Estante da Tata: O Segredo de Emma Corrigan, Sophie Kinsella


Em O Segredo de Emma Corrigan , Sophie Kinsella segue a receita que fez da sĂ©rie Os delĂ­rios de consumo de Becky Bloom sucesso de pĂºblico - foram mais de 35 mil exemplares vendidos sĂ³ no Brasil - e crĂ­tica. Com humor e muito charme, ela nos apresenta a Emma, uma inglesa perto dos 30 anos, mas longe de uma definiĂ§Ă£o na vida. Na memĂ³ria ela guarda situações ultraconfidenciais: como perdeu a virgindade enquanto os pais assistiam Ben-Hur na sala de TV, o que pensa sobre o namorado, as peças que prega nos colegas de escritĂ³rio, seu peso real.
FuncionĂ¡ria JĂºnior da Panther Corporation, uma empresa de produtos energĂ©ticos e esportivos com filiais por toda GrĂ£-Bretanha, Emma vai a Glascow participar da reuniĂ£o de marketing sobre um novo refrigerante, a Panther Cola. O que parecia uma grande oportunidade profissional se transforma num pesadelo. Como se nĂ£o bastasse ter derramado a bebida num superior, seu vĂ´o de volta para casa quase cai. Em momentos de tensĂ£o as pessoas fazem as coisas mais estranhas. E Emma Corrigan nĂ£o Ă© exceĂ§Ă£o. Acreditando estar a um passo de uma morte trĂ¡gica, ela conta todos os seus pequenos pecados para o passageiro ao lado. Afinal, qual a probabilidade de vĂª-lo de novo? Ainda mais com vida?
Mas o destino decide brincar com a protagonista: o aviĂ£o pousa em segurança e o distinto cavalheiro nada mais Ă© que o fundador e presidente da empresa onde trabalha. E alĂ©m dos segredos pessoais, Emma abriu o verbo sobre todos os colegas da Panther e suas estratĂ©gias para enrolar no serviço. Para recuperar o respeito profissional - e voltar Ă s boas com o pessoal do escritĂ³rio - Emma se mete nas situações mais inusitadas, quase novelĂ­sticas. Mas com as quais todas as mulheres acabam se identificando.
O Segredo de Emma Corrigan
Ano: 2005 
PĂ¡ginas: 384
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Record


O Segredo de Emma Corrigan conta, de uma forma hilĂ¡ria, a historia de uma mulher chamada Emma, uma mulher que, como todo mundo, guarda segredos, alguns pequenos e inocentes, alguns vergonhosos e alguns que a consumem. 

Ela esconde coisas como o seu peso, o seu gosto (ou a falta dele) por jazz, o que ela realmente acha das roupas feitas de crochĂª que a amiga dela faz para ela, a frustraĂ§Ă£o que ela sente quanto a relaĂ§Ă£o dela com os pais e com a sua falta de sucesso na vida profissional (ela teve quatro empregos diferentes em cinco anos).

Mas a vida dela muda quando ela recebe uma missĂ£o da empresa na qual trabalha. Ela teria que pegar um aviĂ£o, assistir uma reuniĂ£o em uma filial da empresa, sorrir, balançar a cabeça quando alguĂ©m comentasse alguma coisa e pegar um aviĂ£o de volta. NĂ£o tinha como dar errado, como ela estragar a coisa toda certo?

Errado!

E Ă© ai que, depois de um dia desastroso e, por conta da camaradagem de uma aeromoça, ela pega o aviĂ£o de volta e senta do lado de um bonitĂ£o maltrapilho na primeira classe. 

SĂ³ que o dia que nĂ£o parecia nunca acabar ia ainda ficar pior.
O aviĂ£o acaba entrando em uma turbulĂªncia tĂ£o violenta que faz ela acreditar que definitivamente chegou a hora dela de bater as botas.

"Ouço alguĂ©m atrĂ¡s de mim recitando ''Ave Maria cheia de graça...'' e um novo pĂ¢nico de causar engasgo me domina. Tem gente rezando. É serio.
A gente vai morrer.
A gente vai morrer.
..
- A gente vai morrer.
..
- NĂ£o acho que agente vĂ¡ morrer – afirma ele. Mas tambĂ©m esta agarrando os braços da poltrona. – Eles disseram que era sĂ³ uma turbulĂªncia..
- Claro que disseram! – Posso ouvir minha histeria na minha voz – Eles nĂ£o diriam exatamente ''Certo pessoal, Ă© isso ai, vocĂªs todos vĂ£o para o beleleu''.
E o que ela faz?

Ela resolve contar TODOS os seu segredos. e me entenda aqui, quando eu digo todos, sĂ£o todos mesmo, para o cara sentado ao seu lado.

Ela conta que mentiu no currĂ­culo, que se vinga da colega de trabalho jogando suco de laranja na planta dela, que nunca se apaixonou de verdade, que ela acha seu namorado perfeito demais e parecido demais com o Ken, da Barbie, que a calcinha fio dental dela incomoda muito, que ela queria ter peitos maiores, que matou, sem quer, o peixinho que a mĂ£e dela pediu pra ela cuidar e o substituiu por outro...

Ela contou coisas pra ele que ela nem sabia que guardava e pensamentos e sentimentos que ela nem sabia que existiam.

EntĂ£o, quando o aviĂ£o para, ela percebe o que ela acabou de fazer e entra em choque por ter contado tudo sobre sua vida e que, para piorar isso, ela falou tudo sem filtro nenhum (uma coisa que ela nunca, NUNCA mesmo fez na vida) para um completo e total estranho da primeira classe.

Alguns dias depois, a coisa toda fica ainda mais descontrolada quando ela reencontra o estranho do aviĂ£o e descobre que ele Ă©, e se prepare para essa, na verdade o co-fundador e DONO da gigante e importante multimilionĂ¡ria, empresa na qual ela trabalha.

Traduzindo? Ela disse para ele no aviĂ£o que mentiu e adulterou o currĂ­culo para conseguir o emprego, que se vinga de uma colega do trabalho e sobre quĂ£o manĂ© o chefe de departamento dela Ă©.

Imaginem sĂ³, vocĂª trabalhar para a Coca-Cola e dizer isso tudo (e discutir sua vontade de por silicone e porque odeia usar fio dental...) para o DONO da empresa. Eu teria encontrado um pedaço de terra e enterrado a minha cabeça lĂ¡. 

                                               

EntĂ£o, quando ela começa a pensar que teria sido melhor que o aviĂ£o tivesse de fato caĂ­do, o cara a surpreende guardando todos os segredos dela e criando uma espĂ©cie de jogo com os seus segredos o que, CLARAMENTE, a deixa louca. 

Mas o que ela nĂ£o entende e que, na verdade, ele tenta mostrar a ela, Ă© que os segredos que ela esconde de todo mundo sĂ£o, na verdade, o que fazem ela ser quem ela realmente Ă©, o que faz dela, ela mesma.

Ainda assim, o mesmo cara que a faz ver isso tudo, prefere nĂ£o contar nenhum de seus segredos para ela. Mas mais do que isso, Emma sabe que ele esta escondendo um segredo realmente muito grande e ela quer saber exatamente qual Ă©, mas pra isso, ela irĂ¡ contar com suas duas amigas malucas de pedra com muita imaginaĂ§Ă£o e tendencias estranhas.

O segredo de Emma Corrigan me fez rir, chorar de rir, rir histericamente, rir mais um pouco, me emocionar, rir e terminar a ultima pagina com um sorriso no rosto.

Para vocĂªs terem ideia do quanto eu gostei do livro, eu comecei ele numa tarde e sĂ³ parei de ler lĂ¡ para  5h da manhĂ£ do outro dia quando, finalmente, tinha terminado.

Se vocĂª for ler esse livro, e eu realmente acho que vocĂª deveria, me deixe te dar uma recomendaĂ§Ă£o: se vocĂª tem uma risada escandalosa, procure ficar longe de lugares pĂºblicos no momento que for ler.

Por fim, vale ressaltar que, apesar de totalmente hilĂ¡rio, o livro consegue passar mensagens bem legais aos seus leitores, assim, ele nĂ£o serĂ¡ sĂ³ mais um livro engraçado em sua estante.

                                                                 


Um comentĂ¡rio

  1. Oi Tata, ler essa resenha me fez perceber que tĂ´ com saudade dessa autora rsrs <3 Amo Sophie e suas protagonistas loucas, me divirto horrores e assim como vocĂª tambĂ©m ri muito lendo essa histĂ³ria, que vale mais que a pena. Tenho que confessar que esqueci algumas partes :/ mas isso acaba por ser bom, vou ver se consigo relĂª-lo futuramente *__* Amei a resenha...

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!