As Crônicas de Nárnia Curiosidades



As Crônicas de Nárnia é uma série composta por sete livros de fantasia, escritos por C. S. Lewis. A obra mescla elementos de mitologia nórdica e grega com temas cristãos e contos de fadas. As histórias das crônicas se passam no mundo fantástico de Nárnia, onde existe magia, animais que falam e guerras entre seres do bem e do mal. As sete histórias são (em ordem cronológica, não de publicação): O Sobrinho do Mago, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Príncipe Caspian, A Viagem do Peregrino da Alvorada, A Cadeira de Prata, O Cavalo e seu Menino e A Última Batalha.

C. S. Lewis, nascido Clive Staples Lewis nasceu em 1898, em Belfast, Irlanda do Norte e morreu em 1963, em Oxford, Inglaterra. Além de escritor, ele também foi teólogo e professor universitário. Escreveu dezenas de livros, incluindo obras sobre apologética cristã, poesias, uma trilogia de ficção científica e, é claro, 'As Crônicas de Nárnia'. Durante a Segunda Guerra Mundial, ficou conhecido por dar palestras motivadoras na rádio BBC de Londres. Conviveu com vários escritores famosos, como Tolkien, T. S. Eliot, Owen Barfield e G. K. Chesterton.

Referências  - A série As Crônicas de Nárnia faz várias alusões à Bíblia e ao cristianismo, apesar de autor ter afirmado que as conexões não foram propositais. O leão Aslan, por exemplo, seria uma alegoria de Deus, já que ele criou o mundo de Nárnia e aparece em todas as histórias como um conselheiro. Além disso, As Crônicas de Nárnia têm vários elementos das mitologias nórdica e grega, como faunos, sereias, dríades, duendes e dragões.

Leitores - As Crônicas de Nárnia não é uma obra declaradamente feita para crianças. No entanto, o público infantil tem grande identificação com as histórias, já que, na maioria delas, os personagens principais são meninos e meninas. Além disso, a linguagem empregada por C. S. Lewis é leve e simples, o que contribui para a compreensão infantil.

Popularidade - Desde o lançamento do primeiro livro, O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, a obra de C. S. Lewis ganhou notoriedade internacional. Mais de 120 milhões de cópias dos sete livros foram vendidas em todo o mundo, em 47 idiomas diferentes.

 

Adaptações - A primeira adaptação de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa ocorreu em 1967, com episódios de trinta minutos para TV. Em 1979, o mesmo livro foi adaptado para desenho animado. No final dos anos 80, a BBC adaptou os quatro primeiros livros em uma série de TV (que depois foi compilada em três filmes). Além disso, a série de C. S. Lewis se tornou peça radiofônica e apresentações teatrais. Em 2005, a Disney lançou O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa nos cinemas. O filme fez tanto sucesso que, logo, a sequencia foi encomendada. Príncipe Caspian estreou em 2008. Já a última adaptação foi feita pela 20th Century Fox: A Viagem do Peregrino da Alvorada, que estreou em 2010.

Locações - As três últimas adaptações, feitas pela Disney e pela 20th Century Fox, foram filmadas em várias partes do mundo, como Nova Zelândia, Polônia, República Tcheca, Eslovênia e Austrália. No filme Príncipe Caspian, as cenas da cidade de Londres foram filmadas em Praga; e os prédios londrinos foram inseridos nas imagens por computação gráfica.

Prêmios - C. S. Lewis, foi premiado em 1956 com a Medalha Carnegie, pelo livro A Última Batalha (o último da saga).

Legado - C. S. Lewis inspirou vários outros escritores contemporâneos, como Daniel Handler (Desventuras em Série) e J. K. Rowling (Harry Potter). Em homenagem à sua contribuição à literatura, há uma estátua do autor entrando em um guarda-roupa, em sua cidade natal, Belfast, na Irlanda do Norte.

5 comentários

  1. Nossa, eu só sei que parte da minha infância e um pouquinho agora foi Narnia ashuashaushsau'. Na verdade, os filmes, haha.

    http://umaprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infância bem acompanhada, hein? Leia os livros, vc vai amar tb!

      Excluir
  2. Falta apenas 3 livros para terminar de ler todas as que compõem as Crônicas de Nárnia, confesso que estou adiando um pouco a leitura.

    ResponderExcluir
  3. eu tenho a edição que é do livro único, mas ainda não li. vou ler ano que vem :)
    e adorei, muita coisa eu nao sabia ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!