Leitura da Drica: Os Três, Sarah Lotz - Arqueiro

Título: Os Três

Autor: Sarah Lotz

Editora: Arqueiro

Edição: 1 / 2014

Número de Paginas: 400

Tradutor: Alves Calado

Leia aqui um trecho.

Sinopse:

Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele... Essa mensagem irá mudar completamente o mundo.

Olá, queridos,

Mais um livro que me pegou pela capa e se mostrou muito mais que uma cara bonitinha rsrsrs. Afinal, quem é recomendado pelo próprio Stephen King já tem vaga garantida na estante, não é mesmo?

Os Três é uma coletânea de relatos que vão dando forma ao fatídico dia 12 de janeiro de 2012, que ficou conhecida como a Quinta-Feira Negra. Afinal, não é todo dia que quatro aviões caem em um mesmo dia, em lugares diferentes do mundo e com apenas quatro supostos sobreviventes. Três deles são crianças, daí o nome do livro. E o quarto sobrevivente, uma mulher, Pamela May Donald, morre logo em seguida a queda, mas não antes de deixar uma mensagem ambígua e assustadora.  

Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele...

A escrita da autora é fantástica. O tempo todo você sente como se você fosse o investigador a procura de provas e pistas que são colhidas por Elspeth, jornalista e ghost writer, através de depoimentos de pessoas que, direta ou indiretamente, estão envolvidas com os acidentes ou com as pessoas que forma vítimas dos acidentes. Conhecemos os fatos que levaram cada um dos sobreviventes a embarcar em cada avião, como suas famílias eram antes do acidente e como enfrentam a vida após ele, além da opinião de muitos outros personagens relacionados com os incidentes daquele dia, que não se limitaram às quedas dos aviões, já que um deles caiu sobre uma favela na África, ocasionando mais uma tragédia.

O livro é escrito todo em primeira pessoa, mas são inúmeras primeiras pessoas. Cada personagem conta o que sabe e até onde está envolvido na história e cabe ao leitor juntar as pontas, analisar fatos e emoções e tecer a história. Milagre? Um sinal de que o apocalipse bíblico está próximo? Ou uma demonstração do poder alienígena? Sem resposta para essas perguntas, um grupo contratado para descobrir a causa dos acidentes descarta a possibilidade de um ataque terrorista, possíveis falhas ou fatores ambientais...

As três crianças sobreviventes se tornam uma sensação e tem sua rotina alterada pela perseguição da mídia do mundo todo. Todas passam a apresentar comportamentos estranhos atribuídos, de início, ao choque da tragédia que viveram. Mas que se tornam inexplicáveis com o passar do tempo.

Aproveitando-se da situação, um grupo religioso passa a fazer conexões entre os acidentes e relatos do livro de Apocalipse na Bíblia, associando as crianças sobreviventes aos Quatro Cavaleiros do Apocalipse mencionados nesse relato, fazendo com que uma quarta criança seja procurada, que seria a vítima do avião que caiu sobre a favela e supostamente foi o único sem sobreviventes.  

As crianças apresentam problemas de comportamento perturbadores, que muitos supõem são causados pela experiência horrível que eles tiveram, para não mencionar a implacável atenção da imprensa. Logo, porém, um culto torna-se obcecado pelos Três, apontando conexões entre os detalhes dos acidentes e a interpretação de seu líder do Livro do Apocalipse.

Divido em diversos capítulos, muitas vezes bem curtos, pois cada capítulo mostra o relato de um personagem, Os Três é uma leitura densa, que requer uma entrega do leitor para mergulhar na história e analisar fatos e pessoas e tirar suas próprias conclusões em relação aos acontecimentos surpreendentes que você ainda vai encontrar ao longo da história. Lembre-se: os acidentes, que podem parecer estranhos por si só, é apenas o ponto de partida, os acontecimentos que se seguirão a eles conseguem ser mais intrigantes ainda.

Um livro completo que aborda temas polêmicos como religião, fé, fanatismo, hipocrisia religiosa, o uso de tecnologia em favor do ser humano, hábitos e costumes e a existência de alienígenas sob a ótica do suspense, mas que também fala de romance, amizade, perdas e família. Mas não espere um final linear, com todas as explicações e respostas para as suas dúvidas... Surpreenda-se!!!


Realmente, Os Três superou as minhas expectativas!!!

Assista ao booktrailer: 




3 comentários

  1. Oi Adriana, no geral ei gostei do livro, mas o final foi que pegou, não que eu esperasse uma resposta clara, mas acho que deveria ser diferente.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é o que esta no meu topo dos desejos. Ja li resenhas positivas e inúmeras negativas também, mas sabe quando você tem a necessidade de saber como acaba ?
    Drica, sabes me dizer se existe continuação ?
    Bom, ganhei ele em uma promoção, espero poder trocar figurinhas com você em breve sobre o livro.

    ResponderExcluir
  3. Este livro tem uma história bem legal. fiquei empolgada com o que descobri dele na resenha. Não esperava que me agradasse tanto assim. Vou tentar ler e ver como termina.
    Beijos.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!