Estante da Tata: Os magos, Lev Grosman - Amarilys

Livro: Os Magos
Os magos # 1

Autor: Lev Grossman

Ano: 2010

PĂ¡ginas: 456

Editora: Amarilys

Sinopse:
Quentin Coldwater Ă© um gĂªnio precoce Ă s vĂ©speras de entrar na faculdade. Como a maioria das pessoas, Quentin acreditava que a magia nĂ£o era algo real. Acreditava. Tudo muda quando ele Ă© surpreendentemente admitido em uma universidade - muito antiga, muito secreta, muito exclusiva - de estudos mĂ¡gicos, ao norte de Nova York. ApĂ³s se esgueirar por um terreno baldio do Brooklyn na tarde de inverno em que deveria ter feito sua entrevista para entrar em Princeton, Quentin se vĂª, em pleno verĂ£o, no idĂ­lico campus da misteriosa Brakebills. Ali - nĂ£o antes de um difĂ­cil e cansativo exame de admissĂ£o - ele dĂ¡ inĂ­cio a uma extensa e rigorosa iniciaĂ§Ă£o ao universo acadĂªmico da feitiçaria moderna; ao mesmo tempo, descobre tambĂ©m os princĂ­pios boĂªmios da vida universitĂ¡ria - amizades, amores, sexo e Ă¡lcool.
 
 


E isso minha gente, Ă© um livro de fantasia!!!


Os magos Ă© um livro muito especial pra mim. Eu li ele pela primeira vez a uns 5 anos atrĂ¡s e me apaixonei pela histĂ³ria. Eu lembro de querer comprar esse livro por tanto tempo mas sempre deixar de lado pelo preço cobrado por ele. Mas, um dia, um dia em que eu estava muito estressada, eu resolvi jogar a vida pra cima, fui na livraria mais prĂ³xima e comprei ele. Nunca me arrependi, o livro valeu cada centavo que paguei por ele.

Os magos conta a histĂ³ria de Q, um garoto prodĂ­gio, beirando seriamente a depressĂ£o, que Ă© obcecado por uma sĂ©rie de livros de fantasia que leu quando era criança. Um dia, quando o Q estava indo para uma entrevista para uma das faculdades de maior prestĂ­gio dos Estados Unidos, uma paramĂ©dica estanha entrega para ele uma pasta contendo o sexto livro perdido (e nunca publicado) da sĂ©rie de livros que ele sempre foi obcecado. O problema Ă© que quando Q começa a ler, uma das pĂ¡ginas se solta fazendo com que ele corra atrĂ¡s dela atĂ© se encontrar magicamente em um lugar onde as estações do tempo nĂ£o parecem fazer sentido.

Naquele lugar ele Ă© convidado a realizar um teste de admissĂ£o, o que se prova ser extremamente complicado quando as pĂ¡ginas da prova ficam constantemente se reescrevendo e as pessoas da sua sala continuam a desaparecer em pleno ar. Extremamente surpreso, Q passa pelo teste e lhe Ă© oferecida uma bolsa de estudos na prestigiada faculdade de magia de Brakebills.

O que eu preciso dizer sobre Os magos Ă© que ele nĂ£o Ă© um livro bonitinho sobre magia. Os magos nĂ£o possui personagens perfeitos e heroico. Na verdade, Ă© basicamente o oposto e Ă© exatamente o que faz a histĂ³ria ser interessante. Os personagens desse livro podem ser invejosos e covardes, possuem inseguranças latentes sobre si mesmos e podem atĂ©, como Ă© o caso do Q, ter depressĂ£o.
 
Eu vi algumas pessoas dizendo que gostaram do livro mas nĂ£o do Q por acharem ele um pouco deprimido demais Ă s vezes e extremamente inseguro. Mas a questĂ£o Ă©: Q nĂ£o Ă© um herĂ³i idealizado e nunca serĂ¡, ele Ă© um adolescente de 17 anos com inĂ­cio de depressĂ£o que nĂ£o tinha ideia do que fazer com a vida dele. No fundo, nĂ£o somos todos um pouco Q? VocĂª se sairia melhor que ele nas situações que ele enfrentou se elas fossem impostas a vocĂª? Pra mim, ver um protagonista imperfeito demonstrar dĂºvidas que todos nĂ³s terĂ­amos se estivĂ©ssemos no lugar dele Ă© muito legal e inovador. 
 
É muito bom tambĂ©m ver como a magia e o poder adquiridos por essas pessoas imperfeitas ressaltam suas muitas imperfeições ou as modifica. Pense em Harry Potter (sem o carĂ¡ter de herĂ³i) sĂ³ que na faculdade, com drogas, bebidas e andando com rebeldes dispostos a quebrar as regras, inclusive as morais.

"A verdade nem sempre rende uma boa histĂ³ria, nĂ£o Ă© mesmo?"

O que eu posso dizer sobre Os magos Ă© praticamente uma ironia, mas nĂ£o deixa de ser verdade. Os magos Ă© um livro realista que trata seus personagens de forma real e nĂ£o idealizada, o que na verdade Ă© interessante se vocĂª pensar que se trata de um livro de fantasia sobre uma faculdade mĂ¡gica.
 
A histĂ³ria Ă© muito bem contada e a passagem do tempo Ă© extremamente rĂ¡pida em alguns momentos, o que nĂ£o prejudica em nada a histĂ³ria, porque a verdadeira e inesperada aventura de Q se mostra apenas na metade final do livro.
 
Para mim, o mais interessante sobre esse livro, alĂ©m da histĂ³ria em si obviamente, Ă© a forma apaixonada que o autor retrata o ato da leitura. Os livros e o amor por eles sĂ£o uma parte essencial da histĂ³ria, o ponto de partida que leva o personagem principal a acreditar em magia e mais que isso, sĂ£o a razĂ£o que leva o personagem a buscar a magia em um mundo que parecia menos real para ele do que os mundos contidos nos livros que ele tanto amava. É interessante observar como livros podem influenciar pessoas, suas personalidades e suas crenças.

Para uma leitora maluca que nem eu, viciada em livros, principalmente livros de fantasia, essa histĂ³ria Ă© tipo o paraĂ­so. Nesse mesmo sentido, tem uma frase da J.K. Rowling que eu amo muito e que definitivamente se encaixa aqui:
 
"Eu nĂ£o acredito no tipo de magia nos meus livros. Mas eu acredito que alguma coisa muito mĂ¡gica pode acontecer quando vocĂª lĂª um bom livro."

 Preciso deixar claro que em Os magos a magia nĂ£o vem fĂ¡cil, ela Ă© conquistada atravĂ©s de muito sacrifĂ­cio, esforço, dor e dias interminĂ¡veis de estudo. Esqueça a ideia de bruxos e magia que os livros de Harry Potter trouxeram, esqueça varinhas mĂ¡gicas e vassouras e brincadeiras inocentes, vocĂª definitivamente nĂ£o vai encontrar nada disso nesse livro.

Mas o engraçado Ă© vocĂª vai encontrar citações carinhosas sobre o menino que sobreviveu (Harry Potter), referĂªncias as CrĂ´nicas de NĂ¡rnia (tem uma cena bem legal no começo do livro, antes dele saber a existĂªncia da magia, em que o Q encontra um armĂ¡rio bem estranho e acha que ele pode ser um portal para outro mundo mas quando ele abre o armĂ¡rio percebe que era apenas um armĂ¡rio e fica extremamente desapontado), Senhor dos AnĂ©is e outros livros.

Se hĂ¡ uma Ăºnica liĂ§Ă£o que a vida nos ensina, Ă© que apenas desejar nĂ£o Ă© o suficiente.

É como se o autor de Os magos soltasse referĂªncias sobre seus livros favoritos, os livros que influenciaram ele tanto quanto os livros do Q o influenciaram. Eu senti que esse livro era, em vĂ¡rios momentos, uma carta de amor Ă  leitura. NĂ£o sei se isso faz sentido, mas me senti assim.

Os magos Ă© o primeiro livro de uma sĂ©rie de trĂªs livros. Os dois primeiros jĂ¡ foram lançados no Brasil e o terceiro e Ăºltimo estĂ¡ sendo negociado pela editora, eles esperam realizar o seu lançamento o mais breve possĂ­vel (informaĂ§Ă£o cedida pela editora Amarilys na sua pĂ¡gina do facebook).

Recentemente, o canal syfy desenvolveu e lançou uma sĂ©rie de tv baseada em os magos, chamada the Magicians, e Ă© genial! SĂ©rio, uma das melhores adaptações de livros que eu jĂ¡ vi! Claro, vĂ¡rias modificações foram feitas para encaixar a histĂ³ria melhor em um formato de sĂ©rie, mas, ao contrĂ¡rio do que aconteceu com a sĂ©rie shadowhunters (fiz uma resenha para essa serie aqui no blog), todas as modificações feitas atĂ© agora foram realizadas com cuidado e fazem sentido a histĂ³ria dos livros!! Eu nĂ£o posso nem expressar o quĂ£o feliz eu estou com essa sĂ©rie!! É tĂ£o boa gente, vale super a pena assistir!! Os atores escolhidos sĂ£o perfeitos (menos o penny, cadĂª o moicano louco?) e os efeitos especiais muito bons!! EntĂ£o vou deixa o trailer da sĂ©rie pra ver se vocĂªs se empolgam a ver (vejam, serio, nunca pedi nada a vocĂªs.. haha).


"- VocĂªs estĂ£o tentando dominar o mundo ou o quĂª?

- NĂ³s nĂ£o ensinamos isso aqui mas vocĂª pode tentar."
 


Ps: SĂ³ existem dois tipos de leitores para Os magos, aqueles que vĂ£o amar o livro com todas as suas forças e aqueles que vĂ£o odiar. Espero que vocĂª ame tanto quanto eu amei.

Ps: Os magos contem cenas com Ă¡lcool, drogas, sexo e violĂªncia e eu nĂ£o recomendo de forma nenhuma para crianças.
 
 

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!