Matadouro Cinco, Kurt Vonnegut

EdiĂ§Ă£o comemora os 50 anos de um clĂ¡ssico moderno, o mais importante da obra de Kurt Vonnegut.
O humor e estilo Ăºnicos e originais de Kurt Vonnegut o fizeram um dos escritores mais importantes da literatura norte-americana. SarcĂ¡stico, ele foi capaz de escrever sobre a brutal destruiĂ§Ă£o da cidade de Dresden, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial — sem apelar para descrições sensacionalistas. Em vez disso, criou uma histĂ³ria imaginativa, muitas vezes engraçada e quase psicodĂ©lica, estrategicamente situada entre uma introduĂ§Ă£o e um epĂ­logo autobiogrĂ¡ficos.
Assim como Billy Pilgrim, o protagonista de Matadouro-Cinco, Vonnegut testemunhou como prisioneiro de guerra, em 1945, a morte de milhares de civis, a maior parte deles por queimaduras e asfixia, no bombardeio que destruiu a cidade alemĂ£. Billy tinha sido capturado e destacado para fazer suplementos vitamĂ­nicos em um depĂ³sito de carnes subterrĂ¢neo, onde os prisioneiros se refugiaram do ataque dos Aliados. Salvo pelo trabalho, depois de ter visto toda sorte de mortes e crueldades arbitrĂ¡rias e absurdas, Billy volta Ă  vida de consumo norte-americana e relata sua pacata biografia, intercalando sua trajetĂ³ria aparentemente comum com episĂ³dios fantĂ¡sticos de viagens no tempo e no espaço.
Ao capturar o espĂ­rito de seu tempo e a imaginaĂ§Ă£o de uma geraĂ§Ă£o — afinal, o livro foi publicado originalmente em 1969, em plena guerra do VietnĂ£ e de intensos protestos e movimentos culturais —, o livro logo virou um fenĂ´meno e sua histĂ³ria e estrutura inovadoras se tornaram metĂ¡foras para uma nova era que se aproximava. Ao combinar uma escrita cotidiana, ficĂ§Ă£o cientĂ­fica, piadas e filosofia, o autor tambĂ©m falou das banalidades da cultura do consumismo, da maldade humana e da nossa capacidade de nos acostumarmos com tudo. Qualquer semelhança com a atualidade nĂ£o Ă© mera coincidĂªncia.
Matadouro Cinco
EdiĂ§Ă£o comemorativa aos 50 anos da obra
Ano: 2019
PĂ¡ginas: 288
Idioma: portuguĂªs 
Editora: IntrĂ­nseca

VocĂª sabia que o bombardeio de Dresden foi um dos piores acontecidos da Segunda Guerra Mundial? O nĂºmero de vĂ­timas foi muito superior ao ataque de Hiroshima, mas ninguĂ©m comenta sobre esse fato. É assim mesmo.

Billy Pilgrim nĂ£o se encaixava na Guerra. Pensar que ele sobreviveria era algo absurdo, mas ele sobreviveu a Guerra, sobreviveu a um bombardeio arrasador, sobreviveu atĂ© a uma abduĂ§Ă£o alienĂ­gena e vive dando saltos no tempo.

A vida de Billy Pilgrim Ă© assim mesmo. Uma hora somos apresentados aos relatos da Guerra e sua destruiĂ§Ă£o em 1944; no mesmo instante estamos num quarto de hospital depois de um acidente de aviĂ£o em 1968. Essas loucuras temporais nĂ£o fazem sentido, mas uma coisa certa Ă© que Billy Ă© a pessoa mais sortuda desse mundo.

As passagens narradas pelo autor sĂ£o facilmente captadas, nos permitindo acompanhar a loucura que Ă© a vida de Billy, tendo que se dividir entre o presente, passado e futuro e ainda a sua vivĂªncia em Tralfamadore, um planeta desconhecido habitado por alienĂ­genas que estudam os seres humanos e suas ações.
A histĂ³ria pode parecer uma mistura de loucuras, mas conseguimos perceber como a Guerra foi um episĂ³dio muito cruel para todos. Mandar jovens despreparados para a Guerra Ă© um ato suicida, e quem conseguiu sobreviver, ficou com marcas profundas na alma. Sem contar as vĂ­timas fatais ocorridas durante os anos.

Matadouro-Cinco foi uma leitura incrĂ­vel! De fĂ¡cil compreensĂ£o, completei a leitura em menos de trĂªs dias, sĂ³ tive que manter a minha cabeça no presente, enquanto Billy viajava do passado ao futuro. Sua narrativa humorada deixa o livro bem agradĂ¡vel de ler e quanto mais conhecemos o Billy, ficamos mais apegados.

A ediĂ§Ă£o Ă© maravilhosa! Em capa dura e com as cores que representam os Estados Unidos, alĂ©m de capĂ­tulos fĂ¡ceis de ler. Mas nenhuma experiĂªncia Ă© transmitida tĂ£o bem quanto a prĂ³pria leitura. Venha conhecer o Matadouro-Cinco!


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!