Leitura da Drica: Neve e Cinzas, Sara Raasch

Dezesseis anos atrĂ¡s o Reino de Inverno foi conquistado e seus cidadĂ£os, escravizados, sem famĂ­lia real e sem magia. A Ăºnica esperança de liberdade para o povo do reino jaz nos oito sobreviventes que conseguiram escapar, e que seguem esperando uma oportunidade para recuperar a magia de Inverno e reconstruir o reino. Meira, uma Ă³rfĂ£ desde a derrota de Inverno, passou a vida inteira como refugiada, criada por Senhor, o general dos inverninos. Treinando para se tornar uma guerreira — e desesperadamente apaixonada pelo melhor amigo e futuro rei, Mather —, Meira faria qualquer coisa para ajudar o Reino de Inverno a retomar seu poder. EntĂ£o, quando espiões descobrem a localizaĂ§Ă£o de um medalhĂ£o antigo capaz de devolver a magia ao reino, Meira decide ela mesma encontrĂ¡-lo. Finalmente ela estĂ¡ escalando torres e lutando contra soldados inimigos como sempre sonhou. Mas a missĂ£o nĂ£o sai como planejado, e logo Meira se vĂª mergulhada em um mundo de magia maligna e poderosos perigosos. De repente, ela percebe que seu destino nĂ£o estĂ¡, e nunca esteve, em suas mĂ£os. A estreia de Sara Raasch Ă© uma fantasia cheia de aĂ§Ă£o sobre lealdade, amor e a capacidade de determinar o prĂ³prio destino. 
Neve e Cinzas
Neve e Cinzas #1
Ano: 2016 
PĂ¡ginas: 320
Idioma: portuguĂªs 
Editora: HarperCollins Brasil

" Um dia, seremos mais do que palavras no escuro. "
Vamos adentrar Primoria, um mundo dividido em 8 reinos: 4 reinos Ritmo (Yakim, Ventralli, Paisly e Cordell) e 4 reinos EstaĂ§Ă£o (Inverno, VerĂ£o, Primavera e Outono). Para vocĂª nĂ£o se perder nesse mundo novo, o livro traz um mapa muito bem delineado, que vai te ajudar a visualizar os caminhos que serĂ£o percorridos ao longo da histĂ³ria.
Quem vai nos levar nessa viagem Ă© Meira, 16 anos, uma Ă³rfĂ£ que Ă© criada pelo que sobrou da populaĂ§Ă£o de Inverno apĂ³s ser dizimado por Angra, senhor do reino Primavera. Se vocĂª gosta de personagens femininas fortes e donas do seu prĂ³prio destino, guarde um lugar especial no seu coraĂ§Ă£o para essa mocinha.

" sou uma guerreira, uma soldada, uma dama, uma rainha e, acima de tudo, conforme mergulho pelo campo em direĂ§Ă£o Ă  ruĂ­na silenciosa de Jannuari, sou Meira. "

Ela nĂ£o conheceu Inverno, o que sabe do antigo reino Ă© pelo que ouve dos outros sobreviventes, quando ocorreu a invasĂ£o ela era apenas uma criancinha. Apesar disso, ver Inverno como um reino glorioso novamente Ă© o seu grande desejo, e Ă© por isso que ela vai lutar.

 “Se eu fechar os olhos e tapar os ouvidos e bloquear todo o resto posso ver a corte que Dendera descreveu. Posso ver a cidade sobre a qual Sir me contou. O enorme palĂ¡cio branco de Jannuari se ergue acima de mim, o pĂ¡tio extenso cheio de fontes de gelo. É tĂ£o frio que estrangeiros precisam se enroscar em camadas de pele para passar de um prĂ©dio para outro, enquanto nosso sangue Inverniano naturalmente nos mantĂ©m aquecidos mesmo nas piores condições. “

Tudo no mundo de Primoria gira em torna da magia, ou da falta dela. Ela Ă© capaz de curar, dar força aos exĂ©rcitos, fazer florescer ou apaziguar um ambiente. O monarca de cada naĂ§Ă£o possui um condutor de magia, menos Inverno, que perdeu o seu condutor e seus oito sobreviventes estĂ£o tentando reavĂª-lo.  Oito? Isso mesmo! Inverno hoje tem apenas 8 cidadĂ£os livres quem lutam para restaurĂ¡-lo e salvar o restante da populaĂ§Ă£o que foi feita escrava a 16 anos.

" Em algum lugar sob os reinos EstaĂ§Ă£o estĂ¡ uma gigantesca bola pulsante de magia; e em algum lugar em nossas montanhas Klaryn houve, um dia, uma entrada atĂ© ela. Apenas as terras dos reinos das quatro Estações sĂ£o afetadas pelo abismo - nas condições extremas e consistentes de seus ambientes - mas todos os reis e rainhas de Primoria, de Ritmo e EstaĂ§Ă£o, possuem uma parte daquela magia em seus condutores, e podem usĂ¡-la para ajudar seus reinos. os quatro reinos Ritmo nos odeiam porque isso Ă© tudo que eles tĂªm: magia em objetos como uma adaga, um colar, um anel. Eles nos odeiam por termos permitido que a entrada se perdesse no tempo e nas avalanches e na memĂ³ria, por morarmos exatamente no topo da magia e nĂ£o destroçarmos nossos reinos para cavar e conseguir mais dela. "

Mather Ă© o prĂ­ncipe fugitivo e um fofo, melhor e Ăºnico amigo de Meira, cuja amizade desperta sentimentos conflituosos nos dois. De personalidade forte, Mather tenta agir como o rei que esperam que ele seja, aprendendo tudo o que deve, afinal Ă© o herdeiro e precisa derrotar Angra e libertar Inverno.

" Mather finalmente sorri. O sorriso ocupa todas as partes do rosto dele, dos olhos atĂ© os lĂ¡bios, e ilumina o ar ao nosso redor, como uma vela em uma caverna. "

Enquanto isso, Meira Ă© treinada para ser um soldado e colocar as necessidades do prĂ­ncipe e do reino acima das suas. Ela Ă© uma guerreira que quer ajudar a libertar o seu povo, mas tambĂ©m Ă© uma menina vaidosa, que se preocupa com a aparĂªncia depois que a batalha acaba e quer estar sempre apresentĂ¡vel. Forte e feminina!

Os personagens secundĂ¡rios dĂ£o um show Ă  parte! Muito bem narrados e com papel importante dentro do contexto, cada um Ă© de grande importĂ¢ncia para o entendimento da histĂ³ria.

Lamentavelmente temos um triĂ¢ngulo amoroso... NĂ£o entendo porque aparecem sempre tantos pretendentes para essas meninas dos livros... SĂ³ espero que Meira faça a escolha certa, se Ă© que isso Ă© possĂ­vel.

"NĂ£o se distraia. nĂ£o deixe que o medo tome conta de vocĂª - o medo Ă© uma semente que, depois de plantada, jamais para de crescer. "


A capa Ă© linda, o mapa Ă© perfeito, a histĂ³ria Ă© fantĂ¡stica, os personagens sĂ£o apaixonantes! Fantasia de muito boa qualidade para quem curte o gĂªnero em um livro de estreia!!! O que serĂ¡ que Sara Raasch estĂ¡ preparando para os prĂ³ximos livros???

" Por isso literatura Ă© tĂ£o fascinante. EstĂ¡ sempre aberta a interpretações e poderia ser centenas de coisas diferentes para centenas de pessoas diferentes. Jamais Ă© a mesma coisa duas vezes. "

Um comentĂ¡rio

  1. Eu amo livros de fantasia, ainda mais quando envolvem muitos reinos! E acho muito interessante esses mapas que estĂ£o sendo bem utilizados em muitos livros do gĂªnero(Acho que andam assistindo Got).
    Creio tambĂ©m que jĂ¡ passou a era das mocinhas frĂ¡geis e bobinhas, a maioria dos livros hoje, traz as meninas fortes e determinadas, mesmo com tĂ£o pouca idade.
    E os triĂ¢ngulos jĂ¡ fazem parte do cotidiano e sempre rendem bons suspiros ou revoltas..rs
    Espero ter a oportunidade de ler e conhecer as letras da autora!
    Beijo

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!