A mulher com olhos de fogo, Nawal El Saadawi

"Um dos livros mais francos e radicais sobre a vida feminina, de todas as origens, em todas as partes do mundo.” THE GUARDIAN
Esta ficção é baseada no relato verdadeiro de uma mulher que espera sua execução em uma prisão no Egito. Sua história chega até a autora, que resolve conhecer Firdaus para entender o que levou aquela prisioneira a um ponto tão crítico de sua existência. “Deixe-me falar. Não me interrompa. Não tenho tempo para ouvir você”, começa Firdaus. E ela prossegue contando sobre como foi crescer na miséria, sua mutilação genital, ser violada por membros da família, casar ainda adolescente com um homem muito mais velho, ser espancada frequentemente, e ter de se prostituir... até que, num ato de rebeldia, reuniu coragem para matar um de seus agressores, levando-a à prisão. Esse relato é um implacável desafio a nossa sociedade. Fala de uma vida desprovida de escolhas, mas que em meio ao desespero encontra caminhos. E, por mais sombrio que isso possa parecer, sua narrativa nos convida a experimentar um pouco dessa liberdade encorajadora através das transformações internas de Firdaus. O que acontece com ela é o despertar feminista de uma mulher.
A AUTORA: NAWAL EL SAADAWI, 87, é uma escritora, ativista, médica e psiquiatra feminista egípcia. Saadawi foi presa pelo presidente Anwar al-Sadat em 1981 por supostos “crimes contra o Estado”. Ela escreveu muitos livros sobre as mulheres no Islã, e se dedica, em especial, à luta contra a prática da mutilação genital feminina no Oriente Médio. Nawal é tratada como “a Simone de Beauvoir do mundo árabe”. Seus livros já foram traduzidos para mais de 28 idiomas e são adotados em universidades do mundo inteiro. Seus discursos atualmente se concentram na crítica à tentativa de normalizar o que ela considera a opressão aos costumes das mulheres na África e Oriente Médio. Depois de quatro décadas da revolução islâmica, muitos já consideram normais as restrições aplicadas às mulheres, incluindo as próprias mulheres. 
A Mulher Com Olhos De Fogo
O Despertar Feminista
Nawal El Saadawi
Ano: 2019
Páginas: 160
Idioma: português 
Editora: Faro Editorial

"Porque durante a vida o que nos escraviza são nossos desejos, nossas esperanças, nossos medos."

Oi, gente,

Hoje vamos falar de uma história forte, que fala das diversas realidades cruéis a que são submetidas mulheres ao redor do mundo.

A mulher com olhos de fogo foi escrito pela psiquiatra feminista Nawal El Saadawi. Egipcia de nascimento, Nawal escreveu muitos livros sobre as mulheres no Islã e A mulher com olhos de fogo é baseado em um relato de uma mulher condenada à morte por assassinato feito em sua última noite de vida, pouco antes de sua execução.

Firdaus é essa mulher. Nascida em uma família pobre, com muitos irmãos, onde a comida quase nunca dava para todos, mas seu pai nunca ficava sem comer e a violência do pai sobrava para todos. Sofreu mutilação genital e, desde bem pequena, era abusada pelo tio que tanto admirava por ser culto e estudar. Aliás, estudar era o seu sonho!

Após ficar órfã, muda de cidade e vai morar com o tio, vivendo praticamente como se fosse sua esposa. Até o dia em que o tio se casa e sua vida volta a se tornar um inferno por conta das maldades da esposa do tio. Fidaus consegue completar o ensino médio, mas o preconceito a impede de entrar na faculdade.

"Eu estava espantada com o enorme número de pessoas enchendo as ruas por todo lugar, mas fiquei ainda mais espantada ao ver o modo como elas se moviam - como criaturas cegas, que não eram capazes de ver a si mesmas nem aos outros. (...) E ali estava eu, uma simples pedra que alguém havia atirado nas suas águas, rolando junto com as multidões que se deslocavam em ônibus e carros, ou caminhavam pelas ruas, com olhos que não enxergavam, incapazes de prestar atenção em nada nem em ninguém. A todo instante milhares de olhos passavam bem diante de mim, mas para eles eu continuava não existindo."

Vitima novamente de violência por conta de um casamento arranjado com um homem que tinha idade de ser seu pai e ainda era violento e mesquinho, Firdaus acaba fugindo desses horrores e, após procurar emprego em vários lugares, sem sucesso, se torna uma prostituta extremamente cara e requisitada.

"Todas as mulheres são vítimas de embuste. Os homens enganam as mulheres e as punem por terem sido enganadas, forçam-nas a se degradar e as punem por chegarem tão baixo, prendem-nas ao casamento e então as castigam por toda a vida com serviços humilhantes, insultos e surras.Agora eu percebia que, de todas as mulheres, as prostitutas eram as menos iludidas. Que o casamento era um sistema que representava o mais cruel sofrimento para as mulheres."

Escrito em primeira pessoa a maior parte dele narrado pela própria Firdaus, A mulher com olhos de fogo não é uma leitura fácil. Não pela escrita da Nawal, que flui sem que o leitor perceba, mas por conta dos fatos narrados por Firdaus que nem sempre são fáceis de serem digeridos. Fiquei o tempo todo me perguntando que mal tão grande é esse que as mulheres cometeram para a humanidade para serem tratadas como ela foi, para sofrerem tanto, serem violentadas tantas vezes, mutiladas e terem seus sonhos destruídos. Tudo isso justificado pela raiva de um pai, pelo desejo de um tio, pela necessidade de demonstrar poder de um cafetão ou mesmo pelas leis e pela religião.

"- A morte chega para todos, Firdaus. Eu vou morrer, e você também. O que importa é como se leva a vida até o momento da morte. - Mas como é possível levar a vida? Viver é duro demais. - Você deve ser mais dura que a vida, Firdaus. A vida é muito dura. As únicas pessoas que realmente vivem são as que conseguem ser mais duras que a vida."

Apesar de escrito em 1973, ainda hoje o Egito, onde se passa a história, é considerado um dos piores países para uma mulher viver. O que nos mostra o quanto o feminismo é necessário e o quanto ainda falta ser conquistado. 




Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!