Filme: Oblivion, da Paramount

Lançamento: 12 de abril de 2013 (2h 6min)

Dirigido por: Joseph Kosinski

Com: Tom Cruise, Olga Kurylenko, Morgan Freeman
GĂªnero: AĂ§Ă£o, Aventura, FicĂ§Ă£o cientĂ­fica

Nacionalidade: EUA
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil

Sinopse:

2077. Jack Harper (Tom Cruise) Ă© o responsĂ¡vel pela manutenĂ§Ă£o de equipamentos de segurança em um planeta Terra irreconhecĂ­vel, visto que a superfĂ­cie foi destruĂ­da devido a confrontos com uma raça alienĂ­gena. O que restou da humanidade vive hoje em uma colĂ´nia lunar. Jack irĂ¡ para este local daqui a duas semanas, jĂ¡ que estĂ¡ perto de terminar seu trabalho na Terra. SĂ³ que, um dia, ele encontra uma espaçonave que traz uma mulher dentro. Ao conhecĂª-la, tudo o que Jack sabe atĂ© entĂ£o Ă© posto em dĂºvida. É o inĂ­cio de uma jornada onde ele precisarĂ¡ descobrir o que realmente aconteceu no passado.

Oblivion nasceu a partir de um tratamento de oito pĂ¡ginas escrito pelo diretor e roteirista Joseph Kosinski, que em 2007 foi publicado como graphic novel pela Radical Publishing. Posteriormente, o projeto virou um livro ilustrado, que foi lançado juntamente com a estreia do longa-metragem nos cinemas.
Em um futuro nĂ£o muito distante, a Terra foi destruĂ­da em um confronto com alienĂ­genas. (Ă€s vezes chego a acreditar que esse serĂ¡ o nosso fim, depois de tantos filmes disserem a mesma coisa!).  A trama se passa 60 anos depois do ataque dos Scavs: a humanidade venceu a ameaça, mas o custo da salvaĂ§Ă£o foi a prĂ³pria Terra. "Ganhamos a guerra, mas perdemos o planeta", Ă© uma fase de efeito do personagem principal Jack, interpretado pelo Tom Cruise e sua funĂ§Ă£o neste lugar devastado Ă© fazer a manutenĂ§Ă£o dos Drones, mĂ¡quinas usadas no patrulhamento do local que destroem tudo o que eles nĂ£o reconhecem, principalmente humanos. O local Ă© povoado pelos misteriosos Saqueadores, que nos trarĂ£o uma grata surpresa lĂ¡ pelo meio do filme.
Jack vive com Vika (Andrea Riseborough), com quem forma um par romĂ¢ntico e uma ‘boa equipe’ monitorando ele do alto da sua casa em forma de torre. Mas Jack e Vika estĂ£o em polos opostos, apesar do programa de remoĂ§Ă£o de memĂ³ria executado pelos lĂ­deres buscando o bem estar deles, Jack Ă© pura emoĂ§Ă£o enquanto Vika Ă© razĂ£o em pessoa. Jack insiste em nĂ£o se desligar totalmente do pouco do passado que ainda se lembra, o que Ă© proibido, mantendo um local secreto com tudo o que ele encontra perdido pelo planeta, e Ă© isso que vai ser determinante para mudar o futuro de Jack. Destaque para os vinis do Led Zeppelin, Duran Duran e um livro do Charles Dickens. Ah, e outro artefato muito ‘interessante’ Ă© um Ă³culos empoeirado que lembra um certo Top Gun.
Pontos fortes: apesar de estar em um planeta desolado, a casa de Vika e Jack Ă© de dar inveja, uma arquitetura perfeita! A fotografia Ă© perfeita na hora de demarcar territĂ³rios. Enquanto que na casa de Jack temos um padrĂ£o clĂ¡ssico, monocromĂ¡ticos, vemos o contraste com o esconderijo de Jack, com cores vivas.
Mas tudo começa a mudar com a chegada de uma mulher misteriosa... E aí é que começa a ficar bom!
Recomendo!
 
 
 

2 comentĂ¡rios

  1. Assisti o filme nĂ£o curti, o trailer Ă© tudo bom, mas quando assisti o filme, foi decepcionante.

    ResponderExcluir
  2. Este comentĂ¡rio foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!