Desafiadores do Destino: disputa por controle

Estamos lançando esse mĂªs nossa HQ Desafiadores do Destino! Com roteiro de Felipe Castilho, ilustraĂ§Ă£o de Mauro Fodra e coloraĂ§Ă£o de Mariane GusmĂ£o, "Desafiadores do Destino: Disputa por Controle" Ă© uma aventura em que a magia de deuses antigos e monstros esquecidos encontra as engrenagens e autĂ´matos de mentes muito Ă  frente de seu tempo!

E para nossos leitores de SĂ£o Paulo, tem lançamento na Ă¡rea!
No dia 05 de outubro, Ă s 18h, vocĂª poderĂ¡ nos encontrar na Ugra Press para garantir um autĂ³grafo e garantir uma HQ autografada pelos trĂªs! Confirme sua presença no nosso evento no Facebook!

Saiba mais sobre a HQ, e adquira seu exemplar aqui com desconto:


Desafiadores do destino: Disputa por controle

O desafio dos Desafiadores! HQ foi um verdadeiro exercĂ­cio de criatividade e busca por referĂªncias para os autores.

Chega este mĂªs Ă s principais livrarias e lojas especializadas em quadrinhos do Brasil, o novo trabalho do escritor bestseller Felipe Castilho (autor de A Ordem Vermelha: Filhos da DegradaĂ§Ă£o, IntrĂ­nseca, 2017) em parceria com o artista Mauro Fodra (Justiça Sideral, independente, 2017) e da colorista Mariane GusmĂ£o (Reparos de BrĂ£o Barbosa, independente, 2017), Desafiadores do Destino: Disputa por Controle, a mais nova graphic novel da AVEC Editora que tem como sinopse a seguinte trama:


As Ilhas Falkland estĂ£o mergulhadas em uma sangrenta disputa territorial entre dois reinos: LemĂºria e AtlĂ¢ntida. Muitos inocentes jĂ¡ morreram ao longo do conflito, incluindo os gorgs, moradores originais do lugar. Liderados pela misteriosa Lune Lefevre, uma equipe Ă© montada Ă s pressas: uma mulher indestrutĂ­vel, um gĂªnio excĂªntrico que usou o prĂ³prio cĂ©rebro em um experimento envolvendo autĂ´matos, um meio-atlante bilionĂ¡rio e um homem treinado nas artes de combate de todas as tribos indĂ­genas das AmĂ©ricas. Do meio deste grupo improvĂ¡vel poderĂ¡ surgir a soluĂ§Ă£o para o fim do conflito ou o evento que desencadearĂ¡ uma destruiĂ§Ă£o muito maior que a disputa territorial.

Desafiadores do Destino: Disputa por Controle Ă© uma aventura em que a magia de deuses antigos e monstros esquecidos encontra as engrenagens e autĂ´matos de mentes muito Ă  frente de seu tempo.

De Vinte Mil Léguas Submarinas até Lost
De acordo com o prĂ³prio autor e roteirista, a obra Ă© uma homenagem aos livros clĂ¡ssicos de aventura (Vinte Mil LĂ©guas Submarinas, Ilha do Tesouro) e aos quadrinhos de herĂ³is, principalmente as superequipes. “Mas nĂ£o houve uma tentativa de criar herĂ³is tupiniquins. Tem um texto meu no prefĂ¡cio que tambĂ©m fala das aventuras em ilhas no imaginĂ¡rio popular [Robinson CrusoĂ©, Lost, etc]”, destaca Felipe.

Ele adianta que a ideia central de Desafiadores do Destino Ă© do renomado quadrinhista Marcelo Campos (conhecido por seu personagem Quebra-Queixo) e do desenhista Ronaldo Barata (Sobrenatural Social Clube). “Me convidaram pra brincar com os personagens deles. AĂ­ eu acrescentei a Nay Ă  equipe, fiz o roteiro e criei esse mundo onde a AtlĂ¢ntida nĂ£o se foi por completo – e por isso a realidade evoluiu de maneira diferente, com essa mistura estĂ©tica de fantasia e steampunk”, detalha Felipe.

Escritor experiente, ele jĂ¡ trabalha com roteiro de quadrinhos hĂ¡ algum tempo, uma leitura fundamental para sua formaĂ§Ă£o como leitor. “Pra mim Ă© um processo natural transitar entre a prosa e as HQs, entĂ£o tĂ¡ tudo tranquilo – ainda que o Desafiadores seja bem diferente do meu Ăºltimo trabalho de quadrinhos, o Savana de Pedra, que foi finalista do PrĂªmio Jabuti. Acho que o universo de Desafiadores tem tudo pra agradar os leitores do Ordem Vermelha. É uma aventura bem frenĂ©tica que nos apresenta essa superequipe disfuncional”, admite.


A Arte de Desafiadores: Desafio E... Viaja... Viaja...
Ao ser convidado para desenhar a histĂ³ria, Mauro Fodra revela ter “mergulhado” em um mundo de referĂªncias, buscando diferenciar seu trabalho de tudo o que jĂ¡ Ă© feito de publicações do mesmo tema. Ele conta: “Tratei de pegar meu sketchbook e começar a imaginar as personagens, raças, mĂ¡quinas, criaturas e registrar os esboços coloridos em aquarela. Aprovados, o Felipe viajou nos personagens e suas possibilidades no decorrer da trama e nĂ³s falĂ¡vamos sempre sobre cada um deles!”

Foram, de acordo com o artista, estudo apĂ³s estudo, testando vĂ¡rias possibilidades atĂ© chegar num resultado que os outros gostem e principalmente que convença ele mesmo (o que ele admite ser o mais difĂ­cil). “Quando recebi o briefing dos personagens, a palavra chave foi: Viaja, solta a imaginaĂ§Ă£o... EntĂ£o, dar ideia para louco termina nisso, (Risos). As personalidades individuais ajudaram bastante, mas no visual, pensei num amĂ¡lgama entre estereĂ³tipos e excentricidades!”, disse Mauro.

O desenhista reconhece que centenas de universos fantĂ¡sticos estiveram em seu arcabouço de referĂªncia, partindo de clĂ¡ssicos da SessĂ£o da Tarde dos anos 1980 (Star Wars, Willow, HistĂ³ria sem Fim, A OdissĂ©ia, JasĂ£o e Velo de Ouro, Krull) e passando por HQs de super-herĂ³is e referĂªncias do quadrinho europeu, citando artistas como Didier Cassegrain, Enrico Marini, JĂ©rĂ´me Lereculey, Patrick Prugne, sem falar em Moebius e Manara.

Os Desafiadores desafiaram atĂ© quem estĂ¡ começando
Mesmo tendo lançado Reparos com BrĂ£o Barbosa no ano passado, a colorista Mariane GusmĂ£o estreou no mercado de quadrinhos nacional com Defensores do Destino. “É muito divertido colorir um mundo de fantasia, imaginar como seriam aquelas criaturas e lugares se fossem reais, ainda mais quando a gente mistura steampunk no meio, tudo fica mais legal”, confessa ela.

A artista tambĂ©m revela ter encontrado desafios para dar cor e vida aos personagens da graphic novel. “Foi meu primeiro trabalho como colorista e colorir a arte do Mauro nĂ£o foi fĂ¡cil, Ă s vezes ao olhar a quantidade de detalhes de uma pĂ¡gina eu achava que nĂ£o ia dar conta. Felizmente eu nĂ£o desisti, adquiri mais confiança e pude aprender muito no processo”, desponta.

Conforme Mariane, seu principal papel era dar vida ao desenho atravĂ©s das cores, e sua meta era transmitir o clima correto para cada quadro e a diversidade dos personagens. “O Mauro e o Felipe me orientaram que nĂ£o queriam cores muito saturadas, procurei referĂªncias de fotos e tambĂ©m HQs que possuem uma paleta com tons pastĂ©is como as do francĂªs Didier Cassegrain e do espanhol Juanjo Guarnido. Outros coloristas que gosto muito e acabam me influenciando sĂ£o Fiona Staples, Jordie Bellaire e Matt Wilson”, explica a colorista.

Muito descontraĂ­do, o autor Felipe Castilho ainda deixa um recado para quem jĂ¡ acompanha seu trabalho ou passarĂ¡ a conhecĂª-lo atravĂ©s de Desafiadores: “Porradaria, monstros gigantes, robĂ´s gigantes, robĂ´s gigantes VERSUS monstros gigantes, deuses antigos, aĂ§Ă£o e sangue colorido. Podem ir na fĂ©”.

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!