Filme - O Amante da Rainha


O Amante da Rainha

Lançamento: 8 de fevereiro de 2013  (2h 17min) 

Dirigido por: Nikolaj Arcel

Com: Mads Mikkelsen, Alicia Vikander, Mikkel Boe Folsgaard  mais 

GĂªnero: HistĂ³rico , Drama , Romance

Nacionalidade: Dinamarca

TĂ­tulo original: En Kongelig Affære 

Distribuidor: EUROPA FILMES 

 

SĂ©culo XVIII. Caroline Mathilde (Alicia Vikander) Ă© uma jovem britĂ¢nica que se torna rainha da Dinamarca apĂ³s se casar com o insano rei Christian VII (Mikkel Boe Folsgaard). Em viagem pela Europa, a saĂºde mental do monarca piora a cada dia e um acompanhamento mĂ©dico torna-se necessĂ¡rio. O alemĂ£o Johann Struensee (Mads Mikkelsen) Ă© escolhido e rapidamente conquista a confiança do rei, tornando-se seu confidente e principal conselheiro. Promovido a mĂ©dico da corte, Struensee tambĂ©m se aproxima cada vez mais de Caroline. Aproveitando-se da fragilidade de Christian, os dois assumem o poder do paĂ­s e iniciam uma surpreendente reforma de inspiraĂ§Ă£o iluminista.

 

Uma mulher escreve aos filhos nove anos apĂ³s ter sido separada deles. Assim começa O Amante da Rainha, que promete algo grandioso. A princesa inocente, o rei louco, o amante carinhoso, a sogra ambiciosa e o padre conservador estĂ£o presentes, em seus lugares predeterminados no tabuleiro, na ordem esperada de apariĂ§Ă£o.

 

O filme recebeu dois prĂªmios notĂ¡veis e merecidos no Festival de Berlim em 2012. Um deles, de Melhor Roteiro, escrito por Rasmus Heisterberg e pelo tambĂ©m diretor Nikolaj Arcel. A trama narra a histĂ³ria de Caroline Mathilde (Alicia Vikander), jovem natural da Inglaterra que teve o casamento arranjado com o Rei da Dinamarca, Christian VII (Mikkel Boe Følsgaard). Caroline imaginava que o futuro marido era o par ideal, mas conhece um rapaz estĂºpido e infantil, que se revelarĂ¡, mais tarde, um insano.

 


Quando sai em viagem Ă  Europa, apĂ³s o filho do casal nascer, Christian Ă© obrigado a se consultar com um mĂ©dico. Aqui o espectador familiariza-se com sua insanidade. O alemĂ£o e idealista Johann Friedrich Struensee (Mads Mikkelsen), ao invĂ©s de questionar sintomas, acompanha o fluxo da imaginaĂ§Ă£o do rei, que logo o vĂª como um amigo e o leva para a corte.

 

Mas o mais importante do filme Ă© a mostra da ascensĂ£o do Iluminismo em uma Europa retrĂ³grada, com leis severas, tortura e desprezo pelo povo, mostrado atravĂ©s do relacionamento verĂ­dico entre a jovem rainha decepcionada e o mĂ©dico Struensee. Lindo ver o aflorar do amor entre os dois. Caroline começa a despertar sua curiosidade em relaĂ§Ă£o ao mĂ©dico intruso, rejeitado por ela, a principio, quando descobre que Struensee possui os livros que ela tanto ama e que sĂ£o proibidos no reino. A mĂ¡ vontade da jovem se transforma assim que seus olhos encontram Rousseau e Voltaire na estante do mĂ©dico. Da leitura dos Iluministas nasce o romance que mudaria a histĂ³ria da Dinamarca. A paixĂ£o vai sendo despertada pela admiraĂ§Ă£o intelectual entre eles, coisa rara nos dias de hoje.

 

Struensee e Caroline começam a manipular o rei, incutindo nele as ideias Iluministas dos dois. Tudo bem no início, mas as mudanças despertam a ira da nobreza.

 

Ponto para a opĂ§Ă£o de retratar o romance clandestino como um mero pano de fundo para o tema da entrada do Iluminismo no norte da Europa. Quando deve escolher entre o amor da rainha e seu idealismo polĂ­tico, Struensee nĂ£o hesita: escolhe a polĂ­tica.

 

Uma atuaĂ§Ă£o mediana para uma histĂ³ria fabulosa por se tratar de uma trama real, representando um dos grandes episĂ³dios da histĂ³ria da Dinamarca. Destaque para Boe Følsgaard, que estĂ¡ Ă³timo na pele do rei louco e solitĂ¡rio, que ao mesmo tempo em que desperta Ă³dio no telespectador pode causar pena. Levou o Urso de Prata de Melhor Ator em Berlim. E para os cenĂ¡rios suntuosos, figurinos detalhados e bela fotografia.

 

O filme nos dĂ¡ uma aula de HistĂ³ria que, mesmo que nĂ£o aprofundada, oferece a visĂ£o panorĂ¢mica de um paĂ­s que saiu da misĂ©ria e abriu as portas ao desenvolvimento, ironicamente, favorecido por um caso de amor proibido. Pena nĂ£o ter ganhado o Oscar de Melhor filme estrangeiro.

5 comentĂ¡rios

  1. Muito bom heim!
    Apesar de vc salientar que a atuaĂ§Ă£o foi mediana, achei o todo muito interessante.
    Gosto muito de histĂ³ria, sempre foi uma das minhas matĂ©rias favoritas.
    Assim que tiver uma oportunidade verei esse filme.

    ResponderExcluir
  2. UAU! Esse filme parece ser Ă³timo! Entrou pra minha lista de "preciso ver urgentemente"!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. OOI, nĂ£o conhecia o filme, mas gostei bastante, pelo fato de ser histĂ³rico rsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei sabendo sobre o filme em outro blog e jĂ¡ foi pra minha lista de "filmes pra assistir nas fĂ©rias"! xD

    ResponderExcluir
  5. Ainda estou procurando este filme desde o dia que vi o post...

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!