• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Leitura da Drica e Dica do Dan: Bidu, Caminhos

    Em Bidu – Caminhos, os autores Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho reimaginam a forma como Bidu e Franjinha - os dois primeiros personagens criados por Mauricio de Sousa - se tornaram melhores amigos. Uma aventura cheia de problemas, surras, desvios de rota, chuva, cachorros, decisões difíceis e ternura.
    Bidu: Caminhos
    Graphic MSP # 5
    Ano: 2014 
    Páginas: 84
    Idioma: português 
    Editora: Panini Comics


    Aí você se depara com uma HQ super fofa, com o tema principal mais fofo ainda: cachorro, com o traço fantástico e com todo o respaldo do mestre Maurício de Sousa, alguma chance de não amar???



    Bidu: caminhos é a quinta Graphic Novel da coleção Graphic MSP e a primeira da segunda fase e vai contar a história do famoso cachorrinho azul do Franjinha, mas antes de eles se conhecerem. Essa HQ vai mostrar justamente como os caminhos de bidu e Franjinha se cruzaram, todos os percalços que bidu teve que passar para encontrar o seu novo e definitivo dono.


    Prepare o seu coração porque a vida do Bidu e a realidade das ruas para animais abandonados não é nada fácil. Chuva, frio, fome, perigos como cães bravos e a carrocinha é só uma parte do que ele terá que enfrentar.


    Mas ele também vai encontrar alguns amigos ao longo do caminho que vão ajudar a levá-lo até o seu dono.

    Um dos pontos que achei mais legal da HQ é que os animais não falam, não tem voz humana, eles se comunicam através de imagens que você, adulto (rsrsrs), terá que interpretar essa nova linguagem. 


    Cheia de onomatopeias (aqueles palavras que simulam sons), a história vai sendo contada de uma maneira diferente e, talvez, um pouco difícil de ser lida para quem não está acostumado com a linguagem dos quadrinhos. Mas se esse é o seu caso, não se desespere!!! Te garanto que uma segunda leitura feita com olhos mais atentos resolve esse problema.

    Mas enquanto Bidu enfrenta os seus desafios, Franjinha está a procura de um cachorro. Apesar de ir a um abrigo em busca do seu novo amigo, Franjinha não encontra o cãozinho certo, como se ele e Bidu estivesse destinados um ao outro. 


    A paleta de cores é fantástica e te ajuda a entrar no clima do sentimento que os autores querem despertar em cada quadrinho.


    Como já conhecemos a história dos dois, sabemos que essa história tem um final feliz. Mas infelizmente não é o que acontece com muitos cãezinhos que perambulam pelas nossas cidades. Dan foi um desses animais, que hoje temos o prazer de chamar de filho. Não podemos deixar a oportunidade passar, eu e Dan, e dar uma dica aqui: adote! Olhe para o lado, para o chão molhado, para a marquise fria, para aquele cantinho úmido, ali pode estar o seu melhor amigo ou seu filho do coração!!!                                                                  
                                                                                              





    10 comentários :

    1. Oie!
      Esse livro é muito fofo e com uma mensagem tão importante, não é mesmo? Adotar! Se eu faço a leitura de livros assim, é emoção na certa! Mas sabemos que nos livros o final feliz é esperado, agora é torcer para que os animais que vivem na rua, também possam ter um "final feliz" em suas vidinhas sofridas.
      A dica está anotada. Obrigada. Beijos.

      ResponderExcluir
    2. Eu não curto HQ's, mas simplesmente não tem como não querer ler esse HQ fofo, achei bem legal que conta a história do Bidu, realmente a realidade das ruas para animais abandonados não é nada fácil, e apesar deste livro ter final feliz para o Bidu, sabemos que ainda tem muitos cãozinhos abandonados nas ruas, sem dúvidas é muito importante adotar e dar um novo lar a algum animal abandonado.

      ResponderExcluir
    3. Eu já tive a oportunidade de ler o HQ e me deliciei em cada página. Ele é tão fofo e lindo que parece mágico. Os traços, as falas e as dificuldades que os cães passam nas ruas é muito triste, mas ao mesmo tempo é uma conscientização para adotar esses pequenos. Estou tão feliz por vocês terem gostado!!
      Bjos!

      ResponderExcluir
    4. HQ, Maurício de Sousa e Cachorríneos! Tem como não amar uma obra dessa?
      Confesso que nunca tinha visto, mas fiquei super animada pra ler a obra. Parece ser uma leitura bem linda.
      Essa questão dos cachorros de rua ser abordada, chamou bastante a minha atenção.
      E fiquei contente em saber sobre o final feliz. Me deixou ainda mais animada pra ler.
      Adorei a dica e espero conferir em breve.
      Beijos
      Caroline Garcia

      ResponderExcluir
    5. Olá!
      Essas HQ da Turma da Mônica são a coisa mais linda!
      Por enquanto só li Laços, mas quero muito ler a HQ do Bidu <3
      Aborda assuntos muito importantes e deve ser muito emocionante.
      Beijos

      ResponderExcluir
    6. As novas HQs da Turma da Mônica de personagens que pouco se destacavam antes são um amorzinho!! Bidu me encantava desde que o conheci quando eu era criança e sempre continuará me encantando. E como não apaixonar por esse cãozinho?
      Quando o conheci, Bidu já tinha o Franjinha como dono, então fiquei curiosa como aconteceu esse encontro e as aventuras que viveu.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    7. Oi Dan!
      Não tive a oportunidade de ler ainda a HQ, mas o Bidu é muito amor!
      Adorei as imagens e os acessórios nas fotos *-*
      Deve ser muito triste. Adoro animais e fico muito angustiada por saber do sofrimento que eles passam nas ruas. Fiquei curiosa pra saber o que vai acontecer na aventura do Bidu!
      Obg pela indicação!
      Abc

      ResponderExcluir
    8. Drica!
      Sempre amei o Bidu. Lembro que na adolescência, pintava camisetas com ele e com o Bugu e genhei até um dinheirinho, porque todo mundo queria.
      Ver uma nova HQ com aval do criador ser bem feita e com história linda, dá uma saudade e aquela vontade de ler.
      Achei os traços diferentes, ainda assim, ficaram parecidos com o original.
      Imagino a alegria do Dan...
      Um final de semana esplendoroso!
      “O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.” (William Shakespeare)
      Cheirinhos
      Rudy
      TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
      http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Aah que amoor esse livro, eu gosto bastante dos HQ's do Mauricio, e achei super legal a ideia que esses autores tiveram, realmente parece ser um livro um tanto complicado de ler, ja que devemos ter uma interpretação boa, mas vale a pena ne kkkk é realmente muito triste tudo o que esses dog's abandonados passam nas ruas, meu coração fica apertado quando vejo e não posso fazer nada, queria poder pegar todos, mas como viajo muito, nao tem como cuidar, e nem levar.

      ResponderExcluir
    10. Olá!
      Sempre amei os pessoal da turma da Mônica e já tinha visto esse HQ do bidu e é tão lindo ver a história dele antes, de tudo que passou para chegar ao dono dele que cuidar dele, deve ter uma aventura em tanto aí. Com certeza eu leria!

      ResponderExcluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!