: Lev Grossman

    Ano: 2010

    Páginas: 456

    Editora: Amarilys

    Sinopse:
    Quentin Coldwater é um gênio precoce às vésperas de entrar na faculdade. Como a maioria das pessoas, Quentin acreditava que a magia não era algo real. Acreditava. Tudo muda quando ele é surpreendentemente admitido em uma universidade - muito antiga, muito secreta, muito exclusiva - de estudos mágicos, ao norte de Nova York. Após se esgueirar por um terreno baldio do Brooklyn na tarde de inverno em que deveria ter feito sua entrevista para entrar em Princeton, Quentin se vê, em pleno verão, no idílico campus da misteriosa Brakebills. Ali - não antes de um difícil e cansativo exame de admissão - ele dá início a uma extensa e rigorosa iniciação ao universo acadêmico da feitiçaria moderna; ao mesmo tempo, descobre também os princípios boêmios da vida universitária - amizades, amores, sexo e álcool.
     
     


    E isso minha gente, é um livro de fantasia!!!


    Os magos é um livro muito especial pra mim. Eu li ele pela primeira vez a uns 5 anos atrás e me apaixonei pela história. Eu lembro de querer comprar esse livro por tanto tempo mas sempre deixar de lado pelo preço cobrado por ele. Mas, um dia, um dia em que eu estava muito estressada, eu resolvi jogar a vida pra cima, fui na livraria mais próxima e comprei ele. Nunca me arrependi, o livro valeu cada centavo que paguei por ele.

    Os magos conta a história de Q, um garoto prodígio, beirando seriamente a depressão, que é obcecado por uma série de livros de fantasia que leu quando era criança. Um dia, quando o Q estava indo para uma entrevista para uma das faculdades de maior prestígio dos Estados Unidos, uma paramédica estanha entrega para ele uma pasta contendo o sexto livro perdido (e nunca publicado) da série de livros que ele sempre foi obcecado. O problema é que quando Q começa a ler, uma das páginas se solta fazendo com que ele corra atrás dela até se encontrar magicamente em um lugar onde as estações do tempo não parecem fazer sentido.

    Naquele lugar ele é convidado a realizar um teste de admissão, o que se prova ser extremamente complicado quando as páginas da prova ficam constantemente se reescrevendo e as pessoas da sua sala continuam a desaparecer em pleno ar. Extremamente surpreso, Q passa pelo teste e lhe é oferecida uma bolsa de estudos na prestigiada faculdade de magia de Brakebills.

    O que eu preciso dizer sobre Os magos é que ele não é um livro bonitinho sobre magia. Os magos não possui personagens perfeitos e heroico. Na verdade, é basicamente o oposto e é exatamente o que faz a história ser interessante. Os personagens desse livro podem ser invejosos e covardes, possuem inseguranças latentes sobre si mesmos e podem até, como é o caso do Q, ter depressão.
     
    Eu vi algumas pessoas dizendo que gostaram do livro mas não do Q por acharem ele um pouco deprimido demais às vezes e extremamente inseguro. Mas a questão é: Q não é um herói idealizado e nunca será, ele é um adolescente de 17 anos com início de depressão que não tinha ideia do que fazer com a vida dele. No fundo, não somos todos um pouco Q? Você se sairia melhor que ele nas situações que ele enfrentou se elas fossem impostas a você? Pra mim, ver um protagonista imperfeito demonstrar dúvidas que todos nós teríamos se estivéssemos no lugar dele é muito legal e inovador. 
     
    É muito bom também ver como a magia e o poder adquiridos por essas pessoas imperfeitas ressaltam suas muitas imperfeições ou as modifica. Pense em Harry Potter (sem o caráter de herói) só que na faculdade, com drogas, bebidas e andando com rebeldes dispostos a quebrar as regras, inclusive as morais.

    "A verdade nem sempre rende uma boa história, não é mesmo?"

    O que eu posso dizer sobre Os magos é praticamente uma ironia, mas não deixa de ser verdade. Os magos é um livro realista que trata seus personagens de forma real e não idealizada, o que na verdade é interessante se você pensar que se trata de um livro de fantasia sobre uma faculdade mágica.
     
    A história é muito bem contada e a passagem do tempo é extremamente rápida em alguns momentos, o que não prejudica em nada a história, porque a verdadeira e inesperada aventura de Q se mostra apenas na metade final do livro.
     
    Para mim, o mais interessante sobre esse livro, além da história em si obviamente, é a forma apaixonada que o autor retrata o ato da leitura. Os livros e o amor por eles são uma parte essencial da história, o ponto de partida que leva o personagem principal a acreditar em magia e mais que isso, são a razão que leva o personagem a buscar a magia em um mundo que parecia menos real para ele do que os mundos contidos nos livros que ele tanto amava. É interessante observar como livros podem influenciar pessoas, suas personalidades e suas crenças.

    Para uma leitora maluca que nem eu, viciada em livros, principalmente livros de fantasia, essa história é tipo o paraíso. Nesse mesmo sentido, tem uma frase da J.K. Rowling que eu amo muito e que definitivamente se encaixa aqui:
     
    "Eu não acredito no tipo de magia nos meus livros. Mas eu acredito que alguma coisa muito mágica pode acontecer quando você lê um bom livro."

     Preciso deixar claro que em Os magos a magia não vem fácil, ela é conquistada através de muito sacrifício, esforço, dor e dias intermináveis de estudo. Esqueça a ideia de bruxos e magia que os livros de Harry Potter trouxeram, esqueça varinhas mágicas e vassouras e brincadeiras inocentes, você definitivamente não vai encontrar nada disso nesse livro.

    Mas o engraçado é você vai encontrar citações carinhosas sobre o menino que sobreviveu (Harry Potter), referências as Crônicas de Nárnia (tem uma cena bem legal no começo do livro, antes dele saber a existência da magia, em que o Q encontra um armário bem estranho e acha que ele pode ser um portal para outro mundo mas quando ele abre o armário percebe que era apenas um armário e fica extremamente desapontado), Senhor dos Anéis e outros livros.

    Se há uma única lição que a vida nos ensina, é que apenas desejar não é o suficiente.

    É como se o autor de Os magos soltasse referências sobre seus livros favoritos, os livros que influenciaram ele tanto quanto os livros do Q o influenciaram. Eu senti que esse livro era, em vários momentos, uma carta de amor à leitura. Não sei se isso faz sentido, mas me senti assim.

    Os magos é o primeiro livro de uma série de três livros. Os dois primeiros já foram lançados no Brasil e o terceiro e último está sendo negociado pela editora, eles esperam realizar o seu lançamento o mais breve possível (informação cedida pela editora Amarilys na sua página do facebook).

    Recentemente, o canal syfy desenvolveu e lançou uma série de tv baseada em os magos, chamada the Magicians, e é genial! Sério, uma das melhores adaptações de livros que eu já vi! Claro, várias modificações foram feitas para encaixar a história melhor em um formato de série, mas, ao contrário do que aconteceu com a série shadowhunters (fiz uma resenha para essa serie aqui no blog), todas as modificações feitas até agora foram realizadas com cuidado e fazem sentido a história dos livros!! Eu não posso nem expressar o quão feliz eu estou com essa série!! É tão boa gente, vale super a pena assistir!! Os atores escolhidos são perfeitos (menos o penny, cadê o moicano louco?) e os efeitos especiais muito bons!! Então vou deixa o trailer da série pra ver se vocês se empolgam a ver (vejam, serio, nunca pedi nada a vocês.. haha).


    "- Vocês estão tentando dominar o mundo ou o quê?

    - Nós não ensinamos isso aqui mas você pode tentar."
     


    Ps: Só existem dois tipos de leitores para Os magos, aqueles que vão amar o livro com todas as suas forças e aqueles que vão odiar. Espero que você ame tanto quanto eu amei.

    Ps: Os magos contem cenas com álcool, drogas, sexo e violência e eu não recomendo de forma nenhuma para crianças.
     
     

    0 comentários :

    Postar um comentário

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!