Resenha da Neyla: Azar o seu!, Carol Sabar - Jangada



TĂ­tulo: Azar o Seu! 

Editora: Jangada

Autor (a): Carol Sabar 

NĂºmero de pĂ¡ginas: 367 pĂ¡ginas




Sinopse: Bia estĂ¡ parada num engarrafamento no Rio de Janeiro, pensando em sua vida azarada. Sem emprego, atolada em dĂ­vidas, ela nĂ£o imagina que estĂ¡ prestes a viver a grande coincidĂªncia da sua vida. O motorista do carro ao lado estĂ¡ buzinando, tentando se comunicar com ela, como se fosse um velho conhecido... E ele Ă©! Mas Bia nĂ£o o reconhece. E como poderia? Ele Ă© um homem, nĂ£o mais o garoto de dez anos atrĂ¡s. EstĂ¡ mais encorpado, cortou o cabelo, livrou-se do aparelho nos dentes e das espinhas do rosto, estĂ¡ tĂ£o diferente, tĂ£o lindo... O motorista sai do carro, mas nĂ£o tem tempo de se explicar, pois começa um violento tiroteio e eles tĂªm que se jogar lado a lado no asfalto. Certa de que estĂ¡ prestes a morrer, Bia entra em desespero e se prepara para dizer suas Ăºltimas palavras, na esperança de que o suposto desconhecido deitado ao seu lado possa levar um recado a Guga, seu amor da adolescĂªncia, sem perceber que Ă© ele prĂ³prio que estĂ¡ ali, ouvindo a inesperada declaraĂ§Ă£o de amor! Os dois escapam juntos do tiroteio e, a partir daĂ­, começam a se envolver, dia apĂ³s dia... Guga, sem coragem de assumir sua verdadeira identidade. Bia, fascinada por ele e feliz consigo mesma por finalmente estar se apaixonando por alguĂ©m que nĂ£o Ă© Guga... Azar o seu! vai alĂ©m de uma comĂ©dia romĂ¢ntica. É uma reflexĂ£o sobre a importĂ¢ncia da amizade verdadeira, do perdĂ£o e do autoconhecimento, que nos resgata o poder de decidir sem medo e de reverter escolhas que nos impedem de ser feliz.

Sempre tive muita curiosidade em ler Azar o Seu! por conta dos mil elogios que li sobre o livro. AlĂ©m do mais, Ă© um chick-lit e as minhas experiĂªncias com esse gĂªnero sempre sĂ£o positivas. EntĂ£o, assim que o livro chegou, me joguei na leitura e nĂ£o me decepcionei.
Bia Ă© uma garota que se acha azarada. E olha, eu no lugar dela, tambĂ©m acharia o mesmo. Ela foi demitida da empresa que trabalhava apĂ³s ser acusada de assediar o estagiĂ¡rio, estĂ¡ cheia de dĂ­vidas e, pra completar, na volta do enterro da esposa de um tio de seu pai, ela se vĂª em meio a um tiroteio na Linha Vermelha. SĂ©rio, tem como nĂ£o se sentir azarada com uma marĂ© dessas rondando a vida?
Mas tudo começa a mudar quando ela conhece O cara. Ele aparece antes do tiroteio e Ă© quem a ajuda a proteger-se no meio de todo aquele alvoroço. Extremamente angustiada e desnorteada, Bia começa a delirar. Acha que ele Ă© um anjo que veio buscĂ¡-la e começa a contar todos os seus "pecados". Conta inclusive sobre o Guga, que Ă© seu amor de muitos anos, irmĂ£o da sua ex-melhor amiga RaĂ­ssa. Imagine sĂ³, quando ela descobre que aquele cara lindo nĂ£o Ă© um anjo e que ela disse a ele coisas que nunca havia dito a ninguĂ©m. NĂ£o sei quanto a vocĂªs, mas eu iria querer me enterrar num buraco e ficar lĂ¡ quietinha por um bom tempo.

Mas, como nĂ£o tem um buraco por perto, tudo o que Bia pode fazer Ă© desfrutar da companhia daquele cara lindo, estranhamente familiar e que a trata como se jĂ¡ a conhecesse hĂ¡ muito tempo. Ele nĂ£o diz seu nome, mas mostra saber muito sobre ela. Ă“bvio que o leitor vai juntando as peças e, rapidinho, descobre quem ele Ă© (e se vocĂª leu a sinopse do livro, nem vai ser mistĂ©rio). Mas Bia Ă© aquele tipo que nĂ£o enxerga um palmo abaixo do nariz, o que tornam as coisas ainda mais engraçadas.

Os laços entre ambos vĂ£o se estreitando no decorrer do tempo. O cara (Ă© assim que ela o chama), Ă© atencioso e desperta em Bia sentimentos que hĂ¡ tempos fora esquecido. Mas serĂ¡ qual serĂ¡ sua reaĂ§Ă£o quando descobrir sua verdadeira identidade?

Azar o Seu! Ă© um romance leve e divertido, mas preciso confessar: achei a personagem principal muito sem noĂ§Ă£o. NĂ£o pelo fato dela nĂ£o ter reconhecido O cara, mas pelas reações absurdas ao descobrir quem ele realmente Ă©. Eu a achei, na maior parte do tempo, bem imatura e essa impressĂ£o sĂ³ mudou nas Ăºltimas pĂ¡ginas do livro, quando ela começou a se mostrar um pouco mais madura. Claro que sĂ£o as reações infantis dela que dĂ£o graça Ă  histĂ³ria, mas achei que um tantinho de maturidade nĂ£o faria mal algum.

Guga por sua vez, Ă© um poço de maturidade e bom humor. Acredito que toda garota deseja um Guga em sua vida e ele me fez suspirar em muitas passagens. Um verdadeiro prĂ­ncipe encantado, sĂ³ que sem o cavalo branco e a roupa engomadinha. Alguns personagens sĂ£o inseridos durante a leitura e tambĂ©m conhecemos a relaĂ§Ă£o de Bia com a famĂ­lia, temos alguns flashs de lembranças do passado e acompanhamos a sua saga de arrumar um emprego e provar sua inocĂªncia no caso da demissĂ£o. Tudo isso sem perder o bom humor.

A histĂ³ria Ă© muito bem escrita e adorei a narrativa da Carol, que Ă© Ă¡gil e bem leve. A leitura Ă© rĂ¡pida, mas como nĂ£o estava numa "vibe" muito legal, precisei parar e retomar novamente uns dias depois para poder me entrosar melhor com a histĂ³ria. E valeu muito a pena! Se vocĂª ainda nĂ£o leu, leia. Esse, com toda certeza, Ă© um daqueles livros para ler e reler sempre.

8 comentĂ¡rios

  1. OlĂ¡ Neyla!
    Pela capa, eu nunca tinha me interessado em ler realmente o livro. Mas depois de saber melhor sobre a histĂ³ria, e de ler a sua maravilhosa resenha, estou precisando dele para ontem! rs.
    Espero encontrĂ¡-lo na bienal para comprar *O*
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, Neyla! Também adoro chick-lit e este parece ser mesmo um livro muito bom, com situações bem engraçadas.
    Muito engraçado o enredo, saber que a personagem nĂ£o sacarĂ¡ logo quem Ă© o suposto anjo deve garantir muitas risadas ao leitor!
    Bem chato a personagem ser tĂ£o infantil, mas concordo que isso deve dar mais graça Ă¡ estĂ³ria. Deve ser uma leitura bem leve e divertida mesmo, Ă³tima dica para quando precisarmos de algo para descontrair!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo o livro, romance com o enredo muito bem pensado, apaixonar pela mesma pessoa duas vezes kkkk

    ResponderExcluir
  4. OI Neylinha,

    Olha, achei mais infanto-juvenil do que chick-lit, rsss. Sei la, achei meio bobinho ela nao reconhecer o grande amor. Nem se ele tivesse passado por uma cirurgia plastica acho que seria possivel.
    Acredito tambem que o final seja bem previsivel.
    Ah e realmente, ela pode se enquadrar no grupo dos azarados.

    ResponderExcluir
  5. Oi! NĂ£o me interessei na capa, se caso olhasse o livro em uma livraria a probabilidade de compra-lo era zero A sua resenha me conquistou e a sinopse tambĂ©m Ă© atrativa, achei fofo esse encontro bastante agitado que tiveram e parece ser uma leitura leve.

    ResponderExcluir
  6. Oieee
    Adorei o chick-lit e Bia tava precisando de um banho de sal grosso,quanto azar pra uma pessoa sĂ³ ainda bem que isso mudou.
    E ao fato de a personagem principal tomar decisões imaturas e agir de um modo bastante infantil Ă© nessa horas que me dĂ¡ aquela vontade de entrar no livro e dar uns safanões nela por nĂ£o aceitar logo de cara seu grande amor.E com certeza eu tambĂ©m quero um Guga,onde Ă© a fila de inscriĂ§Ă£o mesmo? haha
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Que horror seria ser eu tivesse uma vida cheia de azar com ela .... Nem quero nem imagina ... O livro e feito.por brasileiro as vezes esquecemos que no brasil tambem existe otimos autores e autoras com livros otimos e agradavel . Vc poderia fazer um sobre autores brasileiros .

    ResponderExcluir
  8. JĂ¡ li um livro dessa autora, e olha... Me surpreendeu muito. A escrita dela Ă© engraçada e bem fluida. Tenho vontade de ler esse.

    Beijos,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!