Cordialmente Cruel, Maureen Johnson

 

O Instituto Ellingham Ă© um famoso colĂ©gio privado em Vermont. Fundado por Albert Ellingham, um magnata do inĂ­cio do sĂ©culo XX, Ă© um local maravilhoso, repleto de charadas, caminhos mirabolantes e jardins. “Um lugar”, nas palavras de seu criador, “onde aprender Ă© um jogo.” PorĂ©m, em 1936, logo apĂ³s a abertura da escola, a esposa e a filha de Ellingham sĂ£o sequestradas.
A Ăºnica pista digna de ser seguida Ă© uma debochada carta listando mĂ©todos para cometer um assassinato, assinada com o pseudĂ´nimo “Cordialmente, Cruel”. A polĂ­cia nĂ£o consegue resolver o crime, que se torna um dos grandes enigmas da histĂ³ria dos Estados Unidos. Algo como aquilo jamais poderia acontecer novamente, Ă© claro.
Anos depois, Stevie Bell, aluna e detetive amadora, estĂ¡ pronta para começar seu primeiro ano no Instituto Ellingham, e tem um plano ambicioso: solucionar esse antigo caso. Isto Ă©, depois de lidar com sua exigente vida escolar, seus deveres de casa e seus excĂªntricos colegas de classe.
Mas algo estranho acontece. Cordialmente Cruel faz um retorno surpresa e a morte revisita a escola. O passado ressurge das cinzas. AlguĂ©m que se safou de um assassinato ainda estĂ¡ vivo. SerĂ¡ que Stevie e seus amigos vĂ£o conseguir desvendar a identidade do dono da assinatura?
Primeiro livro de uma trilogia, Cordialmente Cruel mostra todo o talento e o amor que a escritora Maureen Johnson tem pela literatura policial, mas sem esquecer do seu pĂºblico fiel, o que torna este livro uma obra rara, que mistura dois gĂªneros de maneira inesquecĂ­vel.
Cordialmente Cruel
Truly Devious #1
Ano: 2019 
PĂ¡ginas: 320
Idioma: portuguĂªs 
Editora: HarperCollins Brasil


"Stevie nĂ£o tinha medo dos mortos. Os vivos, por outro lado, as vezes lhe davam arrepios."

Cordialmente Cruel Ă© um livro de muitas histĂ³rias que serĂ£o contadas por Stevie Bell, garota de 16 anos que sonha em ser detetive, Ă© apaixonada por mistĂ©rios e seu sonho Ă© desvendar a sucessĂ£o de crimes que aconteceu no Instituto Elingham. O que antes era apenas um sonho começa a se tornar realidade quando Stevie Ă© aceita com aluna do Instituto.

O Instituto Elingham Ă© uma escola fundada pelo magnata Albert Elingham a cerca de 80 anos com o objetivo de reunir as mentes mais brilhantes do mundo para estudar juntas e de maneira livre, sem qualquer custo e com os melhores professores do mundo.

“ Apenas bata na porta de um jeito especial e correto que eles nĂ£o descreveriam. VocĂª sĂ³ precisava se conectar com alguma coisa. Eles buscavam uma faĂ­sca. Se a vissem em vocĂª, poderiam selecionĂ¡-lo como um dos cinquenta alunos escolhidos a cada ano. “


Mas o Instituto tambĂ©m tem o seu lado sombrio... Em 1936, a esposa e a filha de Albert Elingham foram sequestradas e uma aluna foi morta na escola, e a Ăºnica pista deixada propositalmente foi uma carta em forma de poema assinada por Cordialmente Cruel.

Caso arquivado e nĂ£o solucionado, mas Stevie acredita ser capaz de desvendar esse mistĂ©rio. Mas a tarefa de Stevie serĂ¡ muito maior do que ela imagina. Preparada para revelar o passado, ela terĂ¡ que lidar primeiro com um crime que acontecerĂ¡ durante a sua estada em Elingham. Mais um aluno aparece morto, e o que parece ser um acidente fatal pode ser Cordialmente Cruel entrando em aĂ§Ă£o novamente.


NĂ£o bastasse ter uma trama incrĂ­vel, o livro ainda traz um elenco de personagens dignos de fĂ£ clube. Stevie Ă© inteligentĂ­ssima, observadora, apaixonada por Sherlock Holmes e luta contra as crises de pĂ¢nico. Todos os seus amigos moram em Minerva, uma espĂ©cie de fraternidade. Nate Ă© o escritor que acredita ter perdido o seu talento ao entrar em Elingham e Janelle constrĂ³i mĂ¡quinas, ambos jĂ¡ eram amigos virtuais de Stevie antes de serem aceitos no Instituto.

 “ EntĂ£o ela se voltou para o outro remĂ©dio – seus mistĂ©rios. (...) e quando sua cabeça trabalhava num mistĂ©rio, ela nĂ£o entrava em pĂ¢nico. “


Escrito alternado passado e futuro, Cordialmente Cruel Ă© um prato cheio para os amantes do mistĂ©rio, suspense e enigmas. Recheado de pistas que te fazem arrancar os cabelos e um tom meio sombrio que te deixa olhando sobre o ombro o tempo inteiro, a histĂ³ria Ă© de tirar o fĂ´lego. Gradativamente, a autora vai alimentando o nosso instinto de detetive e soltando pistas aleatĂ³rias, tanto do presente quanto do futuro, para que o leitor vĂ¡ montando o seu quebra-cabeças e solucione os mistĂ©rios.


Cordialmente Cruel é tudo isso, mas isso tudo é apenas o começo. Ainda teremos muitos mistérios a serem desvendados...

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!