Labirinto, A.C.H. Smith

Trinta anos sem perder a magia. Tudo começou em um pequeno “labirinto” real na cabeça de James Maury, mais conhecido pelo nome de Jim Henson. O cartunista, mĂºsico, roteirista, designer e diretor sabia acessar como ninguĂ©m o coraĂ§Ă£o das pessoas e o seu maior dom foi dar vida a seres inanimados. A nova geraĂ§Ă£o pode nĂ£o lembrar do seu nome, mas com certeza tem seus personagens gravados na memĂ³ria: Os Muppets, Vila SĂ©samo, Muppets Babies e atĂ© a inesquecĂ­vel FamĂ­lia Dinossauro. AlĂ©m deste, Henson tambĂ©m criou fĂ¡bulas como “Labirinto”, em parceria com George Lucas, filme que encantou toda uma geraĂ§Ă£o quando foi lançado, hĂ¡ 30 anos, com David Bowie como Jareth, o Rei dos Duendes, e tambĂ©m responsĂ¡vel pela trilha sonora, e uma jovem Jennifer Connelly no papel de Sarah, a protagonista que deseja que os duendes levem Toby, seu meio irmĂ£o e – para seu espanto – Ă© atendida. Arrependida, ela Ă© desafiada pelo Rei dos Duendes a atravessar o sombrio Labirinto, repleto de perigos e seres mĂ¡gicos.
A novelizaĂ§Ă£o de Labirinto finalmente Ă© publicada em portuguĂªs, em uma ediĂ§Ă£o Ă  altura do mestre. Escrita por A.C.H. Smith em parceria com Henson, a ediĂ§Ă£o apresenta pela primeira vez as ilustrações dos duendes feitas por Brian Froud, que trabalhou no filme, alĂ©m de trechos inĂ©ditos e nunca vistos com 50 pĂ¡ginas do seu diĂ¡rio, detalhando a concepĂ§Ă£o inicial de suas ideias para Labirinto, comemorando os 30 anos do filme em grande estilo.
Labirinto
Ano: 2016 
PĂ¡ginas: 272
Idioma: portuguĂªs 
Editora: DarkSide Books

O livro Labirinto foi originado do filme Labirinto, de 1986, e foi um tremendo sucesso, contando com a participaĂ§Ă£o do ilustre David Bowie interpretando Jareth.

A histĂ³ria narra as aventuras de Sarah, uma jovem que sonha em ser atriz, como a sua mĂ£e. Ao chegar em casa, ela recebe o castigo (digo, tarefa) de cuidar do seu meio irmĂ£o, Toby, enquanto seu pai e a madrasta saem durante a noite. 

Irritada com a situaĂ§Ă£o em que se encontra, Sarah jĂ¡ estĂ¡ ao ponto de perder os cabelos, e tudo piora quando Toby abre o berreiro.  Desesperada, Sarah recita as palavras do seu livro Labirinto, pedindo para que os duendes levem Toby embora e, para seu espanto, dĂ¡ certo!

Percebendo o desespero da jovem, Jareth o Rei dos Duendes, lhe propõe um desafio: atravessar o seu perigoso labirinto em apenas 13 horas e, caso ela falhe, Toby serĂ¡ transformado em um duende.
A narrativa Ă© bem fluente, tanto que acabei o livro sem perceber đŸ˜‚. Os personagens sĂ£o encantadores, embora no inicio Sarah se mostre uma jovem mimada, mas ao decorrer da histĂ³ria ela ganha amadurecimento. 

Vemos outros personagens como Hoggle, um servo do Rei, que se vĂª dividido entre conquistar a confiança de Sarah e ser fiel ao rei; e Ludo, um monstro grande e peludo que, apĂ³s ser salvo por Sarah, segue a jornada pelo labirinto como seu guardiĂ£o.

Nessa obra vemos valores como amizade e confiança, representados por Sarah e Hoggle em diversas cenas. Percebemos tambĂ©m a importĂ¢ncia do significado dos nossos desejos. SerĂ¡ que tudo que pedimos ou pensamos vale a pena? Sarah percebeu isso da pior forma, ao perder o seu irmĂ£o.

Sobre a ediĂ§Ă£o, parabĂ©ns @darksidebooks pelo trabalho maravilhoso! O livro conta com o diĂ¡rio de criaĂ§Ă£o de Jim Herson, o criador desse universo fantĂ¡stico, e tambĂ©m a galeria de ilustrações de Brian Froud, onde vemos diversos esboços de duendes!

Amei essa leitura, e tambĂ©m recomendo a todos vocĂªs! 


Um comentĂ¡rio

  1. Oi, estou lendo o livro agora. Foi meu primeiro filme no cinema, aos 13 anos e jĂ¡ perdi as contas de quantas vezes assisti. Mesmo apĂ³s tanto tempo, Labirinto nĂ£o perde a magia.
    Boas leituras.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!