Anne de Green Gables, L.M. Montgomery

 
Tudo parecia confortĂ¡vel demais na vida dos irmĂ£os Matthew e Marilla Cuthbert, mas o coraĂ§Ă£o de Matthew começou a dar sinais de que a idade lhe havia chegado. Decidiram, nĂ£o antes sem muita ponderaĂ§Ă£o, adotar um menino, de uns onze anos, para que pudesse receber educaĂ§Ă£o apropriada e ser o ajudante de Matthew. Mas, a mĂ£o da ProvidĂªncia jĂ¡ havia agido na vida deles, e atravĂ©s de um erro de comunicaĂ§Ă£o, uma menina ruiva, tagarela e sardenta ocupou o lugar do menino. Anne, assim que chegou a Green Gables, fica sabendo do engano, mas com sua imaginaĂ§Ă£o fĂ©rtil e conversa afiada, jĂ¡ havia conquistado o coraĂ§Ă£o de Matthew. E assim começa a histĂ³ria de suas aventuras fascinantes, com sua “amiga do peito” Diana, e sua competiĂ§Ă£o com o inteligente e perspicaz Gilbert Blyhte. Ă€ medida que Anne foi aceita em Green Gables, ela conquista tambĂ©m a admiraĂ§Ă£o de toda a cidade de Avonlea e o encanto do seu mundo de sonho e imaginaĂ§Ă£o se espalha e vai contagiar vocĂª tambĂ©m.
Anne de Green Gables
Anne de Green Gables #1
PĂ¡ginas: 236
Idioma: portuguĂªs
Editora: Pedrazul


“ Pensei que teria tantas para amar e nada para me impedir.”
Anne Shirley Ă© uma garota de onze anos envolvida na excitaĂ§Ă£o de finalmente ter uma casa para chamar de sua. Marilla e Matthew Cuthbert, irmĂ£os solteiros reclusos que vivem na fictĂ­cia comunidade de Avonlea, na Ilha do PrĂ­ncipe Eduardo, decidem adotar um menino para ajudĂ¡-los com a fazenda de Green Gables. Por causa de um mal-entendido, Anne Ă© mandada para eles que, ao conhecĂª-la melhor, nĂ£o conseguem mandar a garota divertida e tagarela de volta ao orfanato.

“ NĂ£o Ă© esplĂªndido pensar em todas as coisas que existem para serem descobertas? Isso me faz sentir alegria de estar viva; Ă© um mundo tĂ£o interessante! NĂ£o seria metade interessante se soubĂ©ssemos tudo sobre todas as coisas, seria?”
Com certeza, nĂ£o seria, e este Ă© o sentimento que Anne gera dentro da gente ao estimular nossa mente para enxergar o mundo maravilhoso que existe Ă  nossa volta, mesmo que Ă s vezes ele nĂ£o esteja parecendo tĂ£o fascinante assim.

Usando seu "escopo de imaginaĂ§Ă£o" para criar coisas boas e maravilhosas, Anne, uma verdadeira romĂ¢ntica, encontra tantas paisagens maravilhosas e tantos amiguinhos que se identificam com ela que tornam o livro doce ao cubo e, claro que nĂ£o poderia faltar uma certa rivalidade tambĂ©m para gerar alguns pontos de conflito e embates maravilhosos. 

Ela, aos poucos, com seu jeito encantador meio Polyana meio Pippi Meialonga, se destaca na comunidade mesmo criando muitas confusões com sua imaginaĂ§Ă£o fĂ©rtil e criativa.


O que mais me cativou no livro foi a escrita “dragadora” (se Ă© que existe esta palavra) e envolvente de Lucy Maud Montgomery, uma canadense que publicou este livro em 1908 e, mesmo assim, conseguiu criar sua trama com uma linguagem dinĂ¢mica, fluida e leve, de fĂ¡cil entendimento algo que Ă s vezes se torna mais complicado em se tratando de um clĂ¡ssico pois tudo se esbarra na formalidade gramatical da Ă©poca.

Assim como Marilla e Mathew, me apaixonei perdidamente pela ruivinha espevitada e esperta que jĂ¡ virou inspirou muitos filmes e agora Ă© uma sĂ©rie do Netflix que vou correr para ver como foi adaptado.

Falando em adaptaĂ§Ă£o, a ediĂ§Ă£o da Editora Pedrazul estĂ¡ muito boa, com traduĂ§Ă£o impecĂ¡vel, pĂ¡ginas amareladas e capa muito bem escolhida. SĂ³ queria que tivessem escolhido um fonte maior pois minha vista anda meio fraca hehehe…

Anne de Green Gables conta as travessuras da garota entre os onze e dezesseis anos e Ă© o primeiro de dez livros (entre livros e spinoffs) mostrando a trajetĂ³ria de vida dela e de seus amigos. A Pedrazul explica em sua orelha que vai publicar sete livros. Sinceramente, torço para que traga todos pois preciso deles para ler, indicar e ter como legado para minhas gerações. 

Uma obra prima maravilhosa que jĂ¡ virou meu livro de cabeceira.

Beijos, Myl

O sucesso inicial de Anne of Green Gables levou Montgomery a escrever continuações para a obra. Os volumes estĂ£o listados em ordem cronolĂ³gica abaixo, de acordo com a idade de Anne em cada um deles. Apenas os trĂªs primeiros livros possuem traduĂ§Ă£o para a lĂ­ngua portuguesa. (Fonte WikipĂ©dia)
Livros de L. M. Montgomery sobre Anne Shirley:
#
Livro
Data de publicaĂ§Ă£o
Idade de Anne Shirley
1
Anne of Green Gables
1908
11—16
2
1909
16—18
3
1915
18—22
4
Anne of Windy Poplars (Estados Unidos e CanadĂ¡)
Anne of Windy Willows (Outros paĂ­ses)
1936
22—25
5
1917
25—27
6
1939
34—40

Os livros seguintes focam nos filhos de Anne, ou em amigos da famĂ­lia. Anne aparece, mas desempenha um papel menor.
#
Livro
Data de publicaĂ§Ă£o
Idade de Anne Shirley
7
1919
41—43
8
1921
49—53
9
2009
40—75

Anne aparece em uma histĂ³ria (e Ă© citada em outras) nas seguintes coletĂ¢neas:
#
Livro
Data de publicaĂ§Ă£o
Idade de Anne Shirley
1912
aprox. 20
1920
aprox. 20
prequelaBefore Green Gables (2008), foi escrita por Budge Wilson, com autorizaĂ§Ă£o dos herdeiros de L. M. Montgomery.


                                           

4 comentĂ¡rios

  1. eu assisti a sĂ©rie e fiquei apaixonada! ainda mais quando soube que a sĂ©rie Ă© inspirada em livro... agora a paixĂ£o aumento, hahaha
    nĂ£o vejo a hora de poder lĂª-lo! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi My, sou apaixonada pela sĂ©rie da Netflix (espero que vocĂª veja ame e faça um post por aqui pois vale a pena) e quero muito ler os livros. Achei a resenha linda e imagino que a histĂ³ria seja encantadora, singela e que desperta sentimentos bons assim como a sĂ©rie. NĂ£o sabia que havia tantos livros e espero tambĂ©m que a Pedraazul traga todos, mesmo com essa previsĂ£o inicial de ir apenas atĂ© o sĂ©timo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico nervosa esperando temporadas entĂ£o creio que sĂ³ verei a sĂ©rie mais para frente . Beijos

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!