Estante da Tata: Adaptações Cinematográficas - Desabafo


Um dos grandes problemas que os fanáticos por livros enfrentam é uma coisa chamada adaptações cinematográficas.

Porque o caso é o seguinte, quando realmente gostamos de um livro, ele meio que acaba fazendo parte da gente certo?
"Bea diz que a arte de ler esta morrendo aos poucos, que é um ritual íntimo, que um livro é um espelho e só podemos encontrar nele o que carregamos dentro de nós, que colocamos nossa mente e alma na leitura, e que esses bens estão cada vez mais escassos." A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón

A gente imagina os personagens, os lugares, sofre e ri com a história para então, no final, um pedacinho, nem que seja bem pequeno dela, ficar conosco.

E ai começam as dúvidas. Divulgar a maravilha que é aquele livro para o mundo ou manter o tesouro guardado só pra si?

Mas uma coisa é divulgar e outra é transformar em moda momentânea ou estragar a alma da coisa.

Como isso pode acontecer???

Com os filmes!!!

Quem nunca leu um livro e, logo depois, quando soube que haveria um filme ou uma série, ficou todo empolgado???

Mas o problema em si não é fazer ou não as adaptações, e sim, como elas são feitas. Afinal, por mais que todos nos saibamos que o filme nunca irá se comparar ao livro, ele, pelo menos, não pode estragar a história, certo?!?!?!

Errado.

E ai que a ira dos fãs aparece.

O grande problema é que os estúdios tentam tanto agradar o público (não necessariamente os leitores originais) com seus filmes que acabam mudando aspectos das histórias que são, na verdade, essenciais mas que, pra eles, não são comerciais.

Eles não entendem que uma história não depende de apenas uma coisa central como um personagem especifico ou de um só um elemento, mais a combinação de tudo.


Eu estou escrevendo tudo isso porque eu realmente fico irritada quando vejo livros incríveis (e que eu amo) sendo transformados em filmes horríveis que passam uma ideia totalmente contraria para as pessoas. Quer ver alguns exemplos famosos???

Percy Jackson, Eragon, A Bússola de Ouro, O Código da Vinci, O Hobbit (é um livro de 200 páginas que virou TRÊS filmes de 3 horas. É mais rápido ler o livro do que ver os filmes), Divergente, Instrumentos Mortais (a série e o filme) e muitos, muitos outros.


Mas, por outro lado, também tem algumas adaptações que dão certo e que nos fazem sorrir por serem tão fieis e mágicas quanto os livros.

Esse é o caso dos filmes das crônicas de Nárnia (amo amo amo), Senhor dos Anéis, alguns dos filmes de Harry Potter, Deuses Americanos (resenha aqui), Game Of Thrones e etc.

Mas alguns acertos não compensam inúmeros erros.

O que os estúdios têm que aprender é que toda história tem uma alma, e que ignorar a natureza dela (sendo na opinião deles comercial ou não) é o que fará um grande sucesso literário se transformar em uma piada cinematográfica.

Por isso, só espero que todas essas confirmações de adaptações e direitos vendidos (que aumentaram criticamente esse ano) não cometam os mesmos erros que as antigas.

E, pelo amor de deus, um ator individualmente não vende um filme e sim, a história!

Ps: Comentem quais foram seus livros favoritos que foram bem adaptados ou os que foram distorcidos pelos seus filmes!



12 comentários

  1. Oi.
    Concordo perfeitamente com suas palavras! O livro A Hospedeira, eu adorei, mas o filme não me cativou. Assim como a série Instrumentos Mortais, que amo, porém o filme deixa muito a desejar. A série eu gosto, apesar de algumas mudanças no enredo. O Código da Vinci, a história é fantástica, mas o filme não explorou muito bem e parece que os personagens também não tiveram a interpretação desejada. A série The100, que eu gosto muito, dizem que é a adaptação é melhor do que o livro, mas não sei, ainda não li.
    Porém tem muitas adaptações ótimas, como todas as que você citou, O Quarto, Série Millenium (trilogia) e outros.
    Quando eu amo muito a leitura do livro, tenho até medo de assistir as adaptações e acabar me decepcionando.
    Adorei o post. Parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tata :)
    Entendo perfeitamente. Eu já o Código Da Vinci e o filme não foi o que eu esperava. Não abordou muito bem uns temas principais e abordou outros menos importantes. E os personagens bem neutros. Eu já li Capitães de Areia e gostei da adaptação. tem gente que acha que ficou sem graça, mas eu discordo totalmente. Assisti duas vezes e gostei.
    Memórias Póstumas de Brás Cubas foi triste o filme. Não gostei do ator que interpretou. Eu gostei de Instrumentos Mortais, mas não tanto. Não assisti a série nem o filme, e agora acho que não vou não vou assistir mesmo. O Hobbit eu só assisti os filmes. No segundo filme, eu dormi no meio do filme dentro do cinema rsrs
    Mas existem muitas adaptações bacanas e eu sempre dou uma chance. Amo filmes, mas os baseados em livros tem a tendência de decepcionar a gente.
    Abc

    ResponderExcluir
  3. Tata!
    É verdade que o mundo cinematrográfico faz as adaptações para ficarem vendáveis e para que os admiradores da sétima arte (que muitas vezes nem são leitores), apreciem a história, mesmo que destoem do original literário.
    E até aceito que algumas adaptações tenham de ser moldadas, porque não dá para colocar todos os detalhes que lemos nos livros, mas tem algumas que exttrapolam e como falou, mudam totalmente o sentido do livro.
    Acho que as melhores adaptações foram A Bela e a Fera (porque a Disney arrasa, né?) e gostei de A culpa é das estrelas, achei bem próximo, mesmo que um pouco mais romantizado que o livro.
    Um final de semana esplendoroso!
    “O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.” (William Shakespeare)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Todos nós concordamos com você, Tata. Eu já tive muitas decepções quando o assunto é adaptações. Mas a maior foi a de Percy Jackson. Eu amo de paixão aquela serie, mas quando assisti ao filme, meu queixo caiu, literalmente. 'Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé', rsrs.
    Por outro lado, teve filmes que deram orgulho aos leitores. Eu gostei muito de Como Eu Era Antes de Você e A Culpa é das Estrelas. Com a quantidade significante de adaptações que tem surgido, vamos torcer para que sejam espetaculares e fieis aos livros.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que sempre gosto mais dos livros que dos filmes, mas cheguei a me contentar com algumas adaptações.
    Fui num evento da Thalia Rebouças esses dias e ela falou da maneira como ela se sentiu ao ver o filme É fada!, que ela ficou decepcionada. Pois nesse filme ela não teve grandes participações e no fim, ficou completamente diferente da premissa do livro.
    Isso acontece na maioria das vezes, infelizmente, e acaba que entristecendo os leitores e até os autores né? Uma pena!
    Seria tão bom ver nossos personagens favoritos saindo dos livros e vivendo nas adaptações a real história deles né?
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. Quando o assunto é o livro virar filme fico muito receosa, pois é decepção na certa. assim como você, fico indignada quando estragam a imagem do livro com o filme, isso aconteceu com Cidades de Papel, um filme horrível!!!!!! Mas que quando li o livro não achei tão ruim assim, foi um livro que todos estavam c a expectativa tão grande de assistir o filme e chegaram la se decepcionaram dmss, eu acho que se forem prs estragar tudo, que deixe só nos papéis mesmo, onde podemos nós mesmo imaginar e assim não ficarmos indignados com a nossa imaginação, e esse é meu medo perante a adaptação de A seleção, juro que se for uma bosta eu choooro gente !!

    ResponderExcluir
  7. Os leitores sempre vão preferir os livros, disto não temos dúvida. Neles tem mais detalhes das cenas, dos personagens e até mesmo, das expressões. E quando anunciam que vão lançar uma adaptação inspirada em um livro, fico apreensiva, porque as decepções e frustrações que já passei foram tantas que tenho medo de assistir.
    Ainda não entendi do O Hobbit saiu um filme tão grande de um livro tão pequeno. Alguém me explica? Rsrs. Quero fazer uma ressalva sobre P.S Eu Te Amo. O livro e o filme são lindos mas me debrucei em lágrimas quando assisti o filme. Para mim, o livro não me trouxe todos as emoções que a adaptação passou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei muito do seu post mas discordo em algum pontos.
    Eu sempre prefiro ler o livro antes de assistir o filme exatamente porque acho que o livro é mais completo e que é muito melhor conhecer a história através do livro do que do filme. Mas que eu leio um livro muito bom, torço para que ele vire filme e fico muito feliz se realmente vira. Eu também não gosto quando a adaptação sai diferente do livro, mas em todo caso, a pessoa pode conhecer a história através do filme e se interessar em ler o livro, assim ela pode acabar lendo outras coisas e se tornar um ótimo leitor. Foi o que aconteceu comigo, conheci Harry Potter através dos filmes, li os livros e a partir disso comecei a ler outras coisas.
    É sempre bom ver os dois lados da moeda e focar nas coisas positivas. Mesmo sendo ótimas adaptações, Harry Potter, Game of Thrones, As Crônicas de Nárnia, etc tem suas diferenças do original.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Realmente um problema que os leitores enfrentam é as adaptações cinematográficas, a empolgação de saber que o livro irá se tornar um filme, mas também o receio de o filme não ser fiel ao livro, realmente as vezes os estúdios mudam aspectos da histórias que são essenciais por que para eles não são comerciais e para os leitores isto acaba se tornando uma grande decepção.
    Os únicos livros que foram citados por você e que eu li, foi a série Os Instrumentos Mortais, e realmente o filme era muito diferente do livro, tanto que eu adorei os livros da série, e acabei não terminando de assistir o filme, já a série, não assisti. Mas, ainda bem que tem algumas séries e livros que dão certo e são fiéis, como os que você citou.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gostei do que falasse mas muitas pessoas têm opiniões sobre isso, eu também fico as vezes com raiva porque o filme que fazem não respeita a história real do livro mas acho que a produçã do filme é totalmente diferente do livro. A culpa das estrelas realmente foi fiel ao livro e amei muito e muitos outros foram fiel, tem muitos que acha que não são ensencial para história.

    ResponderExcluir
  11. O único livro que li e depois teve sua adaptação cinematográfica foi a culpa das estrelas, e realmente houveram algumas mudanças minímas para agradar ao publico, e deixar a estória mais romântica, mas ainda sim não me incomodou. Os outros como HP, Senhor dos anéis, entre outros apesar de não ter lido os livros, os filmes me encantaram. Claro, que em algumas adaptações o leitor ficou bastante decepcionado, e isto acontece e muito.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hey,

    Sofri com as adaptações de Percy Jackson e Instrumentos mortais me deram vergonha alheia mas amei as adaptações de A culpa é das estrelas e A menina que roubava livros ❤

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!