Leitura da Drica: A mais pura verdade, Dan Gemeinhart - Novo Conceito

TĂ­tulo original: The Honest Truth

Autora: Dan Gemeinhart

Editora: Novo Conceito

GĂªnero: Drama / YA




Sinopse:  

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark nĂ£o tem nada a ver com as outras crianças.
Mark estĂ¡ doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
EntĂ£o, Mark foge. Ele sai de casa com sua mĂ¡quina fotogrĂ¡fica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a Ăºltima coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade Ă© uma histĂ³ria preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditĂ¡vel.

Me apaixonei por Mark e, principalmente, pelo seu cĂ£o, Beau, desde que li a prova do livro enviado pela Novo Conceito para me deixar com Ă¡gua na boca.

Para quem ainda nĂ£o conhece, Mark Ă© um garotinho de 12 anos que tem cĂ¢ncer e acredita que nĂ£o ficarĂ¡ bom. Sendo assim, ele resolve realizar o Ăºltimo desejo dele, que tambĂ©m era um desejo do avĂ´ falecido: escalar, sozinho, o Monte Rainier e aguardar seja o que for que possa acontecer com ele quando chegar ao topo.

Mas Mark nĂ£o estĂ¡ realmente sozinho, nessa longa aventura ele contarĂ¡ com seu cĂ£ozinho Beau, uma criaturinha incrĂ­vel, leal e apaixonante que, por muitas vezes, rouba a cena. E, claro, sua mĂ¡quina fotogrĂ¡fica que registrarĂ¡ cada momento e personagem dessa longa escalada.

“Todo mundo deveria ter um cĂ£o. Os cĂ£es nos ensinam a amar e ser carinhosos. Eles nos fazem lembrar das coisas que realmente importam.
Uma vida nĂ£o Ă© uma vida completa sem um cĂ£o; Ă© o que eu sempre digo.”

Mas Beau nĂ£o Ă© o Ăºnico amigo de Mark, sua melhor amiga Ă© Jessie, menina esperta e que ele e se tornou quase uma irmĂ£, estudam na mesma escola desde que eram bem pequenos, acompanhou toda a evoluĂ§Ă£o da doença de Mark, e sempre esteve ao seu lado nos melhores e nos piores momentos de sua vida. E ela Ă© a Ăºnica que sabe da aventura de Mark... Completa demonstraĂ§Ă£o de total confiança mas que deixa Jessie em uma situaĂ§Ă£o difĂ­cil: contar para os pais de Mark quando começam a busca por ele ou guardar o seu segredo e deixar que ele vive a sua vida da maneira que escolheu? O que, verdadeiramente, ser uma melhor amiga???

"Morrer e viver. É tudo uma bagunça. Essa é a mais pura verdade."

O livro Ă© contado sob a perspectiva de Mark e alterna capĂ­tulos que narram o momento presente, com as aventuras, sufocos e experiĂªncias que ele e Beau vivem e meios capĂ­tulos que revivem algum momento de sua histĂ³ria, ora narrado pelo prĂ³prio Mark ou por alguĂ©m prĂ³ximo a ele.

Com personagens bem construĂ­dos, enredo bem elaborado e histĂ³ria escrita de uma forma que vocĂª nĂ£o conseguirĂ¡ largar antes do final. DiagramaĂ§Ă£o impecĂ¡vel e ilustraĂ§Ă£o perfeita!!! ParabĂ©ns Ă  Novo Conceito e ao autor!!!

"O mundo inteiro Ă© uma tempestade, eu acho, e todos nĂ³s nos perdemos em algum momento. Vamos atrĂ¡s de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivesse algum significado. E, Ă s vezes, nĂ³s as encontramos. E seguimos em frente."

Mark estĂ¡ cansado de ser um garoto diferente por causa da sua doença, estĂ¡ cansado das internações, remĂ©dios e, principalmente, das limitações que a doença lhe impõe. Afinal, se nĂ£o Ă© fĂ¡cil para os adultos lidarem com doenças terminais, imagine para crianças!!! O autor nos embala atravĂ©s de uma histĂ³ria que nos mostra essa dura realidade. Com um toque de drama e um suspense envolvente que nos prende atĂ© o fim torcendo para que Mark e Beau alcance o topo do morro, Dan Gemeinhart nos presenteia com um livro inesquecĂ­vel. E derramar lĂ¡grimas nĂ£o Ă© uma opĂ§Ă£o!


Quero destacar duas coisas que, na minha opiniĂ£o, foram o ponto alto de toda a histĂ³ria: a relaĂ§Ă£o entre um menino e seu cĂ£o e toda a carga afetiva que isso envolve; e a importĂ¢ncia de se ter um melhor amigo que seja capaz de fazer qualquer coisa por vocĂª.




20 comentĂ¡rios

  1. Oi Adriana!

    Eu li a prova desse livro e amei! Me apaixonei desde o primeiro momento, mas nunca recebi meu exemplar :/

    Adorei sua resenha! SĂ³ me deixou ainda mais curioso pra saber se o Mark realmente vai conseguir escalar a montanha *---* Esse livro Ă© lindo, essa Ă© a mais pura verdade.

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhonatan, melhor do q saber se ele escala a montanha Ă© o q acontece durante.

      Leia!!!!

      Excluir
  2. Eu gostaria muito de ler esse livro, pois jĂ¡ vi algumas resenhas dele, e amei! O livro parece ser Ă³timo, tanto por mostrar essa amizade homem e o cĂ£o quanto ao livro fazer com que os leitores reflita sobre a vida! O autor do livro respondeu uma pergunta que eu fiz *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi a pergunta???? É o que eu mais amo no livro.

      Excluir
    2. A Ăºltima pergunta daqui http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/2015/03/entrevista-dan-gemeinhart-autor-de-mais.html

      Excluir
  3. Oie Dri!! Eu jĂ¡ li o livro e tambĂ©m achei a amizade do Mark com o Beau super apaixonante. O garoto passa por poucas e bouas pra chegar no seu objetivo neh?
    Mas mesmo assim gostei, derramei muitas lĂ¡grimas ao ler o livro ele Ă© bem comovente e dramĂ¡tico, sua resenha ficou Ă³tima parabĂ©ns!

    Xoxo

    ResponderExcluir
  4. OOie , adorei sua resenha , ja tinha visto apenas a capa do livro maiis nao me interessei muito , mais fiquei bem interessada agr , amo livros que tenham cachorro na historia <3 o livro parece ser muito bom , e tbm quero me apaixonar pelo Beau <3 nao sabia dessa prova desse livro !

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler esse livro desde o lançamento.
    Gosto demais de livros desse estilo, acho que Mark tem tudo para me conquistar, e o Beau tambĂ©m. NĂ£o queria estar na pele de Jessie, deve ser muito difĂ­cil ter que decidir o que Ă© melhor para seu melhor amigo.
    Espero lĂª-lo, me encantar e me emocionar com essa histĂ³ria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito q vc vai se encantar com esses trĂªs personagens sim, Tarci!!!

      Excluir
  6. Ainda nĂ£o terminei de ler o livro, li apenas a prova. Contudo, pelo que li parece que o grande protagonista da histĂ³ria Ă© o Beau! Fiquei encantada com a fidelidade e a valentia com as quais ele defende Mark. Quero logo ler o final para tecer tambĂ©m as minhas impressões. BeijĂ£o!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, chefinha!!!

      Sou suspeita p falar, né? Mas Beau é o meu personagem preferido sim!!! Bjos!!!

      Excluir
  7. Adri!
    Terminei a leitura desse livro em março e fiquei totalmente encantada por ele, principalmente pela amizade de Beau para com Mark, sua lealdade,fidelidade e amor. Se nĂ£o fosse por ele talvez Mark tivesse desistido no caminho.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy,

      pra mim Beau Ă© o cara dessa histĂ³ria. Sem ela, nada teria aocntecido!

      Bjos.

      Excluir
  8. Oi, tudo bom?
    Adorei a sua resenha e que livro mais gostoso digamos assim, amo quando podemos ver uma amizade tĂ£o verdadeira e nossa Beau deve ser incrĂ­vel nĂ£o Ă© mesmo, confesso que nĂ£o tinha muito interesse pelo livro, mas agora sabendo do que ele se trata, pretendo ler assim que for possĂ­vel.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Nossa, sĂ³ ouço boas recomendações desse livro, vejo resenhas maravilhosas , jĂ¡ tĂ¡ mais que na hora de alguĂ©m me dar esse livro de presente rsrs To muito encantada com ele e quero fazer essa leitura o mais breve possĂ­vel.. A propĂ³sito mais uma Ă³tima resenha sobre ele !:)

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    JĂ¡ li alguns resumos de "A Mais pura verdade" Ă© um dos poucos livros que sĂ³ ouço comentĂ¡rios positivos estou apaixonada pela historia o livro me pareceu super fofo e emocionante e o Mark totalmente apaixonante Ă© legal como ele quer realizar o sonho e acaba indo nĂ£o importa como !!!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!