• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Estante da Tata: Anna Vestida de Sangue, Kendare Blake - @Verus

    Anna Vestida de Sangue
    Anna # 1

    Kendare Blake

    Ano: 2016

    Páginas: 252

    Editora: Verus

    Sinopse:
    Cas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas e afastar distrações, como amigos e o futuro.
    Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espírito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas.
    Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os outros fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente?



    Anna Vestida de Sangue é um livro interessante. Para começar ele é narrado por um protagonista masculino, coisa rara nos livros de YA hoje em dia. Outra coisa interessante é que é um livro YA com cenas macabras e eu não vi isso chegando.

    Quando eu li a sinopse, me interessei imediatamente pelo livro mas achei que a história seguiria em uma pegada A Mediadora. Eu achei que seria um livro de romance com um toque extra de sobrenatural e eu fiquei realmente bem feliz em descobrir que estava errada. Não me entendam mal, existe romance na história mas também existe terror, existe cenas macabras de assassinatos, existe menções a vodu e o diabo a quatro.

    Honestamente, eu esperava um livro mais cor de rosa, se é que me entendem, e consegui um livro cheio de tons de cinza.


    Anna vestida de Sangue conta a história de Cas. O pai de Cas caçava e matava espíritos vingativos, espíritos que devido a forma que morreram, acabam por causar a morte de pessoas inocentes. Em uma dessas caçadas, o pai de Cas morre e ele resolve assumir os 'negócios da família’.

    Algum tempo depois e já com uma boa dose de experiência, Cas descobre Anna Vestida de Sangue, uma menina que morreu 60 anos atrás, uma menina de 16 anos que foi tão brutalmente assassinada que o vestido branco que ela usava mudou de cor para o vermelho do sangue que a cobriu, uma menina que assombra sua antiga casa e que mata sem hesitar qualquer um que se atreva a entrar la.

    O problema é que Anna é diferente de todos os outros fantasmas que Cas já enfrentou, ela é mais forte, mais poderosa e ela tem consciência da sua situação, ela sabe que ela está morta e ela sabe o quão poderosa ela se tornou. Em uma jogada de sorte, Anna poupa Cas e ele fica intrigado em descobrir o passado dela e o que a fez ser tão única.
    - Ela não é só um fantasma. É um furacão. 

    Eu gostei bastante desse livro, achei a leitura bem rápida e agradável e eu realmente amei os personagens. Eu amei Cas e o seu senso de dever e sua vontade de vingança pela perda do pai. Ele renegou tanto, sua própria vida, sua felicidade e seu futuro para fazer o que supostamente sua família faz. Adorei ver ele brigar consigo mesmo e perder contra certas normalidades que ele tinha renegado, coisas como ter amigos e se divertir e aproveitar os momentos sem transformar tudo em um trabalho.

    Adorei a Anna e os seus dois lados, a menina de 16 anos cheia de sonhos que foi brutalmente assassinada e a menina vingativa sedenta de sangue. Conhecer os seus dilemas, sua perspectiva da morte e a sua culpa foi muito interessante e eu ansiava pelas suas cenas.

    -Você me faz querer o que eu não posso ter.

    Amei a mãe bruxa do Cass e a mania dela de benzer ele com óleos estranhos na luz do luar e mandar ele levar o gato (que não é um gato muito normal) da família para as caçadas, amei Thomas e sua solidão imposta pelo seu dom e esquisitice e o seu bom humor que independe disso tudo. Por fim eu adorei Carmel por fugir dos estereótipos normais aos quais os personagens em sua posição geralmente se prendem.

    Anna Vestida de Sangue é um livro bem escrito que te deixa com um gostinho de quero mais no final e te faz ficar desejando pôr as mãos no segundo (e último) livro da série.

    Apesar de ter gostado bastante do livro e o considerar bem escrito, eu senti muita falta do desenvolvimento da mitologia apresentada e, muitas vezes, da explicação por trás de vários fatos largados soltos pelo livro. Eu não sei se as respostas foram guardadas, de propósito, para o segundo livro ou se foi realmente um lapso da autora (o que eu acho mais provável), de qualquer forma, o livro merecia mais 50 páginas (afinal, ele só tem 247 páginas), e um aprofundamento na mitologia da história.

    Eu queria saber mais sobre o vodu e a sua relação em vários momentos da história, queria saber mais sobre o pai do Cass e a sua família de caçadores de fantasmas, queria saber mais sobre as bruxas e sobre as habilidades da mãe dele, queria saber mais sobre o avô do Thomas e eu até queria saber mais sobre aquele gato maluco.

    Eu recomendo Anna Vestida de Sangue para aqueles que gostam de livros de fantasmas, para aqueles que gostam de romances e mocinhos quebrados e chutadores de bundas, eu recomendo Anna Vestida de Sangue para aqueles que gostam de mocinhas que podem ser más.

    Ps: Eu não sei vocês, mas eu adoro um protagonista homem meio quebrado emocionalmente. Eu tenho problemas. Hahaha

    Ps: O livro tem linguagem limpa mas possui algumas cenas de assassinatos, de corpos, sangue e afins.

    Ps: Achei a capa desse livro tão linda e pessoalmente ela dá um pouco de medo.



    17 comentários :

    1. Realmente diferente ter um livro do gênero narrado por um homem, sou muito medrosa e por isso não tenho coragem de ler livros de terror rssr mesmo assim a premissa é interessante, principalmente esse dom de caçar fantasmas, que eu não entendo muito,fico com certas dúvidas:
      -O que ele faz com os fantasmas?
      - Não faz sentido ele matar os fantasmas sendo que já estão mortos
      Mesmo assim estou curiosa, confesso que não gostei muito da autora colocar um romance e acabar desfocando do fator principal, amei a capa e assim que tomar coragem lerei o livro

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não tenha medo Maria!! O livro tem fantasmas e tudo o mais mas ele não dá exatamente medo ahaha

        Então, respondendo suas perguntas, ele ''mata'' os fantasmas (palavras do Cas), mas na verdade é como se ele na verdade mandasse eles embora do mundo dos vivos.. Em um momento do livro ele inclusive se questiona sobre para onde os fantasmas vão ou se eles simplesmente são destruídos.. Alguns desses questionamentos são respondidos mas se eu te dizer estraga algumas surpresas do livro ;)

        Quanto a parte do romance, ela é bem simples e não é o foco central do livro nem de perto e achei otimo a autora escolher fazer assim!

        Excluir
    2. Acho essa capa lindíssima. De fato ele traz alguns diferenciais do que vemos pelos YAs por ai. Acredito que ele vai me dá mais medo do que eu imagino. rsrsrsrs Mas quero fazer essa leitura. Achei que era um livro único, mas espero que no segundo os pontos que você destacou sejam melhores elaborados.

      Bjs,
      Garotas de Papel

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Thiana, eu não tive medo lendo.. Apesar da temática do livro, ele não é assustador, ele só é impactante e tem umas cenas meio grotescas haha

        Eu também achava que seria um livro único mas quando terminei eu fiquei feliz de saber que tinha uma continuação.

        Excluir
    3. Engraçado que assim que vi essa capa fiquei simplesmente encantada. Adorei a maneira como foi descrito na sua resenha a história e me vi envolvida em muita curiosidade, eu não conheço muito sobre Vodu, apenas o que falam e sobre um filme que ficou bem conhecido: A chave mestra. Acho que vou ler esse daí logo, logo, gostei muito da premissa e de ser apenas dois livros...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Adriana que bom que vc gostou da resenha!! Fico muito feliz msm!!

        Adoro esse filme A Chave mestra!! Mas deixa eu te avisar, no livro de Anna, o vudu é tratado de forma bem diferente.. Mas n desanime, eu gostei bastante!!

        Nem me fale, é tão raro a gente achar series pequenas ou se dois livros, chega bate uma felicidade haha

        Excluir
    4. Oi, tudo bem? Espero que sim!
      Resenha perfeita, parabéns. Suas palavras me deixaram mais ansiosa para ler esse livro, que já estava adicionado a minha lista de desejados. A capa está linda! E desde o princípio fiquei muito curiosa com a premissa dessa obra, querendo muito saber o desenrolar dessa história. Obrigada pela ótima dica! Com certeza quero muito ler! Beijos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Marcia, tudo bem sim e com vc?

        Poxa, muito obrigada! Fico realmente feliz que tenha gostado xD

        Excluir
    5. eu já estava curiosa para ler esse livro e depois do: "recomendo para quem gosta de ...)
      vc acertou em tudo: fantasmas ok, herois quebrados ok, heroinas más ok
      ou seja
      preciso desse livro

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O que eu posso fazer, herois quebrados e heroínas meio más sempre me conquistam haahahahhah

        Excluir
    6. Adorei Rê.
      Se já tinha interesse no livro, agora aumentou!
      Gostei da sua visão limpa dos detalhes dele e creio que deixou claro pra quem tinha dúvidas de para que lado ele iria sobre comprar ou não, e ler ou não. Eu, certamente, vou ler! ;)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Carol!! Fico muito feliz por vc ter gostado da resenha!! De verdade =)

        Excluir
    7. Oi!
      Esse é um livro que quero muito ler assim que vi ele no lançamento a capa logo me chamou atenção e lendo a sinopse fiquei bem interessada, mas também pensei que serie um livro mais leve com terror mas não chegando a ser assustador e me surpreendi achei interessante o rumo que o autor tomou, gostei muito dos personagens principalmente o Cas e os dilemas que surge para ele e a Anna que foi uma personagem que me deixou bem intrigada !!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Suzana! Então, me surpreendi muito também com fato da historia possuir elementos mais pesados de terror!! Eu amei o Cas e a Anna tb e to louca pelo segundo (e ultimo livro) pra saber como eles vão terminar (eu preciso de um final feliz na minha vida haah).

        Excluir
    8. Eu estou desejando esse livro desde o seu lançamento. É bom saber que os personagens são bem construidos e tudo, mas esses lapsos ou falta de informações me deixou um pouco desanimada com a leitura

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Fernanda, não se desanime!! Apesar desses lapsos o livro é muito legal!! Alem do mais o ultimo livro pode preencher essas lacunas melhor (o que eu estou torcendo para acontecer).. De qlqr forma, vale a leitura!!

        Excluir
    9. Não dava nada por este livro mas lendo a resenha, eu fiquei fascinada para lê-lo!! E ele tem tudo que eu gosto, suspense, magia e romance!! Também fiquei curiosa para saber como Anna morreu!! A vida de Anna, assim como a de Cas se identificam em alguns aspectos!! Mas será que Cas conseguirá se aproximar de Anna sem ser morto?? Quero ler!!

      ResponderExcluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!