O milagre, Emma Donoghue

Irlanda, 1859. Anna O'Donnell, de onze anos, se recusa a comer e, apesar disso, sobrevive hĂ¡ meses, aparentemente sem graves consequĂªncias fĂ­sicas. Um milagre, dizem os habitantes do vilarejo profundamente enraizado na fĂ© catĂ³lica. Mas quando Lib Wright, uma jovem e cĂ©tica enfermeira inglesa, Ă© contratada para vigiar a menina noite e dia, os acontecimentos seguem um rumo diferente.
Anna começa a definhar, diante da passividade de todos e da impotĂªncia de Lib. E assim cresce o mistĂ©rio ao redor dessa famĂ­lia pobre de agricultores, que parece envolta em mentiras, promessas e segredos. O que o mundo estĂ¡ testemunhando Ă© uma fraude sofisticada, ou uma revelaĂ§Ă£o do poder divino?
Escrito com a tensĂ£o que fez de Quarto um best-seller mundial, O milagre Ă© uma histĂ³ria sobre duas estranhas que transformam a vida uma da outra, alĂ©m de um poderoso thriller psicolĂ³gico e uma narrativa sobre como o amor pode vencer o mal em suas mais diversas formas.

O Milagre
Ano: 2018
PĂ¡ginas: 300
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Verus

O centro da nossa histĂ³ria Ă© Anna, garota de 11 anos, mora em uma vila na Irlanda da dĂ©cada de 1850, e diz nĂ£o comer e ainda viver bem, a quatro meses.

Ela Ă© o motivo para que Lib, nossa protagonista, uma enfermeira inglesa conhecida pela sua formaĂ§Ă£o, seja contratada por uma comissĂ£o para fazer vigĂ­lia e comprovar, junto com uma freira, se Anna Ă© verdadeiramente um milagre ou uma farsa.

Altamente cĂ©tica, Lib estĂ¡ decidida a provar que Anna Ă© uma farsa montada pelos seus familiares e ir embora daquele ambiente impregnado de superstições e religiosidade antes do prazo final de 15 dias de vigĂ­lia.

Recheado de personagens misteriosos que parecem esconder tanta coisa que daria um livro prĂ³prio, a histĂ³ria vai sendo contada de maneira lenta, o que pode fazer com que o leitor nĂ£o chegue atĂ© o final do livro.

Mas a autora tem um jeito tĂ£o enigmĂ¡tico de escrever que, mesmo com capĂ­tulos extremamente longos, vocĂª nĂ£o consegue largar atĂ© desvendar o grande mistĂ©rio que vai sendo alimentado gradativamente como se juntĂ¡ssemos peças de um quebra cabeça. AlĂ©m disso, a histĂ³ria Ă© muito bem ambientada atravĂ©s da construĂ§Ă£o dos personagens e dos cenĂ¡rios, que vocĂª chega a sentir o frio que Lib sente em alguns momentos.


E nesse caminho somos brindados com discussões e reflexões interessantíssimas sobre fanatismo religioso e o papel da mulher na sociedade da época.


Um comentĂ¡rio

  1. Esse livro tem uma premissa original, gostei dos temas abordados, mas nĂ£o sei se faria a leitura.
    Parece que falta algo a mais.

    Beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!