Valente, o filme


Desde os tempos ancestrais, histĂ³rias de batalhas Ă©picas e lendas mĂ­ticas passaram de geraĂ§Ă£o para geraĂ§Ă£o nas montanhosas e misteriosas Terras Altas da EscĂ³cia. Merida Ă© uma habilidosa arqueira e a impetuosa filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor. Determinada a trilhar o seu prĂ³prio destino, Merida desafia um costume ancestral, sagrado para os poderosos senhores da terra quando uma competiĂ§Ă£o Ă© organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido. As ações de Merida lançam inadvertidamente o caos e a fĂºria no reino, e quando ela recorre a uma velha e excĂªntrica Bruxa, a quem pede que sua mĂ£e mude, mas a ajuda vem em forma de maldiĂ§Ă£o. O perigo iminente força Merida a descobrir o significado da verdadeira coragem para que possa desfazer a terrĂ­vel maldiĂ§Ă£o antes que seja tarde demais. Agora caberĂ¡ Ă  jovem ajudar a sua mĂ£e e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.
Brave foi anunciado para a mĂ­dia pela primeira vez em abril de 2008, naquela Ă©poca, o tĂ­tulo do filme era The Bear and the Bow. Brave Ă© o primeiro conto de fadas produzido pela Pixar, e foi considerada pelos crĂ­ticos, uma das pelĂ­culas mais sombrias e maduras, quando comparado Ă s outras produções do estĂºdio.
Os créditos finais do filme incluem uma homenagem especial ao co-fundador da Pixar, Steve Jobs, que morreu em 2011.

A jovem princesa Merida se identifica com o espĂ­rito selvagem do pai, com quem tem maior afinidade. JĂ¡ a mĂ£e acredita na etiqueta como obrigaĂ§Ă£o social, alĂ©m do casamento como finalidade para uma mulher. Como muitas adolescentes, Merida nĂ£o aceita que sua mĂ£e decida como ela deve se comportar ou se vestir. NĂ£o aceita, acima de tudo, que ela trace seu destino. Este conflito se agrava quando, pela tradiĂ§Ă£o, os primogĂªnitos dos reinos aliados devem disputar a mĂ£o de Merida em um torneio. Transtornada com os acontecimentos, a jovem tem uma sĂ©ria discussĂ£o com sua mĂ£e, foge sem direĂ§Ă£o e retorna com o que acha ser a soluĂ§Ă£o de seus problemas. Logo apĂ³s chamĂ¡-la de monstro, Merida encontra uma bruxa que transforma sua mĂ£e justamente nisso: em um monstro ou, no caso, em um urso selvagem.
AĂ­ começa todo o conflito do filme. NĂ£o sĂ³ a mĂ£e tenta civilizar sua nova natureza animal – a maioria do humor nasce deste urso comendo com talheres, limpando a boca com guardanapos -, mas tambĂ©m a filha precisa esconder a nova transformaĂ§Ă£o materna do prĂ³prio pai, que detesta ursos. Merida deve impedir que seus pais se matem, mas acima de tudo ela deve impedir que o confronto entre a liberdade, representada pelo pai, e a tradiĂ§Ă£o, representada pela mĂ£e, destrua a noĂ§Ă£o de famĂ­lia.
Ao invĂ©s da mensagem tradicional dos filmes da Disney, Valente adota um lema mais contemporĂ¢neo, que Ă¡ a moral americana do "faça vocĂª mesmo", "vocĂª pode ser o que quiser, contanto que se esforce". Talvez por isso o filme tenha sido chamado de prĂ³-feminista, apoiando a independĂªncia da mulher, o que vocĂª percebe logo no trailer quando Merida disputa a sua prĂ³pria mĂ£o em casamento.
Acredito que o grande mĂ©rito de Valente Ă© falar da famĂ­lia sem endeusĂ¡-la, e sem usar o prĂ­ncipe encantado ou o amor romĂ¢ntico como soluĂ§Ă£o para todos os problemas das mocinhas desamparadas. Imaginem as crianças que nĂ£o tem suas famĂ­lias dentro deste modelo onĂ­rico de famĂ­lia perfeita como se sentiam antes? Valente consegue ser feliz com suas conquistas individuais: sem bem-vinda a modernidade aos filmes infantis.




3 comentĂ¡rios

  1. Achei essa princesa tĂ£o linda com os cabelos ruivos, e apenas o trailer me faz rir sem parar. Ainda nĂ£o assisti, mas estĂ¡ na lista de pretensões. =)
    O que chama atenĂ§Ă£o Ă© a independĂªncia da Merida, ela Ă© corajosa e busca mesmo o que quer. SĂ³ nĂ£o tinha ideia que a mĂ£e se transformava num urso. hahaha.
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma das minhas animações preferidas! Merida Ă© tĂ£o linda com seus cachos e cabelos ruivos, tambĂ©m amei o tema "famĂ­lia" que torna o filme ainda mais bonitinho! :)

    ResponderExcluir
  3. Filme maravilhoso! Merida Ă© querida! HistĂ³ria linda, relaĂ§Ă£o entre mĂ£e e filha retratada de forma real e sensĂ­vel... adorei sua anĂ¡lise!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!