Das Páginas para as Telas: Jogos Vorazes, por Leonardo Ribeiro

Título: Jogos Vorazes

Autor(a): Suzanne Collins

Diretor(a): Gary Ross e Francis Lawrence

Ano: 2012

Distribuidor: Paris Filmes

Nota: 4.5/5

Sinopse: Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.


Creio que muitos de vocês, leitores, já tenham uma ideia do que se passa no enredo dessa maravilhosa distopia, mas se você ainda não assistiu ao filme e nem leu o livro, ai vai um rápido resumo.

Um dos distritos de Panem se rebelou contra a Capital, ao fim dessa guerra o distrito 13 foi completamente aniquilado. Então o governo decidiu que os demais distritos – 12 ao todo – vão ter que oferecer, ano após ano, um garoto e uma garota de 12 a 18 anos como tributo para a Capital.


Esses tributos terão que lutar até a morte em uma arena até que sobre apenas um jovem. E é nesse contexto que Katniss Everdeen e Peeta Mellark entram como os tributos que irão representar o distrito 12 na arena.

Em relação ao elenco, Jennifer Lawrence foi quase como eu imaginei a Katniss. Já o Peeta, interpretado por Josh Hutcherson, não estava batendo com o perfil que eu havia imaginado, porém a atuação dele foi ótima e tanto o Josh como a Jennifer honraram os personagens dos livros.

A Effie foi igualzinha como eu a criei em minha imaginação, a atuação dela foi incrivelmente fiel ao livro! Ela com certeza merece destaque.


Um ponto positivo do filme foi que os diretores foram bem fiéis ao livro, em uma escala de 0 a 10 que classifica a fidelidade do filme para com o livro, eu o avalio com 9. Outro ponto positivo é o elenco, fica visível que até os figurantes estavam bem preparados!

O único ponto negativo que conseguir encontrar foram os efeitos e algumas coisas do cenário que são bem decadentes, mas são coisas que dá para relevar né gente? Raros os casos de altos investimentos em adaptações que eles ainda não sabem se vai fazer sucesso. Tanto que em Em Chamas o que eles mais capricharam foram nos efeitos, entretanto isso é um assunto para outra resenha.

Bom turma, é isso, essa é uma saga que merece ser lida e assistida. Parabéns aos produtores do filme e a Suzanne Collins, autora dos livros. Recomendo essa série para você que ama distopias. Até a próxima!

A Vitória resenhou o livro Jogos Vorazes, para ler a resenha clique aqui.



8 comentários

  1. Fico feliz que tenha gostado do filme, Adriana. Já li a trilogia e realmente os filmes são fieis aos livro. Estou ansiosamente esperando pelo dia 19! Adorei a resenha.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO Jogos Vorazes!
    Eu confesso que vi o o primeiro filme quando lançou por curiosidade e nem sabia que era uma série de livros. Então decidir ler os livros porque fiquei impressionada com o filme e queria saber COMO alguém conseguiu colocar aquilo primeiro no papel!
    Fiquei tão impressionada e amei tanto que li a série toda em uma semana e meia! hahah
    Realmente eles foram muito fiéis, pouquíssimas coisas mudaram e eu AMO isso. Diretores e roteiristas que de fato leram o livro! kkk

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina,
      Várias pessoas que conheço fizeram a mesma coisa que você, leram a trilogia em uma, duas semanas. Realmente é viciante!
      Beijos

      Excluir
  3. Realmente não me dou bem com temáticas assim, sinceramente eu não gostei nem um pouco dos filmes e não tenho vontade de ler a série, eu não acho que seja minha leitura favorita, ainda mais por não gostar da Jennifer como atriz, me sinto de fora, pois enquanto todos amam eu não vejo graça alguma D:'
    Beijos Leonardo, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  4. Não vejo a hora de ler esta série. Assistir ao primeiro filme, este, e gostei muito. Achei os efeitos especiais bem legais.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Ansiosa pra ver o filme. Já estou sabendo que é bem legal. Espero conseguir assistir também. Mais ainda prefiro o livro. É mais completo que o filme. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Beth,
    sem sombras de dúvida, os livros são bem mais completos e explicativos, se você não ler a trilogia fica sem entender algumas coisas do filme. Então recomendo ler e assistir :)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Os livros são fantásticos, mostrando bem como funciona um governo totalitário e extremamente violento, possui uma forte crítica inserida no enredo e fundamental para a história, nos fazendo refletir, quanto aos filmes, realmente a partir de Em Chamas os efeitos e cenários melhoraram bastante, agora com A Esperança Parte I e II ( não havia necessidade de dividir, mas tudo bem) as produções devem ganhar investimentos ainda maiores, no mais as adaptações são bem fiéis mesmo e as atuações muito me agradam.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!