A duquesa feia, Eloisa James

Baseado na histĂ³ria O Patinho Feio, esse Ă© o terceiro volume da sĂ©rie Contos de Fadas.
Como ela ousa achar que ele a ama, quando Londres inteira a chama de Duquesa Feia?
Theodora Saxby Ă© a Ăºltima mulher com quem se poderia esperar que o lindo James Ryburn, herdeiro do ducado de Ashbrook, se casasse. Mas depois de um pedido romĂ¢ntico feito na frente do prĂ³prio prĂ­ncipe, atĂ© a realista Theo se convence de que o futuro duque estĂ¡ apaixonado.
Ainda assim, os tablĂ³ides dizem que a uniĂ£o nĂ£o durarĂ¡ mais do que seis meses.
Em seu Ă­ntimo, Theo acredita que os dois ficarĂ£o juntos para sempre… atĂ© que ela descobre que o que James desejava nĂ£o era seu amor, mas seu dote.
E a sociedade, que primeiro se chocou com seu casamento, se escandaliza com sua separaĂ§Ă£o.
Agora James precisarĂ¡ enfrentar a batalha de sua vida para convencer Theo que ele amava a patinha feia antes que ela se transformasse em cisne. E Theo logo descobrirĂ¡ que, para um homem com alma de pirata, vale tudo no amor – e na guerra.
A Duquesa Feia
Contos de Fadas #3
Ano: 2018 
PĂ¡ginas: 272
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Arqueiro

“ Nosso amor era excessivamente apaixonado, como uma tempestade de verĂ£o que passa rĂ¡pido.”

Vamos de releitura? Pelo tĂ­tulo, jĂ¡ fica bem claro que veremos referĂªncias ao conto O Patinho Feio, que embalou a infĂ¢ncia de muita gente numa Ă©poca em que nĂ£o se falava de bullying e questões politicamente corretas.

“ Este livro Ă© dedicado ao maravilhoso poeta e contador de histĂ³ria Hans Christian Andersen. Suas narrativas sĂ£o uma fonte de inspiraĂ§Ă£o para mim, como se vĂª nesta versĂ£o de seu conto de fadas O patinho feio. AlĂ©m disso, sua capacidade de entrelaçar alegria e pensamento filosĂ³fico inspira cada romance que escrevo.”
James e Theodora se conhecem desde sempre, cresceram juntos e se amam como irmĂ£os. Quando o pai de James coloca o filho numa situaĂ§Ă£o sem volta e o obriga pedir a amiga em casamento,  tudo muda de figura.

Theo debutou e estĂ¡ bastante interessada em Geoffrey e empolgada com a oportunidade de conhecĂª-lo e dançar com ele. Como nĂ£o tem sucesso em sua empreitada e acaba ouvindo as mulheres no baile dizendo que a consideram feia e parecendo um menino, ela bola um plano envolvendo James chegando aos bailes com ela (detalhe: o cara nĂ£o gosta de ir Ă  bailes). Como ele nĂ£o se conforma com a chantagem do pai mas tambĂ©m nĂ£o quer que sua amiga se envolva com um cara que ele menospreza, aceita ir e, no meio de uma confusĂ£o, faz um lindo pedido de casamento na frente de todos os convidados. 

Ela fica surpresa com o pedido pois nunca imaginou que James a visse de outra forma que nĂ£o uma irmĂ£ mas, mesmo assim, aceita, como a garota sonhadora que Ă©. O inĂ­cio do casamento Ă© um pouco confuso para ela e, aos poucos, os dois vĂ£o se entrosando e se conectando de maneira bem profunda e Theo acaba se vendo desejosa em satisfazer os anseios do marido.

James, por sua vez, estĂ¡ cada vez mais angustiado por ter enganado sua melhor amiga e, no momento em que ela descobre tudo e o manda embora, ele, arrependido da traiĂ§Ă£o, aceita sua sentença e parte sem rumo encontrando apoio numa vida de corsĂ¡rio.

A partir deste momento, o livro ganha outra dinĂ¢mica e novos ares, dilemas e complicações.

Mesmo estando dividido em duas partes: Antes e Depois, eu consegui perceber trĂªs momentos na vida dos personagens principais: 

- o primeiro onde Theodora e James sĂ£o novos e descobrindo um mundo totalmente diferente para eles, ela como a Daisy alegre e esfuziante dele e ele como um jovem encontrando o amor mas relutante por causa da forma como tudo começou (amei muito,pronta para dar 5 estrelas);

- segundo: quando os dois estĂ£o separados e cuidando bravamente da vida e do crescimento profissional mas sem conseguir esquecer um do outro (amei demais, empolgadĂ­ssima para dar 6 estrelas);

- terceiro: Theo e James estĂ£o diferentes, maduros e sofridos. Quando, depois de uma situaĂ§Ă£o dramĂ¡tica, ele decide voltar, percebe que nĂ£o consegue viver sem ela mas ela nĂ£o quer mais nada com ele. (Aqui que a escritora começou a derrapar e cair para 2,5 estrelas... enfim, vou explicar em breve, aguarde cenas dos prĂ³ximos capĂ­tulos hehehehe).


“ O menino em mim sempre amou vocĂª - afirmou ele, desarmando-a com um sorriso.- O homem que sou ainda nĂ£o a conhece.”

Narrado em terceira pessoa e nos deixando como grandes espectadores dos dramas e conflitos dos protagonistas, Eloisa James traz de forma bem moderna (mesmo sendo um romance de Ă©poca) uma nova roupagem do clĂ¡ssico conto de fadas com algumas referĂªncias a Shakespeare e a Robin Hood. Fazendo a mulher se erguer bonita, forte, vitoriosa e decidida a colocar seus sonhos profissionais em prĂ¡tica mesmo ainda sofrendo internamente um complexo de beleza deixado como uma cicatriz de sua decepĂ§Ă£o com o melhor amigo.

Foi apaixonante acompanhar a jornada de Theo e James.

Tinha tempos que eu nĂ£o ficava ansiosa para ler um livro sem ler o final primeiro e praticamente devorei a histĂ³ria, tanto por amar livros com piratas como por estar enlouquecida para saber como seria o reencontro deles que, diga-se de passagem, foi surpreendente e divertido ao mesmo tempo. PorĂ©m... contudo... todavia... entretanto... Depois dai, entra meu ponto negativo, pois assim como aconteceu em Um Beijo Ă  Meia Noite, a escritora, ao meu ver, nĂ£o soube conduzir o desenrolar para o desfecho.

Quando James volta um outro homem, ainda mais apaixonado por Theodora que antes e decidido a reconquistĂ¡-la, a vida dela estĂ¡ bem diferente do passado, e fiquei torcendo para que a escritora criasse em mim uma nova conexĂ£o com eles como um casal e nĂ£o separadamente, como foi no decorrer da trama. Imaginei que esse momento marcante tinha tudo para me arrebatar e que tudo seria conduzido de uma forma mais dialogada entre o casal e, como aconteceu com o livro anterior, fiquei com muita raiva dele em vĂ¡rias cenas que quase tasco o livro na parede... 

Maaaaas essa frustraĂ§Ă£o foi compensada, graças a Deus, pelo final que foi romĂ¢ntico e fofo. Ponto para James nas agitações finais do Ăºltimo capĂ­tulo.


A capa e a ediĂ§Ă£o mantĂ©m a harmonia com os livros anteriores, continuam lindas e ricas em detalhes que nos conquistam para a obra.

Beijos, Myl


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!