Dias de Despedida, Jeff Zentner

"CadĂª vocĂªs? Me respondam."
Essa foi a Ăºltima mensagem que Carver mandou para seus melhores amigos, Mars, Eli e Blake. Logo em seguida os trĂªs sofreram um acidente de carro fatal. Agora, o garoto nĂ£o consegue parar de se culpar pelo que aconteceu e, para piorar, um juiz poderoso estĂ¡ empenhado em abrir uma investigaĂ§Ă£o criminal contra ele. Mas Carver tem alguns aliados: a namorada de Eli, sua Ăºnica amiga na escola; o dr. Mendez, seu terapeuta; e a avĂ³ de Blake, que pede a sua ajuda para organizar um “dia de despedida” para compartilharem lembranças do neto. Quando as outras famĂ­lias decidem que tambĂ©m querem um dia de despedida, Carver nĂ£o tem certeza de suas intenções. SerĂ¡ que eles serĂ£o capazes de ficar em paz com suas perdas? Ou esses dias de despedida sĂ³ vĂ£o deixar Carver mais perto de um colapso — ou, pior, da prisĂ£o?
Dias de Despedida
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 392
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Seguinte

 “Fico pensando se as ações que tomamos e as palavras que dizemos sĂ£o como pedrinhas jogadas num lago, causando reverberações que se espalham muito alĂ©m do centro atĂ© finalmente se quebrarem na margem ou desaparecerem.”

Como suportar a perda de todos os seus amigos de uma sĂ³ vez? E se, caso a dor nĂ£o fosse bastante, ainda houvesse a possibilidade de um ato seu ter contribuĂ­do para a morte deles?

Carver estĂ¡ nessa situaĂ§Ă£o. Adolescente comum, no Ăºltimo ano de colĂ©gio, cheio de planos para o futuro, ele faz parte da Trupe do Molho, formada ainda por Mars, Eli e Blake. ApĂ³s o seu turno na livraria onde trabalha, Carver envia uma mensagem para o celular de Mars, mesmo sabendo que ele estava dirigindo e que leria a mensagem. Um acidente de carro acontece e todos morrem.


Sozinho e indo aos velĂ³rios dos amigos, Carver acaba se aproximando de Jesmyn, namorada de Eli e, aparentemente, uma das poucas pessoas que entendem o sofrimento de Carver e nĂ£o o culpa pelo acontecido.

“ – Supomos que Ă© melhor sobreviver Ă s coisas, mas quem nĂ£o sobrevive nĂ£o precisa sentir falta de ninguĂ©m. “

Enquanto isso, o pai de Mars e juiz Edwards, indicia Carver pela morte do filho por acreditar que a colisĂ£o com o caminhĂ£o sĂ³ aconteceu porque Mars foi responder Ă  mensagem que ele enviou.

Uma avalanche de coisas ruins parece pouco para descrever o que estĂ¡ acontecendo na vida de Carter.

 “Penso se teria preferido que houvesse algo fisicamente errado comigo. Algo que desse para curar com uma atadura. Dar pontos. Extirpar. Minha mente Ă© a Ăºnica que me torna especial. NĂ£o posso me dar ao luxo de perde-la.”



Relutei muito em ler Dias de despedida porque tinha receio de como ia sobreviver a toda sua carga emocional. Jeff Zentner nos conta, atravĂ©s da narraĂ§Ă£o de Carver, uma histĂ³ria forte, cheia de dor, de emoções fortes, mas uma histĂ³ria necessĂ¡ria. Afinal, o que aconteceu com Carver nĂ£o Ă© impossĂ­vel de acontecer com qualquer um.

Afinal, quem estĂ¡ errado? Carver por ter mandado a mensagem? Mars por ter lido a mensagem enquanto dirigia? O quanto Ă© relevante condenar Carver a uma prisĂ£o fĂ­sica enquanto que a dor que ele sente pela perda dos amigos Ă© infinitamente mais forte? SerĂ¡ que enfrentar a dor da ausĂªncia, o olhar incriminador das pessoas e a sua prĂ³pria consciĂªncia jĂ¡ nĂ£o Ă© pena suficiente?

“ – Foi sĂ³ me envolvendo com outras histĂ³rias, histĂ³rias que me tiravam da equaĂ§Ă£o, que consegui fechar a ferida e me cicatrizar. O universo e o destino sĂ£o cruĂ©is e aleatĂ³rios. As coisas acontecem por inĂºmeros motivos. Acontecem sem motivo nenhum. Carregar nas costas o fardo dos caprichos do universo Ă© demais pra qualquer pessoa. E nĂ£o Ă© justo com vocĂª. “

Mas a histĂ³ria tambĂ©m fala do poder que o amor tem de curar feridas, seja atravĂ©s da famĂ­lia, dos amigos ou de uma paixĂ£o. A histĂ³ria nos mostra que enfrentar momentos difĂ­ceis sozinho e sem gritar por ajuda sĂ³ os torna mais difĂ­ceis ainda. E que se mostrar sentimental, piegas, chorĂ£o ou carente pode ser a Ăºnica maneira de sobreviver Ă s nossas dores. 

Quotes:

 “ ... Penso se teria preferido que houvesse algo fisicamente errado comigo. Algo que desse para curar com uma atadura. Dar pontos. Extirpar. Minha mente Ă© a Ăºnica coisa que me torna especial. NĂ£o posso me dar ao luxo de perde-la. “

“ Acho que a culpa nĂ£o dorme. Ela sĂ³ corrĂ³i.”

“ ... Tomates frescos tĂªm gosto de raios de sol, nĂ£o acha? “

“ Espero que haja começos no meu futuro.Estou cansado de enterrar as coisas.Estou cansado das liturgias de fim.”

“ ... Agora, Ă s vezes, olho pra minha prateleira e penso que um dia vou morrer sem ter lido vĂ¡rios daqueles livros. E um pode ser bom a ponto de mudar a minha vida e nunca vou ter como saber. “

“ Na maioria das vezes, a gente nĂ£o guarda as pessoas que ama no coraĂ§Ă£o porque elas nos salvaram de um afogamento ou nos tiraram de uma casa em chamas. Quase sempre, nĂ³s as guardamos no coraĂ§Ă£o porque, em um milhĂ£o de formas serenas e perfeitas, elas nos salvaram da solidĂ£o. “

" – Nossa mente busca causa e efeito porque isso sugere uma ordem no universo que talvez nĂ£o exista, mesmo se vocĂª acreditar em algum poder superior. Muita gente prefere aceitar uma parcela indevida da culpa por alguma tragĂ©dia do que aceitar que nĂ£o existe ordem nas coisas. O caos Ă© assustador. É assustadora uma existĂªncia inconstante em que coisas ruins acontecem a pessoas boas sem nenhum motivo lĂ³gico. “

‘ ... Tristeza Ă© um negĂ³cio esquisito. Parece que vem em ondas, do nada. Num minuto estou tranquila no mar. No outro, estou me afogando. “



Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!