A vida secreta dos animais, Peter Wohlleben

Esquilos superprotetores, corvos apaixonados, ratos de campo compassivos e veados de luto... Mas estes sentimentos nĂ£o pertencem sĂ³ aos seres humanos?
Peter Wohlleben, um apaixonado pela natureza, apresenta-nos fascinantes e inesperados factos sobre a vida emocional dos animais. Recentes descobertas cientĂ­ficas, a par de histĂ³rias divertidas e comoventes, revelam-nos um mundo por descobrir: o das complexas inter-relações de animais na floresta e na quinta, e da sua vida emocional e cognitiva. IrĂ¡ ficar surpreendido ao verificar como os animais nos sĂ£o muito mais semelhantes do que alguma vez suspeitamos...
A vida secreta dos animais
Amor, tristeza e compaixĂ£o. Observações surpreendentes de um mundo desconhecido
Peter Wohlleben
Ano: 2019 
PĂ¡ginas: 150
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Sextante


Claro que um tĂ­tulo como esse nĂ£o passaria batido por mim, nĂ©??? Me encantei com o tĂ­tulo, com o fofinho da capa e com todas as boas recomendações que o livro ganhou.

Sou suspeita para falar, mas nunca concordei com essa teoria de que sĂ³ nĂ³s, seres (supostamente) humanos e racionais temos sentimentos e que, os animais (supostamente irracionais) tem todas as suas atitudes controladas por instintos. Me julguem... Sendo assim, um outro motivo para ler A vida secreta dos animais foi tentar encontrar justificativa para a minha prĂ³pria teoria.

De inĂ­cio Ă© melhor explicar que nem tudo o que Ă© relatado no livro em relaĂ§Ă£o ao comportamento animal Ă© baseado em experiĂªncias cientĂ­ficas. Em sua maioria, os relatos sĂ£o baseados na observaĂ§Ă£o do escritor Peter Wohlleben dos animais com quem convive na fazenda onde mora, sendo algumas comprovadas cientificamente e outras, ainda nĂ£o.


E sĂ£o inĂºmeros casos, cada um mais interessante do que o outro. E, tenho certeza, de que se vocĂª tem algum animal com quem convive, seja de qualquer espĂ©cie, jĂ¡ observou algum dos comportamentos que o Peter pontua ao longo do livro.

Os capĂ­tulos sĂ£o curtos e escritos em uma linguagem acessĂ­vel a qualquer pĂºblico, sem termos tĂ©cnicos indecifrĂ¡veis. E cada um deles destaca um comportamento que vai desde o amor abnegado e busca do conforto pelos esquilos, mostra como o parto e as alterações quĂ­micas que acontecem no corpo de algumas fĂªmeas para a produĂ§Ă£o do leite materno Ă© muito prĂ³ximo do que acontece com seres humanos, chegando atĂ© a fidelidade dos corvos que permanecem sozinhos apĂ³s a morte de um companheiro (mas fico em dĂºvida se essa Ă© mesmo uma caracterĂ­stica do ser humano).


E o que dizer do castor que abriga os seus filhos atĂ© os dois anos de idade em sua confortĂ¡vel toca, mesmo ele jĂ¡ sendo capaz de se virarem sozinhos? Seriam eles exemplos de uma geraĂ§Ă£o ‘nemnem’ parecida com a dos humanos? Como interpretar o possĂ­vel luto dos cervos que, ao perder um filhote sĂ³ se afasta do seu cadĂ¡ver aos poucos e ainda volta ao local da morte chamando pela sua cria mesmo que seu corpo nĂ£o esteja mais lĂ¡? VocĂª seria capaz de explicar a compaixĂ£o ou empatia manifestada por ratos ao ver o seu semelhante sofrer?

Fico me perguntando porque o ser humano, em sua grande maioria, se recusa a perceber que essa distĂ¢ncia traçada entre nĂ³s e o reino animal nĂ£o Ă© tĂ£o grande assim... SerĂ¡ que nĂ£o Ă© apenas uma justificativa para todas as atrocidades e violĂªncias cometidas, ao longo da histĂ³ria, com os animais? Ou seria um certo ego megalomanĂ­aco que nĂ£o aceita ser comparado a um ser considerado irracional?

A vida secreta dos animais Ă© um livro que corrobora o que muitos acreditam, mas, que tambĂ©m levanta questionamentos e te leva a pensar no mundo que existe Ă  sua volta. 


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!