Livros da Gata: Pride and Prejudice

Amado por milhões em todo o mundo, Orgulho e Preconceito foi deliciosamente transformado em mangĂ¡. Em uma remota aldeia inglesa, o Sr. e a Sra. Bennet, um nĂ£o-tĂ£o-bem-sucedido homem do campo e sua esposa, devem casar suas cinco filhas. Bem no centro da empreitada estĂ¡ a segunda filha, a garota obstinada Elizabeth e seu aristocrĂ¡tico pretendente, Sr Darcy, dois amantes que devem superar o orgulho e o preconceito antes que o amor encontre seu Felizes para Sempre.
Toda a alegria, angĂºstia e romance do livro original de Jane Austen, Orgulho e Preconceito foi perfeitamente ilustrado pela suntuosa arte do manga-ka Po Tse e fielmente adaptado por Stacy E. King.
Pride and Prejudice
Po Tse/ Stacy E. King
376 pĂ¡ginas
Idioma InglĂªs


Ano passado li, pela primeira vez, esta obra-prima de Jane Austen, tanto o original quanto a versĂ£o em quadrinhos da Editora Nemo e como nĂ£o poderia ser diferente para uma romĂ¢ntica inveterada como eu: foi paixĂ£o Ă  primeira vista.

Agora tive a chance de ler em formato mangĂ¡ e me deliciar com as venturas e desventuras da famĂ­lia Bennett. Assim como fez com Emma, a escritora Stacy E. King tambĂ©m procurou ao mĂ¡ximo preservar a histĂ³ria nessa adaptaĂ§Ă£o, em alguns momentos foi magnĂ­fica, em outros nem tanto. EntĂ£o, vou na verdade relatar o que na adaptaĂ§Ă£o gostei e o que nĂ£o gostei.

Vamos lĂ¡...

O mangĂ¡ começa, assim como a obra original, com a famosa frase de Jane sobre homens solteiros e apresenta a famĂ­lia, colocando em destaque as protagonistas desta incrĂ­vel histĂ³ria da amor: Elizabeth e Jane.

JĂ¡ começamos a vislumbrar a caracterizaĂ§Ă£o e destaque de cada personagem na trama.

Inicialmente, achei que o desenhista foi um pouco caricato em suas imagens mostrando personagens um pouco diferentes de como imaginei ao ler a obra original.

Jane demostrando rebeldia e impulsividade, quase sempre de cabelos soltos e descuidados


Sr. Darcy um tanto explosivo e sempre zangado.


Sr. Collins quase um pateta e tĂ£o estereotipado.


Por mais que Jane seja obstinada e forte, o Sr. Collins seja extremamente falastrĂ£o e meio desagradĂ¡vel e o Sr. Darcy seja arrogante, pedante e sĂ©rio, nĂ£o consegui vĂª-los tĂ£o diferentes de como li no livro original. Mas, Ă  medida que a histĂ³ria avançou, percebi que eles usaram estes elementos exagerados para que o leitor (principalmente o que nunca leu o original) pudesse perceber as intenções de Jane Austen ao montar esta histĂ³ria. Detalhes que ficam nas entrelinhas na leitura original e que precisam ser transmitidos atraves do desenho no caso do mangĂ¡.

Junto a isso percebi tambĂ©m algumas leves mudanças no texto para facilitar o entendimento de terminadas situações, jĂ¡ que nĂ£o temos um narrador no mangĂ¡, mas nĂ£o foi nada que comprometesse a ideia central do livro.

Neste ponto, senti falta da ambientaĂ§Ă£o e diĂ¡logos da cena emblemĂ¡tica que ocorre na casa de Sr. Bingley quando Sr. Darcy estĂ¡ escrevendo uma carta para a irmĂ£ e Caroline conversa com ele e depois com Elizabeth. AtĂ© ai o texto foi preservado, mas a discussĂ£o de Darcy com Elizabeth foi cortada e, para mim, Ă© um dos momentos mais fortes em que Darcy jĂ¡ começa a demonstrar interesse pela garota.

TambĂ©m senti falta dos vĂ¡rios passeios no campo que Elizabeth faz e onde algumas vezes ela pode conversar com alguns personagens.

Fora estes detalhes, gostei demais da adaptaĂ§Ă£o e de como mostrou claramente a diferença de personalidade de cada irmĂ£.

Amei a divertida e desesperada Sra. Bennett e suas loucuras para ver as filhas casadas, nĂ£o importando com quem.

AlĂ©m de tudo isso, o desenhista apresenta em vĂ¡rias passagens entre os capĂ­tulos uns quadrinhos para mostrar de forma mais divertida ainda a personalidade de forte de alguns personagens, tais como:

- Sr. Bennett e Lady Catherine que foram retratados de uma forma que para mim foi perfeita.

-Sr. Darcy e a imagem que ele faz para si e Sr. Bingley de Jane.

Ponto alto da histĂ³ria continuou sendo a declaraĂ§Ă£o de amor entre o casal protagonista com direito a uma modernizada na cena o que aumentou mais ainda minha paixĂ£o pelo mangĂ¡. 

Sei que estĂ¡ longa a resenha, mas nĂ£o tenho como terminar sem falar do final que foi extremamente romĂ¢ntico e dessa capa tĂ£o fofa e representativa, colocando a cena do famoso baile onde eles dançam pela primeira vez.

Amei muito tudo isso hehehehe...

RecomendadĂ­ssimo

Beijos,Myl


4 comentĂ¡rios

  1. Embora nĂ£o sou de ler mangĂ¡ fiquei curiosa com esse e achei bem legal a ideia, a capa ficou bem bonita. Gostei das ilustrações tambĂ©m, essas leves mudanças sĂ£o para melhorar entĂ£o acho que nem afeta a historia, mas Ă© uma pena que faltou algumas coisas que foram citadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os graficos sao muito bem feitos e a histĂ³ria ficou bem perto da original.beijos,myl

      Excluir
  2. Seria essa uma chance de eu começar a me interessar pela Jane? kkk bjoss

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!