À convite: Neyla Suzart - Fangirl, Rainbow Rowell - Novo Século



Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real.
Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.
Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.
Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?
Título: Fangirl


Editora: Novo Século

Autor (a): Rainbow Rowell


Número de Páginas: 424

Quem me acompanha, seja no blog ou nas redes sociais, sabe que tenho um carinho especial pela Rainbow Rowell. Suas histórias sempre fofas, repletas de personagens carismáticos me encantaram de imediato e hoje eu a considero uma das minhas autoras favoritas. É muto amor por essa mulher gente. <3 Fangirl foi o segundo livro da Rainbow que li (o primeiro foi Eleanor&Park e você pode conferir a resenha clicando aqui) e, embora tenha lido algumas críticas negativas, simplesmente amei o livro!

Em Fangirl conhecemos Cath e Wren, irmãs gêmeas mas muito diferentes uma da outra. Enquanto Wren é mais extrovertida e faz amigos com facilidade, Cath é o oposto. Tímida, um pouco introspectiva e, por consequência, sem muitos amigos, ela gosta mesmo é de escrever sua fanfic de Simon Snow (uma espécie de Harry Potter), uma série de livros juvenis que são uma verdadeira febre entre os jovens. Escrever, por sinal, é uma das coisas que ela mais gosta de fazer. Sua fanfic é um verdadeiro sucesso na internet, com milhares de pessoas acompanhando e esperando ansiosos pelos próximos capítulos.

Com a ida para a faculdade, um mundo novo começa a se desenrolar aos olhos de Cath. Logo de cara o choque: Wren avisa a Cath que não será sua colega de quarto. Decidida a não ser conhecida como a garota que possui uma irmã gêmea, Wren corta os cabelos, muda a forma de se vestir e até mesmo se afasta um pouco mais da irmã. Claro que tudo isso mexe muito com Cath, afinal ela sempre se acostumou a estar ao lado de Wren em todos os momentos e agora precisa lidar com essa mudança sozinha.

Além de toda a insegurança com a faculdade, há também a preocupação com o pai. Desde que a mãe as abandonou, seu pai tem sido seu porto seguro (assim como Wren) e ela se preocupa demais com ele. Deixá-lo sozinho é algo que a deixa angustiada e no decorrer da leitura vamos entendendo o por quê. E é com a mente em um turbilhão que Cath chega à uma nova cidade, para começar um curso novo e viver totalmente fora da sua rotina. E que fique bem claro: ela não é uma pessoa que gosta de mudanças. Para Cath as coisas poderiam ser sempre da mesma forma e tudo estaria perfeito. Mas ela vai descobrir que mudar as vezes é uma necessidade, mesmo que seja contra sua vontade. E para isso vai contar com a ajuda de Reagan, sua colega de quarto assustadoramente estranha, e Levi, suposto namorado de Reagan, que é um fofo.

Acontece que um bom livro não se faz apenas de uma história fofinha onde tudo vai se resolvendo bonitinho. Cath vai precisar lidar com a distância cada vez maior da irmã, problemas em uma disciplina no curso, o retorno da mãe que foi embora quando ela ainda era criança (e que ela não aceite de jeito nenhum) e a descoberta de um sentimento mais forte por Levi.

Durante a leitura vamos conhecendo melhor Cath, sua forma de ver as coisas, suas preocupações e aspirações. De imediato ela não é uma personagem que desperte simpatia, principalmente por sempre se achar inferior à irmã em diversos aspectos. Além do mais, Cath é uma garota boa, ingênua e que perdoa tudo (ou quase tudo) com muita facilidade. Eu não gosto de personagens bons o tempo todo, cadê a maldade, o sangue nos olhos, a vontade de torcer o pescoço da irmã a cada mancada? Eu vivi uma verdadeira relação de amor e ódio com ela, até perceber que tinha me rendido totalmente a seu jeito esquisito e fofo de ser.

Levi também é um amor e eu poderia passar a resenha inteira escrevendo sobre o quanto ele é sensível e atencioso, ou lindo e fofo. Acho que, entre todos os personagens, ele foi o que mais me conquistou. Por outro lado, Wren foi a personagem que eu menos gostei e não digo isso somente pela maneira como ela tratava Cath. Foram várias ações que me fizeram tomar verdadeira antipatia por ela e nem mesmo após o livro terminar eu consegui largar a birra. Wren, com toda certeza, não seria uma pessoa que faria parte do meu círculo de amizades (hahahaha).

A história de Fangirl é bem mais simples e menos dramática do que a de Eleanor&Park, mas é tão linda e apaixonante quanto ela. Tiveram muitas partes em que ri e outras em que meus olhos marejaram. Eu sou chorona e a forma sensível como Rainbow nos conta a história sempre consegue me tocar. Confesso que os trechos das fanfics de Simon Snow deixaram meu ritmo de leitura um pouco lento e foi cansativo ler determinadas partes, ainda mais porque eu estava muito mais interessada em Cath e sua vida do que no que ela escrevia sobre Simon.

Super indico a leitura desse livro. É uma leitura gostosa e rápida, ideal para aqueles dias bem preguiçosos onde tudo que a gente quer é um livro leve e despretensioso. Recomendado!


5 comentários

  1. Já vi muitos comentários positivos sobre a Rainbow Rowell, isso é o que me deixa com muita vontade de ler seus livros! Ainda não conhecia Fangirl, mas vi que ele é um livro com um ótimo enredo e que muitos adolescentes irão identificar-se após a leitura!

    ResponderExcluir
  2. Não tenho curiosidade de ler esse livro da Rainbow, outros dela me chamam atenção, esse não me deixa confiante de que irei gostar...

    Apesar de sua bela resenha super positiva, eu não sei se lerei o livro :/

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Já li alguas resenhas do livro da Rainbow Rowell e gostei muito, mas ainda não tive oportunidade de ler nada dela, nesse livro adorei o fato da Cath escrever fanfic e esse parece um livro onde a personagem se descobre quero muito ler e já estou cheio de expectativa !!!

    ResponderExcluir
  4. tenho muita vontade de ler ess livro , falam muito bem dele , e nunca li nd da Rainbow , agr tu imagina minha vontade de ler ? estou doida por eleanor& Park ,ganhei ano passado e ate agr n chego -'- ! adorei saber que a Cath escreve Fanfic , quero mt ler ele !

    ResponderExcluir
  5. Neyla!
    Acredita que ainda não li nenhum livro da autora.
    Mas pelo visto é risada do início ao final e gostaria de conhecer a escrita da autora.
    Gosto da forma que resenha os livros, bem descontraída.
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!