Leitura da Drica: A fera em mim, Serena Valentino

Um prĂ­ncipe amaldiçoado se isola em seu castelo. Poucos o viram, mas aqueles que conseguiram tal proeza afirmam que seus pelos sĂ£o exagerados e suas garras sĂ£o afiadas como as de uma fera! No entanto, o que levou esse prĂ­ncipe, que jĂ¡ foi encantador e amado por seu povo, a se tornar um monstro tĂ£o retraĂ­do e amargo? SerĂ¡ que ele conseguirĂ¡ encontrar o amor verdadeiro e pĂ´r um fim Ă  maldiĂ§Ă£o que lhe foi lançada? Em A fera em mim, conheça a histĂ³ria por trĂ¡s de um dos mais cativantes e populares contos Disney de todos os tempos- A Bela e a Fera!

A Fera em Mim
A histĂ³ria do prĂ­ncipe da Bela
Serena Valentino
Ano: 2016
PĂ¡ginas: 192
Editora: Universo dos Livros
"Sentiu como se estivesse morrendo. Para morrer, primeiro Ă© preciso estar vivo. E a fera podia finalmente dizer que, ao encontrar o amor, tinha vivido. "

Oi, gente,

O livro de hoje Ă© o primeiro de uma sĂ©rie que fala sobre os ‘vilões’ da Disney. Todos escritos pela autora Serena Valentino, a proposta Ă© nos fazer conhecer mais profundamente aqueles que aprendemos a temer ou odiar, ela vai guiar o leitor por mundos belamente, repletos de aventura, beleza e protagonistas extraordinĂ¡rios.

Esse primeiro livro vai contar a histĂ³ria de Fera, o prĂ­ncipe da Bela. VocĂª pode atĂ© pensar: ‘Ah, mas essa histĂ³ria eu jĂ¡ conheço...” Afinal, livros e filmes nĂ£o faltam e nĂ£o nos deixam esquecer esse conto de fadas. Mas pode crer, vocĂª terĂ¡ realmente uma visĂ£o nova dessa histĂ³ria.

A Serena vai desvendar a alma da Fera, nos mostrar quem ele Ă© de verdade, quais sĂ£o os sentimentos, suas dores, seu sofrimento e a visĂ£o dele do desenrolar desse affair com Bela. 

A sensaĂ§Ă£o que o leitor tem Ă© de que o livro Ă© um complemento Ă  histĂ³ria conhecida por trazer tantas informações novas do antes da maldiĂ§Ă£o, da maldiĂ§Ă£o em si e do seu desfecho.

A histĂ³ria se passa no mundo encantado dos castelos, onde o prĂ­ncipe Ă© um dos homens mais belos do reino e, juntamente com o seu melhor amigo Gaston, adora caçar e seduzir as jovens belas com a arrogĂ¢ncia que a riqueza somada Ă  nobreza podem trazer a um jovem imaturo.

Tudo começa a mudar quando o prĂ­ncipe se apaixona. Gaston lhe revela que a sua pretendida Ă© uma moça pobre e humilde, apesar de belĂ­ssima ela seria apenas a filha de um criador de porcos. LĂ³gico que essa falta de posiĂ§Ă£o social e riqueza nĂ£o seria bem vista pela sociedade.
“[...] - Conforme as pĂ©talas forem caindo, os anos irĂ£o passar atĂ© seu aniversĂ¡rio de 21 anos. Se nĂ£o tiver encontrado o amor, o verdadeiro amor, dado e retribuĂ­do, nesse dia, e o selado com um beijo, entĂ£o deverĂ¡ permanecer como a criatura horrorosa que vai se tornar."
Desacreditando de Gaston, o prĂ­ncipe vai em busca da verdade. Ao constatar a veracidade dos fatos ele age com extrema crueldade com Circe que, irmĂ£ de mais trĂªs bruxas, obviamente, se vinga lançando a terrĂ­vel maldiĂ§Ă£o.
"Frequentemente se sentia inferior por ter nascido mulher, sem ter tutores como seu irmĂ£o tinha ou a liberdade para explorar o mundo. As mulheres conheciam o mundo atravĂ©s de seus pais, seus irmĂ£os e, tivessem sorte, seus maridos. NĂ£o parecia muito justo. "
Ressalto a voz feminista por traz da histĂ³ria que critica a visĂ£o da Ă©poca de que mulheres sĂ£o criaturas incapazes intelectualmente, sĂ£o feitas apenas para casar e criar filhas, nĂ£o cabendo a elas o direito de ler, jĂ¡ que nĂ£o precisam e nĂ£o devem pensar sozinhas. E Bela Ă© a heroĂ­na que enfrenta a sociedade.
"Por dentro, estava queimando de raiva, mas sua BabĂ¡ alertou-a para nunca demonstrar raiva. Ficar irritada nĂ£o era coisa de mulher. A BabĂ¡ disse que Ă© comum as mulheres se sabotarem inconscientemente, quando abordam o marido e questionam suas atitudes. Ficar quieta e nĂ£o falar nada jĂ¡ era uma forma de repreensĂ£o. "
Um livro curtinho e delicioso de ser lido. Tanto para quem conhece a histĂ³ria quanto para quem nĂ£o sabe os seus detalhes.
"É difĂ­cil sentir pena daqueles dispostos a viver em um desastre. Eles sĂ£o suas prĂ³prias ruĂ­nas, minha querida. Fazem isso consigo mesmos. NĂ£o merecem sua misericĂ³rdia. Circe suspirou, porque sabia que havia lĂ³gica no argumento da irmĂ£; sĂ³ nĂ£o havia sentimento. "

Um comentĂ¡rio

  1. Acho tĂ£o bacana essas releituras de contos de fadas, nesse caso Ă© uma releitura baseado na vida de um dos vilões mais ferozes dos contos, achei demais. Ainda mais que o filme sobre A bela e a fera estĂ¡ nos cinemas. Enfim, sobre o livro fiquei contente de saber que a narrativa Ă© feminina e que critica um pouco a visĂ£o da Ă©poca sobre nĂ³s, mulheres. Amei a dica e por isso ela jĂ¡ estĂ¡ anotada.

    Beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!