Resenha da Morgana



    Meu nome Ă© Morgana Capistrano, tenho 16 anos. NĂ£o sou um gĂªnio da mĂºsica, um mĂºsico e nem mesmo uma estudante de mĂºsica. Mas acredito que nem Ă© preciso. Enquanto alguns escolheram estudĂ¡-la, eu escolhi senti-la e amĂ¡-la. E faço isso muito bem. Entretanto, a grande presença da mĂºsica em minha vida me deu a possibilidade do conhecimento, mesmo que pouco eu o tenho.

     Pode soar demasiadamente fantasioso, mas eu poderia definir a mĂºsica como microparticulas atĂ´micas que residem no oxigĂªnio que respiramos. Pois a cada inspiraĂ§Ă£o eu a sinto como parte de mim, como algo que me faz bem ao extremo, como o prĂ³prio ar que respiro: ela Ă© essencial para mim.

     NĂ£o sei o que Ă© uma vida sem mĂºsica, em toda a minha vida houve mĂºsica envolvida. E eu me pergunto o que seria de mim sem ela? E se nĂ£o existisse? Para esta Ăºltima eu responderia: eu inventaria. Pois nĂ£o hĂ¡ no mundo algo que me complete tĂ£o bem quanto uma mĂºsica. E o melhor de tudo Ă© que podemos ter tudo e ter mĂºsica. Podemos ler e ouvir mĂºsica, podemos amar, podemos brincar e viver e ouvir mĂºsica! Ela Ă© um complemento. Um complemento indispensĂ¡vel em minha vida e acredito que na vida de muitos. SerĂ¡ possivel alguĂ©m nĂ£o amar mĂºsica?

     Independente do gosto mĂºsical ela faz parte inevitĂ¡vel de nossas vidas. Veja quĂ£o incrivel ela Ă©. Ela se transforma em vĂ¡rias para agradar Ă  varios seres no mundo. E ela estĂ¡ em todos os lugares; na rua, no Ă´nibus, em casa e etc. Somos feitos de musicas e retĂª-la da vida Ă© como negar a si mesmo. Somos mĂºsica. Eu sou mĂºsica. Eu sinto a mĂºsica. Eu vivo a mĂºsica.

     TambĂ©m escrevo e a mĂºsica tem papel importante em minha inspiraĂ§Ă£o. E como alguns leitores, ler livros ouvindo uma boa mĂºsica Ă© quase rotina. Livro e mĂºsica Ă© a dupla perfeita, a porta de entrada para a cultura, o entretenimento e o prazer.
Sem esquecer do poder sobrenatural que ela tem de nos compreender, conversar conosco e ainda nos dĂ¡ o poder de, por via dela, nos expressar. O passaporte para outro mundo, o mundo dentro de nĂ³s mesmos. Nos dĂ¡ o poder de ouvir a nĂ³s mesmos enquanto a ouvimos. Nos dĂ¡ o respeito e se cala quando precisamos nos ouvir mais profundamente. Mexe com o interior e com o exterior. Mexe com a vida e com tudo ao redor. Com a alma e com o espĂ­rito. A mĂºsica Ă© poderosa. E eu a amo profundamente de todas as formas possĂ­veis.

     Mas o amor nĂ£o anula a crĂ­tica. NĂ£o sou uma amante dĂ©bil dela. Sei o que Ă© bom ou nĂ£o, mesmo que o gosto particular tenha grande influĂªncia.
Mentiria se dissesse que falaria de tudo, isso nĂ£o seria possĂ­vel. SĂ³ posso elogiar ou criticar aquilo que conheço, logo rock, pop, rap, indie e etc. e seus subgĂªneros serĂ£o alvos do meu interesse. Novidades no mundo musical e clĂ¡ssicos(porque amo clĂ¡ssicos).

     NĂ£o quero ser pretenciosa, mas jĂ¡ sendo. Aqui estĂ¡ meu relato de amor pela mĂºsica. NĂ£o haveria assunto melhor para eu abordar. Repito: nĂ£o sou expert no assunto, mas me julgo bastante apta para o trabalho de dar opiniĂ£o sobre. E afinal, quem sabe tudo sobre tudo?
     Bem, estĂ¡ explĂ­cito meu interesse pela mĂºsica. Mas de tudo eu sei um pouco. NĂ£o me limitarei apenas a este assunto. ;D

11 comentĂ¡rios

  1. Adorei , lindo esse amor que vc tem pela musica , ate porque quem nĂ£o gosta de musica? todos gostam, nĂ£o tem ninguĂ©m q eu jĂ¡ tenha ouvido falar que nĂ£o gosta de musica , cada um com seus gostos , mais musica e viva ,sem ela com certeza ninguĂ©m vive , ela Ă© pra todos os momentos , bons ou ruins , tristes ou felizes , e algo que vc falou me chamou muita atenĂ§Ă£o , ler um livro ouvindo musica , isso com certeza Ă© muito mais emocionante , adorei sua paixĂ£o pela musica , beijos!

    ResponderExcluir
  2. Caramba de fator ela ama musica , ele respirar musica mais tipo nĂ£o quer admitir que isso !! Amo musica como ela , apensar que tem algumas diferenças !

    ResponderExcluir
  3. Oi! Te entendo, tambĂ©m sou apaixonada por mĂºsica, nĂ£o vejo meus caminhos sem elas. Para tudo tem uma trilha sonora, que sem graça seria se nĂ£o existisse. A mĂºsica acompanhar a todos em cada momento na vida, Ă s vezes, essas pessoas nĂ£o percebem.

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    A mĂºsica Ă©, sem dĂºvida, parte do que somos e determinante para quem nos tornaremos. É atravĂ©s da mĂºsica, muitas vezes, que nos aproximamos dos nossos amigos. E Ă© atravĂ©s delas que despertamos boas e nĂ£o tĂ£o boas memĂ³rias.
    Amo a mĂºsica tambĂ©m e, mais do que isso, eu amo a arte!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Pri, realmente vocĂª ama musica nĂ£o Ă© ? Eu gosto, mas ja tive Ă©pocas da vida que gostei mais, que elas me marcaram mais. Hoje, ja sou um pouco mais adepta do silĂªncio, me encontro muitas vezes no silencio das coisas. por exemplo, ler, sĂ³ no silencio, nada de som, de barulho, de nada. Ah e concordo, existem musicas para todos os tupos e gostos, algumas que nem da pra classificar como musica, rsss, mas, realmente nao conheci ninguem nessa vida que nao tenha se rendido a uma boa musica ou que nao lembre de determinado acontecido ao som de uma musica.

    ResponderExcluir
  6. Oieeee
    TambĂ©m adoro mĂºsica,tudo combina com ela!
    Literatura e mĂºsica,romance e mĂºsica ,mĂºsica completa qualquer coisa.
    Sou bastante eclĂ©tica com meu gosto musical,um dia posso estar ouvido sertanejo e no outro rock,tudo vĂ¡ria de acordo com meu humor.
    Cada acontecimento da minha vida tem uma trilha sonora presente na minha cabeça,nĂ£o vivo sem mĂºsica,suas melodias e seus acordes.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Fato a musica para muitas pessoas pode ser normal, mas para outras pode significar muito, assim como para vocĂª, ela exerce um papel importante na vida, ela tem o dom de comunicar com a gente, desde o ritmo atĂ© a letra,,,,percebi que vocĂª Ă© bastante apaixonado pela musica e assim como vocĂª eu tambĂ©m gosto de clĂ¡ssicos, mas tem um estilo musical que eu nĂ£o curto Ă© funk, mas cada um tem o seu gosto!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto, muito boa sua definiĂ§Ă£o para o sentimento que a mĂºsica causa. Concordo que Ă© uma Ă³tima inspiraĂ§Ă£o, tambĂ©m amo ler livros ouvindo mĂºsicas. Acho que a mĂºsica dĂ¡ cor ao nosso mundo, sem ela, nada teria graça. :)
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!