O homem de lata, Sarah Winnman

Em 1963, Ellis e Michael eram dois garotos de doze anos que se tornaram grandes amigos. Durante muito tempo, sempre foram apenas os dois, andando pelas ruas de Oxford, um ensinando ao outro coisas como nadar, descobrir autores e livros e a esquivar-se dos punhos de seus pais dominadores. AtĂ© que um dia algo muito maior que uma grande amizade cresce entre eles. Mas entĂ£o, avançamos cerca de uma dĂ©cada nesta histĂ³ria e encontramos Ellis, agora casado com Annie, e Michael nĂ£o estĂ¡ mais por perto. O que leva Ă  pergunta: o que aconteceu nos anos que se seguiram? Esta Ă© quase uma histĂ³ria de amor. Mas seria muito simples defini-la assim.
O Homem de Lata
Ano: 2018 
PĂ¡ginas: 160
Idioma: portuguĂªs
Editora: Faro Editorial

O Homem de Lata começa, na verdade, contando um fato fascinante da histĂ³ria de Dora, mĂ£e de Ellis, que serĂ¡ o nosso personagem principal. Leonard, marido de Dora, era um homem turrĂ£o, machista, beirando ao grosseiro. Em um ato de coragem e ousadia, Dora ganha um bingo e, na hora de escolher o prĂªmio, contraria seu marido e os amigos dele ao escolher uma cĂ³pia do quadro Os GirassĂ³is, de Van Gogh, ao invĂ©s de uma garrafa de uĂ­sque. #goDora!!!!
"Foi o primeiro gesto desafiador em sua vida. Como cortar uma orelha. E ela fez isso em pĂºblico."
Logo em seguida jĂ¡ encontramos Ellis, adulto, sozinho e solitĂ¡rio, em um emprego que nĂ£o lhe dĂ¡ prazer, afinal, seu sonho era ser desenhista. Vivendo apenas de suas lembranças.

Dividido em duas partes: Ellis e Michael, o livro trarĂ¡ visões e tons diferentes para esclarecer o leitor.

A primeira parta Ă© absolutamente melancĂ³lica, e confesso que tive muita dificuldade pra levar a leitura adiante. Apesar da escrita sentimental e delicada da Sara Winnman que, com certeza absoluta, tem tudo para encantar aos amantes do gĂªnero, essa nĂ£o Ă© muito a minha praia.

"A vida nĂ£o era tĂ£o divertida sem Michael. NĂ£o tinha tanto colorido sem ele. A vida nĂ£o era vida sem ele."

Vamos conhecer, atravĂ©s das memĂ³rias de Ellis, a sua amizade com Michael e a descoberta do amor pelos dois, e momentos difĂ­ceis da vida de Ellis que essa amizade seria capaz de ajudar a superar.

"Cores complementares sĂ£o aquelas que fazem com que a outra se destaque [...]Como eu e Ellis, disse Michael.Sim, ela sorriu. Como vocĂªs dois."

Mas Ellis e Michael se separam...

"Tive paixões, tive amantes, tive orgasmos. Minha trilogia do desejo, como eu gostava de dizer, mas nenhum grande amor depois dele, nĂ£o pra valer. Amor e sexo foram separados por um grande rio, um rio que o barqueiro se recusava a atravessar."

A segunda parte do livro, narrada por Michael, vai trazer as respostas que tanto desejamos, vai trazer a sua visĂ£o sobre ele e Ellis, mas tambĂ©m vai falar de dor e amor.

Sarah Winman fala de preconceitos, homossexualidade, redenĂ§Ă£o, amizade, amor verdadeiro e da dor que todos esses sentimentos trazem de maneira intensa, quase visceral. Esse Ă© um livro pra ser lido aos pouco, em doses homeopĂ¡ticas, daqueles que vocĂª precisa parar para refletir de vez em quando, se colocar no lugar do personagem para sentir a sua dor.

Como nĂ£o falar da perfeiĂ§Ă£o que Ă© a ediĂ§Ă£o desse livro? Quando vocĂª acha que a Faro jĂ¡ fez de tudo nos livros anteriores que lançou, o pessoal vem e deixa vocĂª apaixonado. Sabe aquele livro que vocĂª faz questĂ£o de levar fora da bolsa pra todo mundo ver que vocĂª tem? O Homem de Lata Ă© um desses!


                                                              

Um comentĂ¡rio

  1. Sou apaixonada pelo trabalho que a Faro faz com seus livros. Um carinho sempre especial em suas capas e diagramações, sempre beirando Ă  perfeiĂ§Ă£o.
    Ainda nĂ£o tive oportunidade de ler este lançamento,mas ele estĂ¡ na listinha de desejados tem um tempo.
    Muita gente nĂ£o gostou do livro, nem do enredo envolvendo os dois protagonistas.
    Mas eu quero essa profundidade!
    Espero ler em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!